SóProvas



Questões de Sustentabilidade


ID
48211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O avanço da industrialização trouxe para os economistas situações relacionadas à economia ambiental. Quanto a um fabricante de aço que polui a atmosfera, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma externalidade negativa. O custo da poluição da atmosfera, caso o fabricante não seja cobrado pelos danos, será imposto a outros indivíduos. Isso incentiva a permanência na indústria de um número excessivo (ineficiente) de empresas, criando um excesso de produção no longo prazo.Logo, a resposta é A.
  • resposta correta A

    A cobrança de taxas sobre a poluição aumentará os custos da empresa e,portanto, o preço do bem. Essa elevação diminui a quantidade produzida deslocando a curva de oferta para o ótimo social.

  • Letra "a"

    Mnemônico


    Externalidades: São atos praticados por indivíduos ou empresas 


    Negativa: Prejuízo para a sociedade, ou seja, perda.

    Positiva: Lucro perante a sociedade, isto é, ganho.

    Bons estudos
  • galera o que é ótimo social?

  • O ótimo social seria o volume de investimentos correspondente à totalidade dos benefícios

  • Porque a opção "C" está errada?

  • Externalidades são os efeitos (sociais, econômicos e ambientais) indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço.

    Em outras palavras, as externalidades são a diferença entre custos privados e custos sociais. Ou ainda, entre lucros privados e lucros sociais.

    Desta forma, a depender do resultado positivo ou negativo dessa diferença, as externalidades podem ser:

    Negativas: quando os custos sociais são superiores aos custos privados. Exemplo: quando um fabricante de aço polui a atmosfera sem ser cobrado pelos danos causados. Nessa hipótese, diz-se que a produção de aço excede o ótimo social.

    Positivas: quando os lucros sociais são superiores aos lucros privados. Exemplo: escolas e universidades, que ao prestarem um serviço privado contribuem para o aumento da educação de toda uma região. Ou seja, influenciam positivamente nos índices educacionais de um país, estado ou cidade. Nessa hipótese, o ótimo social é superior à atividade econômica.

    Resposta: A


ID
112015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O item I esta errado pelo fato do conceito "Desenvolvimento Sustentável" ter sido criado na Convenção de Estocolmo de 1972

  • a)  ERRADO --> além de a expressão "Desenvolvimento Sustentável" ter sido criada na convenção de Estocolmo, a ideia nao era integridade ambiental a todo custo. pelo contráriio: pregava o desenvolvimento econômico com a mínimo de recursos natuarais.
    b) ERRADO --> Os EUA não assinaram o protocolo de Kioto
    c) ERRADO --> não tenho certeza. Prefiro não arriscar
    d) CORRETO
     

  • Complementando a resposta do Gustavo quanto a alternativa C

     

    Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

     

    Uma ação clássica que diz respeito a esse tema é a exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

     

    Essa ação está diretamente relacionada com um dos objetivos do milênio que é qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, logo a ONU não ignorou a questão da sustentabilidade ambiental.

     

    Alternatica C - errada

  • “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.” Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.


ID
112018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da perspectiva econômica da sustentabilidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Malefícios Sociais, Externalidades Negativas e Poluição

    Até aqui, nossa discussão foi realizada em termos de bens públicos e externalidades positivas. Isso, no entanto, é apenas uma face da moeda já que também temos malefícios sociais e externalidades negativas. Embora a política orçamentária não objetive provocar custos para a sociedade, a existência dos mesmos ocorre, quer na produção ou no consumo de determinados bens (públicos ou privados), e é um problema frequente e importante. Um concerto ao ar livre, realizado gratuitamente num parque público, é agradável para aqueles que o vão assistir, mas pode ser irritante para as casas vizinhas cujos moradores desejam dormir. Uma fábrica pode produzir odores ou fumaça que são desagradáveis para a vizinhança, da mesma forma que o ruído de aviões a jato pode prejudicar a qualidade de vida dos habitantes das regiões que ficam na rota das aeronaves. Esses custos são exemplos típicos de externalidades negativas, pois, embora, não sejam considerados como custos pelo produtor, são bastante reais do ponto de vista social. Uma companhia não precisa pagar por esses custos, como paga por trabalho e por matérias-primas, ou seja, eles não são internalizados e portanto a empresa os negligencia. Assim, os custos sociais – que incluem os custos internalizados (ou privados) e os custos externa lizados – excedem os custos privados. Uma vez que o sistema de mercado só leva em conta os custos privados, o preço é subestimado e portanto tende a ocorrer um excesso de oferta desses bens. Problemas similares aparecem quando externalidades são geradas pelo consumo de um bem (por exemplo, poluição provocada por automóveis), pois novamente os custos para a sociedade não são levados em conta.


ID
112021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos instrumentos econômicos utilizados para promover a sustentabilidade.

I Entre os instrumentos econômicos utilizados no combate à poluição se destacam os impostos pigouvianos - imposto que, quando acrescido ao preço de um produto, gera uma externalidade negativa tal que o valor cobrado iguala o custo marginal externo dos danos ambientais.

II O sistema de comércio de cotas de poluição é um mecanismo de promoção da eficiência alocativa, pois estabelece um mercado para os direitos de poluir, emitindo créditos ou permissões negociáveis para a poluição. No entanto, tal sistema existe apenas em teoria e muitos acreditam que jamais poderá ser implantado dadas as suas dificuldades operacionais.

III As políticas de promoção da sustentabilidade fazem uso de uma série de instrumentos de comando e controle, especialmente a fixação de padrões que determinam a qualidade do meio ambiente a ser atingida, padrões que especificam o tipo de equipamento e normas e recomendações acerca do método a ser utilizado na produção.

IV As soluções com base em mecanismos de mercado, como impostos e subsídios, são sempre mais eficientes e efetivas que os mecanismos fundamentados em estratégias de comando e controle.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Acho que a questão deveria ser anulada, por falta de alternativa correta. Na letra b), considerada certa pela banca, o problema está no item  I:

    I  "Entre os instrumentos econômicos utilizados no combate à poluição se destacam os impostos pigouvianos - imposto que, quando acrescido ao preço de um produto, gera uma externalidade negativa tal que o valor cobrado iguala o custo marginal externo dos danos ambientais."

    Ora, esse é um conceito errado de impostos de Pigou. O conceito certo é: imposto implementado para corrigir os efeitos de uma externalidade negativa.

