SóProvas


ID
2037817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue o próximo item.


A consideração incondicional, a coerência e a empatia são necessidades básicas e de motivação para o funcionamento de um grupo e devem ser respeitadas para que as práticas em grupo favoreçam a gestão de conflitos entre seus participantes.

Alternativas
Comentários
  • consideração incondicional??? acho que não, eim...

  • Essa questão trabalha os aspectos conceituais de Carl Rogers sobre relações interpessoais, o erro da questão é afirmar "necessidades básica e motivação". Esse conceito não se refere às teorias da motivação.

  • Quando li a questão também achei estranho o termo consideração incondicional. Mas realmente Carl Rogers usa esse termo. Para ele as condições necessárias e suficientes para que uma mudança construtiva de personalidade ocorra são: autenticidade ou congruência, compreensão empática e consideração positiva incondicional. 

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000100015

    Colega Fran N., obrigada pelo comentário!! 

  • A questão fez uma miscelânia de teorias o que acarretou na sua incorreção.

    Primeiro traz a teoria psicoterápica de Carl Rogers, na qual apontou três condições facilitadoras para o relacionamento entre terapeuta e paciente e para a busca de crescimento e a vivência de si mesmo: a consideração positiva incondicional; a empatia e a conguência.  

    A consideração positiva incondicional tem a ver com a aceitação da pessoa como ela é e a expressão de uma consideração positiva por ela, pelo simples fato de ser e existir, sem nenhuma condição para isso; a empatia, por sua vez, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente; e a congruência, a coerência interna do próprio terapeuta.

    Após longos estudos, Rogers concluiu que essas três condições são eficazes como instrumento de desenvolvimento da condição humana em qualquer tipo de relacionamento interpessoal.

    Em seguida traz conceitos da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas de Abraham Maslow, que apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa pirâmide hierárquica de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades fisiológicas ou básicas, que estão ligadas à sobrevivência do indivíduo e preservação da espécie; passando pelas necessidades de segurança, que buscam proteção contra ameaças ou privações; em seguida, as sociais, que abordam a de associação, participação, aprovação social pelos iguais; depois, as de estima, que envolvem autoapreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e respeito, status, prestígio e consideração; e por fim, no topo da pirâmide, as necessidades mais elevadas de autorrealização, que correspondem à busca por realização, desenvolvimento, autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    Quando um indivíduo realiza uma necessidade, logo em seguida outra surge em seu lugar, exigindo sempre uma busca pela satisfação dessas. E seguindo a hierarquia da pirâmide, dificilmente alguém irá buscar reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.



    GABARITO: ERRADO

  • As condições facilitadoras de Rogers também se aplicam ao seu trabalho grupal (grupos de encontros). Essas condições propiciam a facilitação do grupo e por isso devem ser respeitadas. Entretanto, Rogers não fala em coerência, e sim em congruência. Logo, a questão estaria errada.

    O termo "motivação" também pareceu-me estranho e, geralmente, está mais ligado ao Maslow.

    Um abraço.