SóProvas


ID
2044678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de políticas econômicas e seus conceitos, instrumentos e efeitos, julgue o item subsequente.

A concessão de crédito subsidiado para a indústria por meio do Programa de Sustentação do Investimento, operado com repasses do BNDES, representa exemplo de política monetária expansionista, por ampliar os agregados monetários.

Alternativas
Comentários
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • A questão está errada pois no final fala que irá ampliar os agregados monetários, o que não ocorre.E
  • Política fiscal expansionista!

    Os subsídios são como impostos negativos.

  • Como disse a Amanda Lima, é política fiscal expansionista.

    Segue informação direta do FMI.



    "Em seu relatório de abril, o FMI citou o crédito subsidiado do BNDES como instrumento de uma 'política fiscal expansionista' executada em 2010, que teria sido uma das causas da atual pressão inflacionária no país."




    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/duvida-sobre-ajuste-fiscal-domina-inicio-da-era-dilma-na-economia.html

  • Errado!

    Se isso fosse verdade, então qualquer empréstimo de um banco comercial para uma empresa seria política monetária expansionista.

    Mas BNDES é um agente de fomento e não uma autoridade monetária.

    O fato de conceder crédito subsidiado nada tem a ver com política monetária.

    Se o crédito é subsidiado, é o Tesouro Nacional que está pagando esta diferença (é ele que subsidia).

    Resposta: E