    Para entender a questão, é preciso conhecer bem o conceito de externalidade. Segundo Mankiw, externalidade é o impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomam parte da ação. Se o impacto sobre terceiros é adverso, é chamado de externalidade negativa. Se benéfico, externalidade positiva. Um exemplo clássico é o uso de carros: eles causam prejuízos diversos sobre todos os habitantes da cidade (problemas de saúde, engarrafamentos, barulho), mas cada motorista individual não está nem aí para esse custo social total no momento de decidir usar o carro, ele só leva em conta sua própria necessidade de locomoção e o preço do combustível. Resultado: as cidades sofrem com um excesso de carros, ou seja, o uso dos carros pelo equilíbrio de mercado é muito maior do que a quantidade ideal do ponto de vista social. Uma possível solução, então, é "internalizar a externalidade", e é aí que entra o imposto pigouviano: ele serve para aumentar o preço do bem, diminuindo sua oferta e levando a quantidade demandada para mais perto do ótimo social. Não é que os motoristas passem a "levar em conta o custo social" a partir do imposto: eles continuam decidindo egoistamente, mas, como o combustível encareceu, a redução no consumo simula a que seria obtida na base da "consciência social". 

    Outro erro (menos importante) do item I é que o imposto de Pigou não precisa igualar o custo externo dos danos, até porque é muito difícil estimar esses custos.
    (Fonte: Introdução à Economia, de Gregory Mankiw)

    (Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)

ID
310966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne a desenvolvimento econômico e social, julgue o item subsecutivo.

O desenvolvimento sustentável pode ser definido como aquele que atende às necessidades do presente sem sacrificar a possibilidade de atendimento das necessidades futuras.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento Sustentável (conhecido também como Ecodesenvolvimento)

    De acordo com o Relatório Brundtland, é aquele que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.

    (Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU).

    Fonte: meus resumos.

    Portanto, assertiva CORRETA.


ID
397060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.

A desaceleração do crescimento demográfico e da taxa de crescimento vegetativo da população ocorre simultaneamente com o aumento da renda per capita e, consequentemente, com a melhora da qualidade de vida da população.

Alternativas
Comentários
  • crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em percentagem. O Crescimento vegetativo pode ser:

    • Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes.
    • Negativo: Quando o número de nascimentos é menor que o de mortes.
    • Nulo: Quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.


    O crescimento vegetativo negativo é típico de países com alto IDH, ou seja, com uma alta renda per capita.

ID
397093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil, pela magnitude e diversidade de seu patrimônio natural e pela dimensão de sua economia, ocupa lugar de destaque nas discussões a respeito da promoção do desenvolvimento sustentável e construção de um regime global relacionado aos efeitos das mudanças climáticas. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

No que diz respeito à sustentabilidade nas cidades brasileiras, há um desafio prioritário: a redução das emissões de gases poluentes associadas à atividade industrial e ao crescimento da frota automotiva.

Alternativas
Comentários
  • No que diz respeito à sustentabilidade nas cidades brasileiras, os desafios considerados prioritários são aqueles relacionados à degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade.
  • Segundo a Agenda 21 Brasileira, a principal tarefa que se coloca aos gestores do território e especificamente do espaço urbano, é a de reorganizar o sistema de gestão, horizontalizando as instâncias de decisão. Resumidamente sugere-se, entre outras coisas, o incentivo ao surgimento e reforço de cidades médias, ou de assentamentos menores devidamente articulados em rede no contexto da dinâmica funcional de pólos maiores, representados pela grande cidade. A preferência a projetos integrados, de menor custo e impacto sócio ambiental. A dimensão ambiental deve ser incorporada às políticas setoriais urbanas (habitação, abastecimento, saneamento, ordenação do espaço urbano, entre outras.), utilizando critérios e indicadores sócio ambientais de melhoria da qualidade de vida, necessariamente atrelados a processos de validação social local.

    ambientedomeio.com
  • O maior impacto brasileiro na redução dos gases do efeito estufa e por meio da conteção do desmatamento das florestas
  • É necessário citar as moradias irregulares em área de risco e lixo urbano como grandes desafios das cidades:

    "O envolvimento dos moradores e outros setores da sociedade organizada junto ao governo local e? condic?a?o indispensa?vel para lidar com os desafios ba?sicos do desenvolvimento, tais como moradia, desemprego, lixo, a?gua e poluic?a?o do ar, para citar apenas alguns e pode mobilizar novos recursos para a soluc?a?o destes problemas e criar uma cultura participativa, transparente, responsa?vel e comprometida com processos permanentes de sensibilizac?a?o e capacitac?a?o."

    http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/caderno_verde.pdf


ID
555805
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Associe os tipos de fontes de energia apresentados na coluna da esquerda com os exemplos desses tipos de fontes de energia indicados na coluna da direita.
Tipo de fonte Exemplo
P – Primária ( ) gás liquefeito de petróleo
S – Secundária ( ) bagaço de cana
( ) óleo diesel
( ) eletricidade
( ) lenha
A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
555808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) é utilizado para valorar a compra e a venda no Mercado de Energia Brasileiro. O seu valor, para que seja utilizado no Sistema de Contabilização e Liquidação, é informado à(ao)

Alternativas
Comentários
  • PLD é calculado pelo ONS, com base no custo marginal de operação e é repassado a CCEE para ser utilizado no MCP (mercado de curto prazo)


ID
776341
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A técnica clássica da Espiral de Projeto de Evans pressupõe um processo

Alternativas

ID
776344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao se analisar o desenho de arranjo geral dos grandes navios especializados no transporte de óleo cru, denominados VLCC ou ULCC, verifica-se que esses tipos de navios apresentam

Alternativas

ID
776347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No arranjo estrutural do casco de navios, verifica-se que

Alternativas

ID
776350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Durante o projeto de um navio, verificou-se a necessidade de, através do aumento do módulo de seção, fazer-se o reforço de alguns elementos estruturais, para aumentar a resistência longitudinal desse navio.

Os elementos que, quando alterados, contribuem diretamente para o aumento da resistência longitudinal são

Alternativas

ID
875632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A projeção da evolução da demanda energética é estabelecida a partir do estudo de cenários de longo prazo no qual são delineadas as principais condições de contorno. Dessa visão de longo prazo, são determinados espaços de tempo de horizontes menores, a fim de se obter uma trajetória consistente.


Sobre o exposto, com relação ao Brasil, considere as afirmações a seguir.


I – Dentre as diversas premissas, na elaboração de um cenário centrado, está o desempenho da economia brasileira superior à média mundial.


II – Dentre as diversas premissas, na elaboração de um cenário centrado, está o menor ritmo de crescimento da população brasileira e o seu consequente envelhecimento.


III – Dentre as diversas premissas, na elaboração de um cenário centrado, está o amortecimento do segmento industrial energeticamente intensivo, dando espaço para a produção com menor valor energético agregado.


É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
875686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com os resultados preliminares do Balanço Energético Nacional de 2011, os quatro setores da economia que apresentam o maior consumo energético, em ordem decrescente, são os seguintes:

Alternativas

ID
1036648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos instrumentos econômicos e sua eficácia em termos de gestão ambiental, julgue o  item  a seguir.

