SóProvas


ID
2091190
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Zygmunt Bauman: Estamos isolados em rede?
“As relações humanas não são mais espaços de certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez disso, transformaram-se numa fonte prolífica de ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão parar de soar.” - Zygmunt Bauman
Em tempos líquidos, a crise de confiança traz consequências para os vínculos que são construídos. Estamos em rede, mas isolados dentro de uma estrutura que nos protege e, ao mesmo tempo, nos expõe. É isso mesmo?
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu livro Medo líquido, diz que estamos fragilizando nossas relações e, diante disso, nos contatamos inúmeras vezes, seja qual for a ferramenta digital que usamos, acreditando que a quantidade vai superar a qualidade que gostaríamos de ter.
Bauman diz que, nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam que seus vínculos sejam mais sólidos e reais. Por que isso acontece? Seriam as novas redes de relacionamento que são formadas em espaços digitais que trazem a noção de aproximação? Talvez sim, afinal a conexão com a rede, muitas vezes, se dá em momentos de isolamento real. O sociólogo, então, aponta que, quanto mais ampla a nossa rede, mais comprimida ela está no painel do celular. “Preferimos investir nossas esperanças em ‘redes’ em vez de parcerias, esperando que em uma rede sempre haja celulares disponíveis para enviar e receber mensagens de lealdade”, aponta ele.
E já que as novas sociabilidades, aumentadas pelas pequenas telas dos dispositivos móveis, nos impedem de formar fisicamente as redes de parcerias, Bauman diz que apelamos, então, para a quantidade de novas mensagens, novas participações, para as manifestações efusivas nessas redes sociais digitais. Tornamo-nos, portanto, seres que se sentem seguros somente se conectados a essas redes. Fora delas os relacionamentos são frágeis, superficiais, “um cemitério de esperanças destruídas e expectativas frustradas”.
A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida, parece que participa de tudo, mas os habitantes  dessa atual modernidade, na verdade, fogem dos problemas em vez de enfrentá-los. Quando as manifestações vão para as ruas, elas chamam a atenção porque se estranha a formação de redes de parceria reais. “Para vínculos humanos, a crise de confiança é má notícia. De clareiras isoladas e bem protegidas, lugares onde se esperava retirar (enfim!) a armadura pesada e a máscara rígida que precisam ser usadas na imensidão do mundo lá fora, duro e competitivo, as ‘redes’ de vínculos humanos se transformam em territórios de fronteira em que é preciso travar, dia após dia, intermináveis conflitos de reconhecimento.”
(http://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-estamos-isolados -em-rede)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Pronome relativo, podendo ser substituído por OS QUAIS.

    Letra B: Conjunção Integrante: Substitua por NISSO.

    Letra C: Conjunção Integrante.

    Letra D: Não dá pra ser IIS, pois o sujeito está expresso na frase, vejam: A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida

     

    GABARITO: LETRA E

  • ...A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida ... QUEM SE ESVA-SE: A liquidez do mundo moderno (SUJEITO), dessa forma é impossivel que o -se seja indice de indeterminação do sujeito, visto que o sujeito já é existente.

     

     

    GABARITO ''E''

  • O verbo esvair é V.T.D e verbo pronominal. Significa esgotar ou esgotar-se.

    Sendo V.T.D esse "se" não pode ser índice de indeterminação do sujeito, pois o mesmo está presente apenas em verbos intrasitivos, transitivos indireitos e de ligação.

  • a) Em “[...] traz consequências para os vínculos que são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção integrante.

    INCORRETA! O "que" aqui é pronome relativo que substituí "vínculos".

     

     b) Em “[...] acreditando que a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de pronome relativo.

    INCORRETA! "{Acreditando} {que a quantidade vai superar a qualidade}". Aqui o "que" exerce funçao de conjunçao integrante desta oraçao.

                               O.P.                     NISSO - O.S.Subst.O.D.

     

     c) Em “[...] Bauman diz que apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de partícula expletiva ou de realce.

    INCORRETA! "{Bauman diz} {que apelamos}". Aqui o "que" também tem funçao de conjunçao integrante desta oraçao subordinada.

                                O.P.        ISSO - O.S.Subst.O.D.

     

     d) Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito.

    INCORRETA! Quem se esvai pela vida? A liquidez do mundo moderno (sujeito). O verbo esvair-se é pronominal e V.T.D. no sentido de esgotar-se, dizimar-se, dissipar-se. Entao o "se" aqui é pronome apassivador da voz passiva sintética. "A vida é esvaida pela liquidez do mundo moderno."

     

     e) Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional.

    CORRETA!

