SóProvas


ID
2062309
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Rito de Passagem

    Um dia seu filho se aproxima e diz, assim como quem não quer nada: “Pai, fiz a barba”. E, a menos que se trate de um pai desnaturado ou de um barbeiro cansado da profissão, a emoção do pai será inevitável. E será uma complexa emoção essa, um misto de assombro, de orgulho, mas também de melancolia. O seu filho, o filhinho que o pai carregou nos braços, é um homem. O tempo passou.

    Barba é importante. Sempre foi. Patriarca bíblico que se prezasse usava barba. Rei também. E um fio de barba, ou de bigode, tradicionalmente se constitui numa garantia de honra, talvez não aceita pelos cartórios, mas prezada como tal. Fazer a barba é um rito de passagem.

    Como rito de passagem, ele não dura muito. Fazer a barba. No início, é uma revelação; logo passa à condição de rotina, e às vezes de rotina aborrecida. Muitos, aliás, deixam crescer a barba por causa disto, para se ver livre do barbeador ou da lâmina de barbear. Mas, quando seu filho se olha no espelho, e constata que uns poucos e esparsos pelos exigem - ou permitem - o ato de barbear-se, ele seguramente vibra de satisfação.

    Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. E, no entanto, é exatamente isto: o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos. E os pelos que a água carrega para o ralo da pia levam consigo sonhos e fantasias que não mais voltarão.

    É bom ter barba? Essa pergunta não tem resposta. Esta pergunta é como a própria barba: surge implacavelmente, cresce não importa o que façamos. Cresce mesmo depois que expiramos. E muitos de nós expiramos lembrando certamente o rosto da criança que, do fundo do espelho, nos olha sem entender.

    (SCLIAR, Moacyr et al. Histórias de grandeza e de miséria. Porto Alegre: L&PM, 2003)

No trecho “Barba é importante. Sempre foi.” (2°§), o autor apresenta duas afirmações que assumem um sentido generalizante, podendo ser entendidas como verdades absolutas. Contribuíram para esse valor os seguintes recursos linguísticos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me ajudar nesta questão?

  • Eu fui pela eliminação das questões 

    A barba é importante - presente do indicativo 

    sempre - adverbio 

    e a que mais faz sentido ... kkkk

  • Benania correia

     

    A Verdade absoluta não pode ser refutada anulada ou contestada por nenhum argumento, ou prova, dentro de nosso sistema filosófico de raciocínio.
    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090613103435AA1g84n

     

    na frase: “Barba é importante. Sempre foi."

     

    Barba é importante - Notamos que quando a alternativa fala em presente do indicativo (se referindo ao verbo ser), devemos saber que esse modo-temporal indica uma certeza ou validade permanente, basta lembrar dos conceitos de todas as coisas. Ex: Vento é o ar em movimento (até que se prove o contrário o vento sempre será o ar em movimento)

    Sempre foi - Percebemos aqui que o adverbio "sempre" traz também o sentido de permanência, que a barba nunca deixou de ser importante

     

    Gab: C

  • GABARITO: C

     

    Barba é importante. Sempre foi.

     

    O presente do indicativo é utilizado para expressar processos habituais, regulares, ou que possuem validade permanente.

    Exemplos: Durmo regularmente.

                      O direito de ir e vir são concebidos a todos os cidadãos.

     

    O advérbio sempre foi utilizado no sentido de em todo tempo; perpetuamente; ou eternamente: Barba é impostante. Em todo tempo foi.

     

     

     

     

    p.s. uso barba.

  • Presente do indicativo: Traz ideia atemporal; ilustra uma ação que se repete com status de verdade absoluta; indica um "presente total".

     

    As expressões em destaque foram retiradas de outras questões da IBFC, portanto, para provas dessa banca, sempre preste atenção nessas ideias centrais relacionadas ao tempo presente do modo indicativo.

  • Gab: C Questões falando de barba! Me fez ainda mais feliz por usar a minha! Foco nunca desista!
  • Verdades absolutas, ideia atemporal = Presente do Indicativo.

    IBFC tem um caso de amor com esse assunto.

    Essa eu não poderia errar. #PMSE

  • gab C           pm sergipe 2018, a minha e a sua hora chegou amem.

  • BARBA É VIDA! AMO. HOMENS, USEM MAIS.

    #fanfab

  • “Barba é importante. Sempre foi.”

    .

    É = presente do indicativo

    SEMPRE = Adj.Adv temporal.

    ..

    GAB - C