A compensação ambiental é um instrumento econômico que incide sobre projetos de empreendimentos com impacto ambiental significativo e, a partir de procedimentos de valoração econômica ambiental realizados no âmbito dos estudos de impacto ambiental destes projetos, é recolhido pelo IBAMA montante correspondente e proporcional a estes valores, sendo estes recursos destinados a projetos em Unidades de Conservação da natureza, nos termos definidos pela lei do SNUC.

Alternativas
Comentários
  • Não é recolhido pelo IBAMA.

  • É utilizado como crédito no mercado mobiliário

  • A compensação ambiental é um importante instituto para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

    O mecanismo, criado na forma do artigo 36 da Lei nº 9.985, de 2000, e regulamentado pelos artigos 31 a 34 do Decreto nº 4.340, de 2002, obriga o empreendedor a ofertar à coletividade o benefício correlato ao dano legitimamente admitido pelos impactos ambientais não mitigáveis de empreendimentos considerados de significativo impacto. A obrigação consiste em apoiar a implantação ou a manutenção de unidades de conservação do Grupo de Proteção Integral ou, no caso de ser afetada ou em virtude do interesse público, também daquelas do Grupo de Uso Sustentável.

    http://www.icmbio.gov.br/portal/compensacaoambiental

    Ué.

  • "A arrecadação e destinação dos recursos está relacionada à execução do licenciamento ambiental: se o processo é estadual ou municipal, cabe ao órgão ambiental estadual já que responsável pelo licenciamento nestas esferas; se o processo de licenciamento é federal, caberá ao Comitê de Compensação Ambiental Federal (CCAF), órgão colegiado presidido pelo , por sua vez o órgão licenciador federal. O , órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais, será envolvido sempre que o empreendimento afetar estas unidades."

    Vide: https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28899-o-que-e-a-compensacao-ambiental/


ID
1112515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia do setor público é o pilar econômico que permite a compreensão das atividades governamentais, em particular no que se refere às finanças públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla NFSP, sempre que for utilizada, se refere a Necessidade de Financiamento do Setor Público.

A preservação do meio ambiente representa uma evolução importante do papel do governo na economia, posto que, dessa conservação, proverão recursos, bens e serviços que serão de propriedade comum. Assim, a não adoção dessa medida prejudica a economia do país, pois favorece as condições para que o meio ambiente seja explorado até a exaustão.

Alternativas

ID
1194463
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à questão ambiental e aos custos e benefícios privados e sociais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1348465
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Tripé da Sustentabilidade Empresarial:(SOFIA)  SOcial - FInanceiro - Ambiental
  • O conceito de sustentabilidade, vinculado à criação de ações de preservação ambiental com vistas ao não comprometimento da vida ecológica do nosso planeta, relaciona-se com os temas e as estratégias referentes a política ambiental e com a noção de desenvolvimento econômico.

    Importante ainda ressaltar que o conceito de desenvolvimento sustentável é composto por um tripé:

    A sustentabilidade ambiental;

    A sustentabilidade econômica; e

    A sustentabilidade social.

    Gabarito: B


ID
1454554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das teorias de atuação dos agentes econômicos em relação aos diversos tipos de bens, julgue o item a seguir.

Considere que determinada cidade que tem apenas uma grande indústria deseje instituir uma taxa sobre a emissão de poluentes. Nessa situação, dado o processo produtivo da empresa, o valor ótimo para a taxa será igual ao ponto de equilíbrio entre a taxa marginal externa provocada pela poluição e a taxa marginal de redução dos poluentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Esta é a condição de equilíbrio em determinado mercado no caso de externalidades negativas. 

     

    Como a cidade possui apenas 1 indústria, todos os poluentes são por ela emitidos. A produção da firma é ineficiente, pois oferta uma quantidade superior ao socialmente ótimo, ou seja, o custo marginal social é superior ao custo marginal privado. 

     

    O valor da taxa deve igualar o valor de ambos, ou seja, o valor ótimo para a taxa será igual ao ponto de equilíbrio entre a taxa marginal externa provocada pela poluição e a taxa marginal de redução dos poluentes (CMgsocial = CMgprivado).

     

    Fonte: http://dbconcurseiro.blogspot.com/2016/07/


ID
1490455
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Índice de Pobreza Mutidimensional (IPM), desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU, em conjunto com o centro de pesquisas The Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), tem como objetivo fornecer um retrato sobre as pessoas que vivem com dificuldades, apontando privações em

Alternativas

ID
1566121
Banca
FGV
Órgão
TCE-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As expectativas são responsáveis por efeitos diretos na economia. Entre os modelos que buscam compreender essa relação, encontra-se o chamado efeito Fisher, que modela a relação entre a expectativa de inflação e os juros real e nominal.


Com base nesse modelo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "De uma forma geral, o efeito Fisher é o ajustamento da taxa de juros nominal à inflação.  Assim, de acordo com o princípio da neutralidade da moeda, se houver um acréscimo na taxa de crescimento da moeda, elevará a taxa de inflação, não afetando nenhuma variável real."

    Letra B.

  •  

    A equação de Fisher determina que

    tx de juros nominal = tx de juros real + inflação

    Logo, se há uma queda na expectativa de inflação, há tb uma queda na tx de juros nominal.

    Gab B

     

  • a) Errado! A taxa de juros real é o preço de fato do dinheiro no tempo. Uma alta na expectativa de inflação faria com que houvesse aumento na taxa nominal exatamente para manter a taxa de juros real constante.

    b) Perfeito! Se a expectativa de inflação cai, a taxa de juros nominal deve cair para que a taxa real não seja afetada.

    c) Errado! A taxa real, junto com a inflação, é componente da taxa nominal. Logo, se a taxa real de juros sobe, a nominal sobe em resposta.

    d) Errado duas vezes! Ambas as quedas contribuiriam para uma queda na taxa nominal.

    e) Errado! Se as duas aumentaram na mesma magnitude, isso significa que e elevação da taxa de juros nominal se deu apenas em resposta à alta da taxa real, sem que a expectativa de inflação se alterasse.

    Resposta: B


ID
1631836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à economia da informação e do conhecimento, julgue o item seguinte. 

O desenvolvimento tecnológico baseia-se principalmente no progresso técnico, que se classifica em endógeno ou exógeno. O progresso técnico exógeno resulta da aplicação de recursos e da execução de atividades que geram progresso, de forma não aleatória.

Alternativas
Comentários
  • BRASIL...


ID
1694392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de mercado e de condições de emprego e renda no Brasil, julgue o item subsequente.

Qualquer indivíduo em idade ativa que não trabalhe enquadra-se nas estatísticas de desemprego.

Alternativas
Comentários
  • Não será enquadrado nas estatísticas de desemprego o indivíduo em idade ativa que estiver fora do mercado de trabalho.

  • ​Errado, existe a População Economicamente Ativa que envolve aquilo que o IBGE classifica como população ocupada e população desocupada. O primeiro termo refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador. Já o segundo termo refere-se ao grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

    Já a População Não Economicamente Ativa que se refere às pessoas não classificadas como ocupadas e desocupadas, isto é, aquelas que não possuem idade, interesse ou condições de exercer algum ofício.