  • Letra E

     

    a) Em “[...] traz consequências para os vínculos que  [os quais] são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de PRONOME RELATIVO

     

    b) Em “[...] acreditando que [NISSO] a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de CONJUNÇÃO INTEGRANTE. Quem acredita, acredita EM alguma coisa => Or Subor Subs Obj Indireta

     

    c) Em “[...] Bauman diz que [ISSO] apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de CONJUNÇÃO INTEGRANTE. Quem diz, diz alguma coisa => Or Subor Subs Obj Direta

     

    d) Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque é PARTÍCULA INTEGRANTE DO VERBO. Esvai-se/esgota-se...Trata-se de verbo pronominal.

     

    e) Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional. CERTO

     

    Avante...

  • NA LETRA D PARA QUEM FICOU EM DÚVIDA

     “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito

    O Q É Q SE ESVAI? a liquidez do mundo moderno (SUJEITO)

    SE TEM SUJEITO O SE NÃO PODE SER INDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO, LOGO É PRONOME APASSIVADOR.

     

  • a as aulas da professora isabel são maravilhosas!!! Explica em 2 minutos vários conceitos que precisam ser lembrados, sempre !!!

  • a) Em “[...] traz consequências para os vínculos que são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção integrante.    (ERRADO)  OBS.  O termo funciona como pronome relativo, pois se refere a o termo anterior.    Que( Os vínculos) São.     

     

    b)Em “[...] acreditando que a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de pronome relativo(ERRADO)  OBS.  O verbo acreditar é VTI, quem acredita acretica em, logo o resto pode ser substituido por NISSO= Em + Isso. Quando poder será Uma oração subordinada substantiva, portanto o termo não é um pronome relativo. " acreditando NISSO"

     

    c)Em “[...] Bauman diz que apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de partícula expletiva ou de realce.  (ERRADO)  OBS.  Bauman diz ISSO, logo não poderá ser, pois vai ser uma Oração Subodinada Substantiva Objetiva Direta.   Quem diz? bauman.    O que diz? ISSO.

     

    d)Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito. (ERRADO)  OBS.   Quem se esvai?  A liquidez, portanto tem sujeito, logo não poderá ser uma particula de  índice de indeterminação do sujeito.

     

    e)Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional.  (CORRETO)    OBS. É uma conjunção subordinada cadicional: Se, caso, somente se, cantanto que, salvo se....   Para ssaber se é uma conjunção condicional basta substituir por qualquer uma.

  • Muito obrigado, professora Isabel Vega!!!

  • PESSOAL, MAIS RESPONSABILIDADE NOS COMENTÁRIOS PARA NÃO INDUZIR AO ERRO OS DEMAIS COLEGAS !!!

     

    a)         PRONOME RELATIVO:    QUE =  OS QUAIS   os vínculos que são

     

    b)          CONJUNÇÃO INTEGRANTE :        acreditando NISSO         VERBO + QUE

     

    c)            CONJUNÇÃO INTEGRANTE:     Bauman diz que          DIZ  = ISSO

     

    d)          

    P I  V    -  PARTE INTEGRANTE DO VERBO:  O VERBO SE CONJUGA COM OS PRONOMES:  queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se

                                                                  

                                                                   TEM SUJEITO EXPLÍCITO

     

    SENTIMENTOS        e    FENÔMENOS MENTAIS

                                                    ELES SE INDIGNARAM-SE

                                    Ex           A borboleta resolveu aproximar-se mais da chama

     

                               O herdeiro, longe de compadecer-se

                                 multidão se comprime

    O gerente de uma loja de brinquedos queixou-se (PIV)   a João que = ISSO o movimento está fraco

     

                               

                                         CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR COM   PIS

                                  

                                                                   NINGUÉM        SE       ESQUECE,    SE   LEMBAR

                    Ela se referiu ao problema

                   Ele se     (PIV)    esqueceu do livro

     

     e)     CONDICIONAL                        SE       =    CASO   QUANDO     SE      =   CASO VOCÊ ESTUDAR, PASSARÁ

     

                                                                                                               SE FICAR FAMOSO

                                                                   CONJUNÇÃO CONDICIONAL   =     CASO 

     

    Q495057      Q332590

    E, se = CASO   formos diferentes, quem sabe aqui e ali…

    CASO =   se alguém chegar perto de mim.

  • A) pronome relativo B) conjunção integrante C) se tirar o que o trecho perde o sentido? Se sim, não é de realce) D) verbo pronominal E) ou ies :)
  • Meu conhecimento de RLM resolveu a questão.

  • Letra E.

    Deus é Soberano !!!

  • Letra E.

    Deus é Soberano !!!

  •  se sentem seguros somente se (CASO) conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional.

