SóProvas


ID
2036938
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um efeito colateral comum após uso contínuo por pacientes em tratamento com medicamentos Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina é a tosse, causada pela bradicinina acumulada devido a inativação da enzima que a degrada. Para sanar estes efeitos, são utilizados os bloqueadores dos receptores da AT1 da Angiotensina II. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção que apresenta medicamento bloqueador dos receptores AT1:

Alternativas
Comentários
  • Losartan atua bloqueando os receptores AT1 da angiotensina II. Seus efeitos serão: Primeiro, vasodilatação direta; E segundo, impedindo o aumento da produção de Aldosterona pelas glândulas supra-renais, que então não haverá a retenção de sódio e água, evitando assim a hipervolemia e, consequentemente, a hipertensão arterial.

    Verapamil  Bloqueia parcialmente a entrada de cálcio extracelular através das membranas celulares do miocárdio e do músculo liso ao deformar os canais de cálcio, diminuindo assim a velocidade de contração.

    Metoprolol é classificado como bloqueador beta-adrenérgico (ou betabloqueador) porque age por meio do bloqueio dos receptores betaadrenérgicos localizados no coração e na vasculatura periférica; tais receptores também estão presentes nos brônquios, no pâncreas e no fígado

    Nifedipina é um bloqueador de canal de cálcio da classe das diidropiridinas e sua ação anti-hipertensiva decorre da redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de cálcio nas células vasculares.

    O maleato de enalapril é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA). 

  • Questão aparentemente inapropriada para o tema "controle físico-químico", certo?!