ID
1694395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de mercado e de condições de emprego e renda no Brasil, julgue o item subsequente.

A taxa de desemprego reportada pela pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD) contínua, calculada com o último dado mensal sobre a força de trabalho, apresenta maior abrangência geográfica em relação à pesquisa mensal de emprego (PME).

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD) tem maior abrangência geográfica.

  • O PNAD de fato tem maior abrangência demográfica. O erro está em dizer que usa o último dado mensal. A PNAD contínua usa dados trimestrais.

  • Questão semelhante:

     

    Q689502

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco.

     

    Uma das principais diferenças entre a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) — pesquisas periódicas sobre mercado de trabalho no Brasil realizadas pelo IBGE — reside no fato de a PNAD-Contínua ser mais abrangente do ponto de vista geográfico que a PME. (CERTO)
     


ID
1816144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Fontes energéticas impactam o meio ambiente. Em consequência, surgem ações para a conservação de energia, as quais requerem mudanças significativas de estruturas e de hábitos da sociedade. Tais mudanças dependem da superação de barreiras de ordem técnica e econômica, de barreiras relacionadas com produtores e fabricantes e de barreiras sociais, políticas e institucionais.
Um exemplo de barreira social, política e institucional é(são)

Alternativas

ID
1930543
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo Fayol, as funções que constituem o chamado processo administrativo envolvem os cinco elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, que são:

Alternativas
Comentários
  • As funções do administrador são:

    Prever ou planejar;

    Organizar;

    Comandar: 

    Dirigir e 

    Controlar.


ID
2044678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de políticas econômicas e seus conceitos, instrumentos e efeitos, julgue o item subsequente.

A concessão de crédito subsidiado para a indústria por meio do Programa de Sustentação do Investimento, operado com repasses do BNDES, representa exemplo de política monetária expansionista, por ampliar os agregados monetários.

Alternativas
Comentários
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • A questão está errada pois no final fala que irá ampliar os agregados monetários, o que não ocorre.E
  • Política fiscal expansionista!

    Os subsídios são como impostos negativos.

  • Como disse a Amanda Lima, é política fiscal expansionista.

    Segue informação direta do FMI.



    "Em seu relatório de abril, o FMI citou o crédito subsidiado do BNDES como instrumento de uma 'política fiscal expansionista' executada em 2010, que teria sido uma das causas da atual pressão inflacionária no país."




    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/duvida-sobre-ajuste-fiscal-domina-inicio-da-era-dilma-na-economia.html

  • Errado!

    Se isso fosse verdade, então qualquer empréstimo de um banco comercial para uma empresa seria política monetária expansionista.

    Mas BNDES é um agente de fomento e não uma autoridade monetária.

    O fato de conceder crédito subsidiado nada tem a ver com política monetária.

    Se o crédito é subsidiado, é o Tesouro Nacional que está pagando esta diferença (é ele que subsidia).

    Resposta: E


ID
2044687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A propósito da sustentabilidade do endividamento público e das formas de financiamento dos déficits do governo adotadas pelo Brasil em sua história econômica, julgue o item que se segue.

A presença de superávits primários recorrentes é condição insuficiente para garantir a sustentabilidade do endividamento público.

Alternativas
Comentários
  • O endividamento público é um instrumento fundamental para a distribuição ... de que o valor presente dos superávits primários seja igual ao valor da .... entendermos a restrição orçamentária do governo na presença de incerteza ..... dívida/PIB é uma condição suficiente para garantir a sustentabilidade da dívida pública

     

     

  • Gabarito ERRADO

    Nem sempre superávit primátio é sinonimo de sustentabilidade do endividamento público. Isso porque nesse conceito não está incluído o juros nominais (ou os juros reais + correção monetária), se os juros nominais forem superiores ao superávit primário, ai teríamos um déficit nominal.

    bons estudos

  • Retificando a resposta do Renato: Gabarito CORRETO.

    A justificativa é a dada por ele. O fato de haver superávit primário não garante a sustentabilidade da dívida pública, dado que não contabiliza os juros nominais.

  • Perfeito!

    É insuficiente mesmo.

    A sustentabilidade do endividamento público é obtida quando a dívida não sobe como proporção do PIB.

    Pois bem: um país pode ter superávit primário todos os anos e, ainda assim, ter um endividamento insustentável.

    Senão, imagine um país com economia estagnada (PIB crescendo pouco ou nada) com superávit primário de 1% do PIB, mas que gasta 5% do PIB com juros sobre a dívida.

    É fácil ver que esta relação dívida/PIB terá uma trajetória explosiva.

     

    Resposta: C

  • A sustentabilidade do endividamento público é obtida quando a dívida não sobe como proporção do PIB.

    Um país pode ter superávit primário todos os anos e, ainda assim, ter um endividamento insustentável.

    Senão, imagine um país com economia estagnada (PIB crescendo pouco ou nada) com superávit primário de 1% do PIB, mas que gasta 5% do PIB com juros sobre a dívida.

    É fácil ver que esta relação dívida/PIB terá uma trajetória explosiva.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale / Galera do QC

    Superávit primário: excesso de arrecadação sobre os gastos totais, excluindo os gastos (ou receitas) com pagamentos de juros sobre a dívida e correção monetária e cambial. 

    Superávit  operacional:  resultado  primário  levando-se  em  conta,  adicionalmente,  os gastos (ou receitas) com pagamentos de juros reais. 

    Superávit  nominal:  resultado  operacional  levando-se  em  conta,  adicionalmente,  os gastos  (ou  receitas)  com  correção  monetária  e  cambial  da  dívida  passada.  Pode  ser também igual ao superávit primário mais os pagamentos de juros nominais. 

    ===

    Tome nota (!)

    • O conceito que apresenta maior destaque na mídia é o conceito primário, pois é ele que mostra efetivamente como está a condução da política fiscal do governo  ao  apurar  somente  a  arrecadação  de  impostos  e  os  gastos correntes e de investimento, independentes da dívida pública (que provoca gastos/receitas com pagamentos de juros e correção monetária). 
    • O mais importante e relevante é o conceito nominal,  que  é  o  mais  amplo

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q633351 ➜ O resultado  operacional  é  o  conceito  fiscal  mais  amplo  e  representa  a  diferença,  em determinado  período,  entre  o  fluxo  agregado  de  receitas  totais  (inclusive  de  aplicações financeiras) e de despesas totais (inclusive despesas com juros). (ERRADO)

    • R: O conceito fiscal mais amplo é o resultado nominal que engloba qualquer necessidade de novos financiamentos  para  fazer  frente  a  qualquer  despesa.  Podemos  então  concluir  que  o  déficit nominal significa: gastos totais menos receitas totais.   
    • O resultado operacional é medido pelo déficit primário acrescido dos pagamentos de juros da dívida  passada.  Em  outras  palavras,  é  o  déficit  nominal,  excluindo  a  correção  monetária  e cambial