  • COMENTÁRIOS

    A) Em “[...] traz consequências para os vínculos que são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção integrante. (ERRADA - que = os quais - pronome relativo)

    B) Em “[...] acreditando que a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de pronome relativo. (ERRADA - que = nisso - conjunção integrante)

    C) Em “[...] Bauman diz que apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de partícula expletiva ou de realce. (ERRADA - que = isso - conjunção integrante)

    D) Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito. (ERRADA - se = pronome apassivador - o verbo esvair é VTD - Voz Passiva Analítica: a vida é esvaida pela liquidez do mundo moderno. O "se" só será índice de indeterminação de sujeito quando vier ligado aos verbos de ligação, verbo intransitivo e transitivo indireto, além disse, o verbo do I.I.S. mantém-se sempre na 3ª pessoa do singular, enquanto que o verbo ligado ao "se" apassivador varia conforme o sujeito, ora para o singular, ora para o plural)

    E) Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional. (CERTA - esse "se" expressa ideia de hipótese e equivale à conjunção 'caso". Veja: se sentem seguros somente caso conectados a essas redes)

  • GABARITO: LETRA E

    Condicionais

    Ligam duas orações, sendo que a segunda expressa uma hipótese ou

    condição.

    Principais conjunções: se, caso, salvo se, desde que, a menos que, sem

    que, contanto que etc.:

    Ela ficará feliz, se você for visitá​-la.

    FONTE:  Português Esquematizado (2018) - Agnaldo Martino.

  • A

    Em “[...] traz consequências para os vínculos que são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção integrante.

    ERRADO, POIS SE TRATA DE UM PRONOME RELATIVO QUE RETOMA "OS VÍNCULOS)

    DICA: SE ANTES DO "QUE" TIVER UM NOME CERTAMENTE SERÁ PRONOME RELATIVO. FICOU EM DÚVIDA? TROQUE POR O QUAL OU SUAS VARIAÇÕES.

    B

    Em “[...] acreditando que a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de pronome relativo.

    ERRADO, POIS SE TRATA DE CONJUNÇÃO INTEGRANTE.

    O "QUE" QUANDO FOR ESSE TIPO DE CONJUNÇÃO SERÁ PRECEDIDO POR UM VERBO!! QUEM ACREDITA ACREDITA EM ALGO !!! ACREDITANDO NISSO

    O " QUE" , NESSA FRASE, INTRODUZ UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA!!!!

    C

    Em “[...] Bauman diz que apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de partícula expletiva ou de realce.

    ERRADA

    MESMA EXPLICAÇÃO DA LTERNATIVA "B", CONTUDO, O "QUE" É UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE QUE INTRODUZ UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.

    D

    Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito.

    ERRADA

    PALAVRA "SE" É PARTÍCULA APASSIVADORA OU PRONOME APASSIVADOR. VEJA:

    A IIQUIDEZ DO MUNDO É ESVAIDA PELO MUNDO!!!

    E

    Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional.

    CORRETO, O " SE' PODE SER UMA CONJUNÇÃO CONDICIONAL!!!!!

  • A

    Em “[...] traz consequências para os vínculos que são construídos [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção integrante.

    ERRADO, POIS SE TRATA DE UM PRONOME RELATIVO QUE RETOMA "OS VÍNCULOS)

    DICA: SE ANTES DO "QUE" TIVER UM NOME CERTAMENTE SERÁ PRONOME RELATIVO. FICOU EM DÚVIDA? TROQUE POR O QUAL OU SUAS VARIAÇÕES.

    B

    Em “[...] acreditando que a quantidade vai superar a qualidade [...]”, o termo em destaque tem função de pronome relativo.

    ERRADO, POIS SE TRATA DE CONJUNÇÃO INTEGRANTE.

    O "QUE" QUANDO FOR ESSE TIPO DE CONJUNÇÃO SERÁ PRECEDIDO POR UM VERBO!! QUEM ACREDITA ACREDITA EM ALGO !!! ACREDITANDO NISSO

    O " QUE" , NESSA FRASE, INTRODUZ UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA!!!!

    C

    Em “[...] Bauman diz que apelamos [...]”, o termo em destaque tem função de partícula expletiva ou de realce.

    ERRADA

    MESMA EXPLICAÇÃO DA LTERNATIVA "B", CONTUDO, O "QUE" É UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE QUE INTRODUZ UMA ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.

    D

    Em “[...] A liquidez do mundo moderno esvai-se pela vida [...]”, o termo em destaque tem função de índice de indeterminação do sujeito.

    ERRADA

    PALAVRA "SE" É PARTÍCULA APASSIVADORA OU PRONOME APASSIVADOR. VEJA:

    A IIQUIDEZ DO MUNDO É ESVAIDA PELO MUNDO!!!

    E

    Em “[...] se sentem seguros somente se conectados a essas redes. [...]”, o termo em destaque tem função de conjunção condicional.

    CORRETO, O " SE' PODE SER UMA CONJUNÇÃO CONDICIONAL!!!!!