    ===

    Q633675 ➜ As necessidades de financiamento do setor público são influenciadas pelo resultado fiscal da União, dos estados e dos municípios no período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro de cada exercício. (CERTO)

    • R: Todos  os  entes  da  Federação  compõem  o  “setor  público”,  para  fins  de  se  verificar  as necessidades de financiamento

    ===

    Q644825 ➜ A  necessidade de  financiamento  do  setor público  (NFSP),  quando  positiva,  corresponde  ao aumento da dívida líquida do setor público. (CERTO)

    • R: Se há necessidade de financiamento do setor público (NFSP), o governo apresentou déficit, ou seja, os gastos superaram a receita. Esta situação leva ao endividamento do setor público

    ===

    Q1063002 ➜ Na hipótese de a inflação no Brasil ser nula em 2020, os conceitos ligados às necessidades de financiamento do setor público sofrerão alterações. Nesse caso, o valor do resultado primário será a diferença entre o valor do resultado nominal e o de juros reais. (CERTO)

    • R: NFSP nominal = Resultado Primário + Juros Reais + Atualização Monetária 
    • Resultado primário = NFSP - Juros Reais


ID
2044702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

    No período de 1980 a 2050, espera-se um crescimento, de 6,1% para 29,8%, da participação do grupo etário idoso (60 anos de idade ou mais) no total da população, o que enseja desafios para o financiamento do nosso sistema previdenciário. Em 1980, 9,2 indivíduos podiam gerar recursos para cada beneficiário da previdência, ao passo que em 2050 esse número cairá para apenas 1,9.

Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Demografia: a ameaça invisível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 94 (com adaptações).

Tendo como referência essas informações, julgue o item subsecutivo.

De acordo com os dados apresentados no texto, é correto inferir que o topo da pirâmide etária da população do Brasil em 2050 tende a ampliar.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o texto apresentado, podemos verificar que o percentual de idosos (mais de 60 anos) na população brasileira irá praticamente quintuplicar no período entre 1980 2050, ou seja, na composição de nossa população teremos um maior número de idosos.

    Dessa forma, se considerarmos a distribuição da população em faixas etárias numa pirâmide etária, o topo desta pirâmide em 2050 será muito mais largo do que o topo em 1980, ou seja ele irá ampliar, e portanto como a assertiva está correta.


ID
2114002
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um problema dos bens comuns é que podem ser objeto de consumo predatório. Considere as seguintes afirmações, sobre o problema do trânsito caótico em muitas cidades.
I. A cidade pode impor sistema de rodízio, que é uma limitação ao direito de propriedade de veículos.
II. A cidade pode instalar sistema de pedágio urbano, que é uma medida de regulação.
III. A cidade pode aplicar uma taxa pigouviana.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O que é taxa pigouviana? 

  • Uma taxa pigouviana ou imposto de Pigou é um valor cobrado pelo regulador para compensar uma externalidade negativa.

    Por exemplo, eu tenho uma empresa que polui um rio, ocasionando uma externalidade negativa, assim, o município estipula uma taxa extra para minha empresa para compensar essa minha externalidade.

     

  • Gabarito Letra B

    I - Errado, embora seja admissível a imposição de um sistema de pedágio urbano, tal medida não encontra amparo no direito de propriedade de veículos, mas sim no direito de utilização, foco da medida de regulação de que dispõe o Estado.

    II - CERTO: São medidas de regulação impostas pelo Estado, dentre outros, a imposição de sistema de pedágio urbano

    III - CERTO: Taxa ou imposto pigouviana: é um tributo em valor equivalente ao custo da externalidade negativa gerada pela atividade. As externalidades são internalizadas nessa empresa para contrabalancear os custos sociais da produção. Ex: poluição ambiental

    bons estudos

  • Exato, se fosse possível colocar na balança as alternativas "A" e "C", certamente a primeira está mais amplamente correta


ID
2114008
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as afirmações seguintes, relativas ao modelo de permissões negociáveis para tratamento de questões ambientais:
I. O Governo estabelece um limite geral de uma poluição específica, o qual é particionado entre as firmas do setor.
II. Cria-se a oportunidade de firmas negociarem cotas entre si.
III. Não existe incentivo para que a firma aplique tecnologias “limpas”, que podem diminuir a poluição abaixo da sua cota.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Perfeito! O movimento inicial é este: estabelecer um limite geral de uma poluição específica e, após, dividir esta quantidade geral entre as firmas que geram aquela poluição.

    II. Perfeito! É o movimento que vem na sequência e garante mais eficiência. Após o limite geral de poluição estar estabelecido, o governo já alcançou a redução na emissão de poluentes que impôs. Então, as firmas passam a poder negociar entre as suas permissões, de forma que elas fiquem com aquelas que lhes atribuírem maior valor.

    III. Existe sim, claro! Suponha que outras firmas ofereçam à sua empresa R$ 1.000 pela sua permissão para poluir numa quantidade X. Se você conseguir reduzir a poluição numa quantidade X adotando uma tecnologia limpa que lhe custa R$ 500, então vale a pena adotar esta tecnologia, gastando R$ 500 e vendendo a permissão por R$ 1.000.

    Resposta: D


ID
2170330
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Duas empresas enfrentam uma situação de conflito, particularmente sobre poluição. A aplicação do Teorema de Coase diz que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O Teorema de Coase tem ligação com o estudo das Externalidades.

    O Teorema de Coase é uma teoria desenvolvidade pelo economista Ronald Coase (Prémio de Ciências Económicas, 1991), que busca resolver as externalidades, provocadas nos mercados.

    Segundo o Teorema de Coase, se os agentes envolvidos com externalidades puderem negociar (sem custos de transação) a partir de direitos de propriedade bem definidos pelo Estado, poderão negociar e chegar a um acordo em que as externalidades serão internalizadas.

    Portanto, B, C e D erradas.

    Letra E incorreta pois o ponto chave desse teorema não é a ausencia de intervenção, mas sim a realizaçao de um acordo, ou de uma negociação entre as partes.

    bons estudos

  • Nosso gabarito está na alternativa A, claro!

       No caso da poluição, a questão, via Teorema de Coase é definir quem tem o direito a fazê-lo.

       Se a empresa A tem direito, a empresa B fará ofertar à A para conter esta poluição.

       Se a empresa B tem direito, provavelmente ocorrerá o contrário, dependendo de quem e do quanto a outra empresa precise da água ou do ar limpo.

       Segundo o teorema de Coase, a negociação livre entre os prejudicados por esta poluição levará ao nível ótimo de poluição se for bem definido quem tem o “direto a poluir”.

    Resposta: A


ID
2171203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à realidade econômica atual do Brasil.

Há efeitos diretos da queda da taxa de crescimento populacional, verificada no passado recente da sociedade brasileira, sobre a qualidade de vida da população e, em especial, sobre o mercado de trabalho.

Alternativas

ID
2402392
Banca
Fundação La Salle
Órgão
SUSEPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.


(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).


Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação.


ID
2488807
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.

Esses dados indicam que:

Alternativas
Comentários
  • que medo que dá essa FGV

  • GABARITO: A


ID
2488831
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Existem diversas metodologias para estimar a taxa de retorno oriunda de um ano a mais de educação para um determinado país. Desde os trabalhos pioneiros de Castro (1970) e Langoni (1974), vários estudos têm sido desenvolvidos e apresentados para o Brasil, destacando-se que:

Alternativas

ID
2509984
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao considerar os recursos ambientais e naturais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas. Trata-se da atividade econômica mais antiga do ser humano, sendo praticada até a atualidade.

    O extrativismo pode ser, uma atividade nociva ao socioambiental. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados


ID
2523661
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No processo gerencial das empresas, a variável ambiental

Alternativas
Comentários
  •  a) é desconsiderada no sistema de custo, vez que o lucro independe dessa variável. 

     

     b) tem sua identificação impossibilitada no sistema de custos. 

     

     c) pode trazer melhoria de imagem junto ao cliente, mas não podendo produzir resultado financeiro. 

     

     d) garante retorno dos investimentos relacionados, no curto prazo (seria no longo prazo?)

     

     e) colabora para a identificação de desperdício de recursos. (Alternativa correta)

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a preocupação das empresas com o aspecto ambiental.

    Vamos às alternativas!

    A) Incorreta. Pelo contrário, o lucro também depende da variável ambiental. Há várias empresas (e órgãos públicos, como o TCU) que conseguem diminuir seus custos instalando energia solar ou utilizando um sistema de esgoto mais eficiente. Em ambos os casos, há maior preservação ambiental E menores custos.

    B) Incorreta. Pelo mesmo motivo anterior.

    C) Incorreta. Pelo motivo que vimos na alternativa A.

    D) Incorreta. Nem sempre os investimentos com preocupação ambiental dão retorno no curto prazo. Muitos deles ocorrem a longo prazo, como a redução das impressões de folhas em papel. Algumas empresas de celulose (como a Klabin, por exemplo) fazem reflorestamentos bastante expressivos, cujo resultado somente ocorre após muito tempo.

    E) Correta. A preocupação ambiental pode ajudar uma empresa a identificar desperdícios de recursos, como excessos no gasto/uso de energia elétrica, no sistema de esgoto/saneamento, nos combustíveis fósseis e etc.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2533849
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma organização é dita sustentável quando

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento sustentável nas organizações empresariais

    O desenvolvimento sustentável pode ser definido como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Fato é que, bem implantado, com mudanças efetivas de práticas e modelos, o desenvolvimento sustentável impacta positivamente a reputação da empresa, torna a cadeia produtiva mais eficiente, reduz os riscos inerentes à operação, facilita os financiamentos, atrai benefícios fiscais, possibilita atrair e manter talentos, valoriza a marca e também as ações no mercado.

    http://www.rh.com.br/Portal/Responsabilidade_Social/Artigo/6368/desenvolvimento-sustentavel-nas-organizacoes-empresariais.html

  • GABA: B

     


ID
2602969
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a matriz energética brasileira, em termos retrospectivos e de perspectiva, e conforme a posição governamental (expressa por estudos do Ministério das Minas e Energia), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2616811
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre políticas e planos de Desenvolvimento Regional, em âmbito nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. A Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR tem como objetivo a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, e deve orientar os programas e ações federais no Território Nacional.
II. A redução das desigualdades regionais se norteia pelas estratégias de estímulo e apoio a processos e a oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas e pela articulação de ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no Território Nacional, com foco particular nos territórios selecionados e de ação prioritária.
III. As estratégias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR devem ser convergentes com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  •  Os itens transcrevem exatamente a literalidade de parte do Decreto nº 6.047, de 22 de fevereiro de 2007, transcritos abaixo, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.


    I – Correto. Art. 1º A Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR tem como objetivo a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, e deve orientar os programas e ações federais no Território Nacional, atendendo ao disposto no inciso III do art. 3o da Constituição.

    II – Correto. Art. 2º  A redução das desigualdades regionais se norteia pelas seguintes estratégias:

    I - estimular e apoiar processos e oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas; e

    II - articular ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no Território Nacional, com foco particular nos territórios selecionados e de ação prioritária.

    III – Correto.

    Art. 2º....

    ....

    Parágrafo único.  As estratégias da PNDR devem ser convergentes com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica.


    Gabarito: Letra “'A".

  •  Os itens transcrevem exatamente a literalidade de parte do Decreto nº 6.047, de 22 de fevereiro de 2007, transcritos abaixo, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.

    I – Correto. Art. 1º A Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR tem como objetivo a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, e deve orientar os programas e ações federais no Território Nacional, atendendo ao disposto no inciso III do art. 3o da Constituição.

    II – Correto. Art. 2º  A redução das desigualdades regionais se norteia pelas seguintes estratégias:

    I - estimular e apoiar processos e oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas; e

    II - articular ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no Território Nacional, com foco particular nos territórios selecionados e de ação prioritária.

    III – Correto.

    Art. 2º....

    ....

    Parágrafo único.  As estratégias da PNDR devem ser convergentes com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica.

    Gabarito: Letra “’A”.

  •  Os itens transcrevem exatamente a literalidade de parte do Decreto nº 6.047, de 22 de fevereiro de 2007, transcritos abaixo, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.

    I – Correto. Art. 1º A Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR tem como objetivo a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, e deve orientar os programas e ações federais no Território Nacional, atendendo ao disposto no inciso III do art. 3o da Constituição.

    II – Correto. Art. 2º  A redução das desigualdades regionais se norteia pelas seguintes estratégias:

    I - estimular e apoiar processos e oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas; e

    II - articular ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no Território Nacional, com foco particular nos territórios selecionados e de ação prioritária.

    III – Correto.

    Art. 2º....

    ....

    Parágrafo único.  As estratégias da PNDR devem ser convergentes com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica.

    Gabarito: Letra “’A”.


ID
2628316
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do triple bottom line, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/ cartilha_a3p_36.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018. Adaptado.


A abordagem citada no texto refere-se a um conceito

Alternativas
Comentários
  • o tripé da sustentabilidade não é uma ferramenta  - alternativa c - e sim resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

  • Letra A

     

    tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line,ou Social, Ambiental, Econômico corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

     

    Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.

     

    Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade.

     

    Econômico - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .

     

     

    Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa. 

     

    O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.



    O consumo sustentável envolve o uso de produtos que respondam às necessidades básicas da humanidade, minimizando o uso de recursos naturais e a emissão de resíduos poluentes, visando obter melhor qualidade de vida sem comprometer recursos necessário às gerações futuras (BEKIN et al., 2007; BLACK, 2010a).


    O conceito de sustentabilidade em instituições é retratado no termo ‘tripé da sustentabilidade’ (triple bottom line), em que estão contidos os aspectos sociais, econômicos e ambientais de maneira equilibrada (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015). O aspecto social está relacionado ao respeito aos direitos dos trabalhadores, à transparência de informações, ao bem-estar da sociedade. Já o aspecto econômico reflete na relação justa com as partes interessadas (stakeholders), ao crescimento econômico sustentável da instituição, ao avanço tecnológico. Por fim, o aspecto ambiental relaciona-se com a gestão de resíduos, com a preferência pelo uso de recursos renováveis e com a proteção à natureza (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015).

    Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
    “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.”


    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html>http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html

    Bons estudos !!!

  • O conceito de sustentabilidade, vinculado à criação de ações de preservação ambiental com vistas ao não comprometimento da vida ecológica do nosso planeta, relaciona-se com os temas e as estratégias referentes a política ambiental e com a noção de desenvolvimento econômico.

    Importante ainda ressaltar que o conceito de desenvolvimento sustentável é composto por um tripé:

    A sustentabilidade ambiental;

    A sustentabilidade econômica; e

    A sustentabilidade social.

    Resposta: A

    • Fonte: Meu resumo de SUSTENTABILIDADE.
    • Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
    • Pegada Ecológica é intuitivo, é só pensar na marca que deixamos com os pés na terra, passamos por ali, e deixamos nossa degradação.
    • Por isso quanto maior o IDH maior a Pegada Ecológica, ou seja, maior a degradação. Elas tem correlação positiva.
    • Triple Bottom Line:
    • People, Planet and Profits
    • Pessoas, Planeta e Lucros $$


ID
2633473
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Observe o trecho abaixo:


(...) se os combustíveis fósseis representam um grande problema para o meio ambiente, para a energia eles representam uma grande solução.

JUNIOR, H.Q.et al. (organização). Economia da Energia: fundamentos econômicos, evolução histórica e organização industrial. Rio de Janeiro. Elsevier, 2016.


O antagonismo descrito pelo autor aponta um conflito que se traduz em um trade-off de objetivos, o qual o Estado deve gerir.


Esses objetivos são a(o)

Alternativas
Comentários
  • “O tradeoff é uma expressão que define uma situação conflitante.”

    Nessa questão o Estado deve gerir o quanto ele aceita de problemas ambientais para ter o benefício da "solução" energética.


ID
2633476
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O MDL envolve a compra (...) de certificados de redução de emissões de carbono (créditos de carbono) dos países em desenvolvimento (...)

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_publicacao/125_publicacao12032009023847> . Acesso em:3 jan. 2018. Adaptado.


O trecho acima descreve um importante mecanismo para redução de emissão de CO2 .


Uma das principais vantagens econômicas desse mecanismo está relacionada ao interesse na compra de Certificados de Redução de Emissões, já que os custos de redução de emissões, por tonelada de CO2 são

Alternativas

ID
2633479
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para atender à variação da demanda por energia, um sistema elétrico deve ser flexível na geração e no transporte, já que há dificuldade na estocagem da eletricidade.


Como não há estoques reguladores, a

Alternativas

ID
2633482
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A inovação tecnológica pode ter um importante papel na transição de uma economia baseada em combustíveis fósseis para uma economia sustentável.


Para essa transição ser realizada, o desenvolvimento tecnológico deve possibilitar que

Alternativas

ID
2660236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há um método de valoração econômica ambiental que busca simular cenários, cujas características estejam o mais próximo possível das existentes no mundo real. Essas preferências reveladas nas pesquisas devem refletir decisões que os agentes tomariam de fato caso existisse um mercado para o bem ambiental descrito no cenário hipotético, onde as preferências, do ponto de vista da teoria econômica, devem ser expressas em valores monetários. Esses valores são obtidos através das informações adquiridas nas respostas sobre quanto os indivíduos estariam dispostos a pagar para garantir a melhoria de bem-estar, ou quanto estariam dispostos a aceitar como compensação para suportar uma perda de bem-estar.


Pela descrição acima, o método em questão é o

Alternativas
Comentários
  • Valoração contigente: ÚNICO para Valor de Existência (não-uso). Estima valores de DAA (disposição a aceitar/receber) e DAP (disposição a pagar), levando em conta mercados hipotéticos.

  • Um dos mais importantes métodos de valoração econômica ambiental é o Método de Valoração Contingente, que busca simular cenários, cujas características estejam o mais próximo possível das existentes no mundo real. Essas preferências reveladas nas pesquisas devem refletir decisões que os agentes tomariam de fato caso existisse um mercado para o bem ambiental descrito no cenário hipotético, onde as preferências, do ponto de vista da teoria econômica, devem ser expressas em valores monetários. Esses valores são obtidos através das informações adquiridas nas respostas sobre quanto os indivíduos estariam dispostos a pagar para garantir a melhoria de bem-estar, ou quanto estariam dispostos a aceitar como compensação para suportar uma perda de bem-estar. Ou seja, considerando mercados hipotéticos, o Método de Valoração Contingente estima valores de:

    DAA (disposição a aceitar/receber); e

    DAP (disposição a pagar).

    Resposta: E


ID
2702074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As informações a seguir devem ser consideradas para responder a questão.

A Lei 9478/97 determina:
“Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuição de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a: [...]
     III - rever periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do País, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;”
No âmbito desta lei, foram realizados estudos com a participação e consultoria técnica das equipes do Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cujos resultados foram condensados no par de relatórios Matriz Energé- tica Nacional 2030 e Plano Nacional de Energia. Estes relatórios consolidam os estudos desenvolvidos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil no período dos anos 2005 a 2030.
Considerando um cenário econômico onde a taxa média de crescimento do PIB mundial é de 3,0%, e do PIB brasileiro é de 4,1% (cenário B1), os estudos realizam previsões da situação da matriz energética nacional para o período em estudo.

Considerando o cenário B1, é prevista uma mudança significativa na composição do consumo energético final para o setor residencial. O energético para o qual é esperado um maior aumento na participação do consumo nesse setor, saltando do segundo lugar, com 32,8% no ano de 2005, para o primeiro lugar, com 60,3% no ano de 2030 é o(a)

Alternativas

ID
2702077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As informações a seguir devem ser consideradas para responder a questão.

A Lei 9478/97 determina:
“Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuição de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a: [...]
     III - rever periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do País, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;”
No âmbito desta lei, foram realizados estudos com a participação e consultoria técnica das equipes do Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cujos resultados foram condensados no par de relatórios Matriz Energé- tica Nacional 2030 e Plano Nacional de Energia. Estes relatórios consolidam os estudos desenvolvidos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil no período dos anos 2005 a 2030.
Considerando um cenário econômico onde a taxa média de crescimento do PIB mundial é de 3,0%, e do PIB brasileiro é de 4,1% (cenário B1), os estudos realizam previsões da situação da matriz energética nacional para o período em estudo.

Sobre a evolução esperada na composição da demanda de energia por fonte, para o ano de 2030, considerando o cenário B1, é projetado que o(s)

Alternativas

ID
2730079
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) possui como uma de suas atribuições a

Alternativas

ID
2787838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


O conceito de desenvolvimento sustentável é composto e apoiado por três elementos: a proteção ambiental, o crescimento econômico e o incentivo ao turismo.

Alternativas
Comentários
  • Quais são os três pilares da sustentabilidade?

    Pilares da Sustentabilidade. Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, assim como foi definido em 2002, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade.25 de out de 2016

    Pilares da Sustentabilidade - LaSSu

    www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/

  • O erro da questão econtra-se em sua última parte quando se refere ao "incentivo ao turismo". Como foi muito bem colocado pelo Sócrates as dimensões do desenvolvimento sustentável são: Ambiental, Econômica e Social.
  • O conceito de sustentabilidade, vinculado à criação de ações de preservação ambiental com vistas ao não comprometimento da vida ecológica do nosso planeta, relaciona-se com os temas e as estratégias referentes a política ambiental e com a noção de desenvolvimento econômico.

    No que concerne ao desenvolvimento econômico e à conservação da natureza, o Estado, que é mediador do processo ambiental, deve construir um modelo de gestão que integre diversos interesses em torno do desenvolvimento sustentável.

    Importante ainda ressaltar que o conceito de desenvolvimento sustentável é composto e apoiado por três elementos:

    A proteção ambiental;

    O crescimento econômico; e

    A questão social.

    Resposta: Errado

  • econômica, social e ambiental.


ID
2787847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


Leitores e autores independentes não fazem parte da cadeia produtiva do setor de patrimônio cultural de um livro.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão cadeia produtiva cultural.

    Uma cadeia produtiva é uma sequência de atividades realizadas por um ou mais agentes econômicos que agreguem valor a um produto específico.

    No caso de livros, leitores e autores independentes fazem parte, sim, da cadeia de produtiva, pois são eles os destinatários culturais do livro (leitores) ou criam novos livros por conta própria (autores independentes), contribuindo assim para o setor cultural.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2787859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


Os efeitos do turismo cultural não importam mudanças na qualidade de vida da população que reside onde essa atividade é desenvolvida. Seus efeitos benéficos estão limitados à própria atividade cultural.

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre economia da cultura, tratando do turismo como fator de desenvolvimento econômico.

    Vamos analisar a proposição:

    "Os efeitos do turismo cultural NÃO importam mudanças na qualidade de vida da população que reside onde essa atividade é desenvolvida. Seus efeitos benéficos estão limitados à própria atividade cultural."

    O erro da assertiva está em negrito. Evidentemente, o turismo cultural importa mudanças na qualidade de vida da população residente da área turística, não apenas positiva como negativamente.

    O turismo cultural irá gerar renda e emprego para essa população como exemplo de aspecto positivo. Por outro lado, no caso de uma cidade ou ilha pequena, por exemplo, o excesso de turistas em alta temporada pode ocasionar transtornos e inconveniências aos moradores locais como exemplo de aspecto negativo.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2818963
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo dos 3Ps, derivado do modelo triple bottom line, representa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Para uma empresa ser sustentável ela precisa: gerar lucro (Profit), gerar um impacto positivo nas pessoas e na sociedade (People) e gerar um impacto positivo no meio ambiente e no planeta (Planet).


    Obs.: na minha opinião esses acadêmicos não têm muito o que fazer e ficam reescrevendo as mesmas coisas com nomes diferentes.

  • Essa informação sequer passaria entre as minhas opções!

  • Só acertei pq já estudei Sustentabilidade!!

  • triple bottom line: tripe da sustentabilidade que seria a união de três fatores economia+sociedade+meio ambiente.

  • triple bottom line (tripé da sustentabilidade): Social, ambiental e financeiro.


ID
3261916
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um território rural, a articulação de disponibilidade de matéria prima, a boa organização social, a disponibilidade de capital de giro e a demanda do produto em ascensão são considerados um empreendimento. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3488107
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
ARISB - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O quadro atual de deficiência de cobertura em saneamento básico impõe pesados custos ao sistema econômico na forma de horas não trabalhadas, despesa fiscal no sistema de saúde, bem como o próprio custo organizacional do setor público na gestão de um sistema ultrapassado.

Sobre a deficiência de cobertura, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3622336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2017
Disciplina
Economia
Assuntos

O Balanço Energético Nacional 2006 (ano base 2005) apresenta uma série de análises, comparações e avaliações das fontes de energia no Brasil. Sobre tais informações considere as sentenças a seguir. 


I – Os países com elevada geração de eletricidade de origem térmica apresentam perdas de transformação e distribuição entre 25% e 30% da Oferta Interna de Energia (OIE), sendo que, no Brasil, estas perdas são de apenas 6%, principalmente devido à alta participação da geração hidráulica no cenário nacional. 

II – No Brasil, a estrutura de participação das fontes de energia na OIE está distribuída na seguinte ordem: 1º) petróleo e derivados; 2º) Hidráulica e Eletricidade; 3º) Biomassa; e 4º) Gás Natural. 

III – Aproximadamente 10% do consumo no Brasil é de energia importada, principalmente sob a forma de gás natural, petróleo e energia elétrica. 

É(São) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3625075
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2016
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao considerar os recursos ambientais e naturais, é correto afirmar que 


Alternativas

ID
3626461
Banca
AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Disciplina
Economia
Assuntos

 O que pode ser compreendido como um modelo de desenvolvimento regional, com base na sustentabilidade, que permite o aprofundamento do significado de “desenvolvimento” como melhoria da qualidade de vida para os cidadãos do espaço regional em questão? 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    O arranjo produtivo local é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

    Fonte wikipedia

    abraços

    Sucesso!!!


ID
3635674
Banca
AOCP
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2008
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de Energia Elétrica Reativa.

Alternativas

ID
3691213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2017
Disciplina
Economia
Assuntos

No mercado de energia no Brasil, a maior participação no consumo de energia, dentro do setor energético, é da(o):

Alternativas

ID
3691336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2017
Disciplina
Economia
Assuntos

A indústria da construção civil é um importante parâmetro na avaliação do cenário econômico nacional, com forte participação no PIB, na geração de empregos e no consumo de energia. Nesse setor industrial, um dos principais usos finais da energia elétrica é na fabricação do cimento. A principal fonte de energia dentro da estrutura do consumo no setor de cimento é o(a):

Alternativas

ID
3706837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2008
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao produzir, uma empresa competitiva polui um curso d’água sem pagar pelos prejuízos ambientais que causa à sociedade. Assim,

Alternativas