SóProvas


ID
2094427
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Contra a mera “tolerância” das diferenças

Renan Quintanilha

    “É preciso tolerar a diversidade”. Sempre que me defronto com esse tipo de colocação, aparentemente progressista e bem intencionada, fico indignado. Não, não é preciso tolerar.

    “Tolerar”, segundo qualquer dicionário, significa algo como “suportar com indulgência”, ou seja, deixar passar com resignação, ainda que sem consentir expressamente com aquela conduta.

    “Tolerar” o que é diferente consiste, antes de qualquer coisa, em atribuir a “quem tolera” um poder sobre “o que tolera”. Como se este dependesse do consentimento daquele para poder existir. “Quem tolera” acaba visto, ainda, como generoso e benevolente, por dar uma “permissão” como se fosse um favor ou um ato de bondade extrema.

    Esse tipo de discurso, no fundo, nega o direito à existência autônoma do que é diferente dos padrões construídos socialmente. Mais: funciona como um expediente do desejo de estigmatizar o diferente e manter este às margens da cultura hegemônica, que traça a tênue linha divisória entre o normal e o anormal.

    Tolerar não deve ser celebrado e buscado nem como ideal político e tampouco como virtude individual. Ainda que o argumento liberal enxergue, na tolerância, uma manifestação legítima e até necessária da igualdade moral básica entre os indivíduos, não é esse o seu sentido recorrente nos discursos da política.

    Com efeito, ainda que a defesa liberal-igualitária da tolerância, diante de discussões controversas, postule que se trate de um respeito mútuo em um cenário de imparcialidade das instituições frente a concepções morais mais gerais, isso não pode funcionar em um mundo marcado por graves desigualdades estruturais.

    Marcuse1 identificava dois tipos de tolerância: a passiva e a ativa. No primeiro caso, a tolerância é vista como uma resignação e uma omissão diante de uma sociedade marcadamente injusta em suas diversas dimensões. Por sua vez, no segundo caso, ele trata da tolerância enquanto uma disposição efetiva de construção de uma sociedade igualitária. Não é este, no entanto, o discurso mais recorrente da tolerância em nossos tempos.

    Assim, quando alguém te disser que é preciso “tolerar” a liberdade das mulheres, os direitos das pessoas LGBT, a busca por melhores condições de vida das pessoas pobres, as reivindicações por igualdade material das pessoas negras, dentre outros segmentos vulneráveis, simplesmente não problematize esse discurso.

    Admitir a existência do outro não significa aceitá-lo em sua particularidade como integrante da comunidade política. É preciso valorizar os laços mais profundos de reciprocidade e respeito pelas diferenças, o que só o reconhecimento, estágio superior da tolerância, pode ajudar a promover, como ensinou Axel Honneth2

    Diversidade é um valor em si mesmo e não depende da concordância dos que ocupam posições de privilégios. Direitos e liberdades não se “toleram”. Devem ser respeitados e promovidos, por serem conquistas jurídicas e políticas antecedidas de muitas lutas.

    O que não se pode tolerar é o discurso aparentemente “benevolente” e “generoso” – mas na verdade bem perverso – da “tolerância das diferenças”. Ninguém precisa da licença de ninguém pra existir.

Disponível em:<http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/contra-a-mera-tolerancia-das-diferencas/>  Acesso em: 03 mai 2016. 

1 Marcuse: filósofo e sociólogo alemão, naturalizado norte-americano.

2 Axel Honneth: filósofo e sociólogo alemão.

Sobre os elementos coesivos destacados, é correto afirmar que, no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :B

    não é "esse" o seu sentido...o pronome retoma a tolerância.

  •  a) 4° parágrafo, em “... funciona como um expediente do desejo de estigmatizar o diferente e manter este...”, o pronome destacado retoma “desejo de estigmatizar o diferente”.

    Acredito que o pronome "este" esteja retomando "esse tipo de discurso". Marquei essa como certa e acabei me dando mal :(

     

    --> b) 5° parágrafo, em “... não é esse o seu sentido recorrente nos discursos da política.”, o pronome destacado retoma “tolerância”.

    Aqui realmente o pronome "seu" está retomando tolerância, pois quando iniciamos o parágrafo o autor fala sobre a toerância. Depois fala: "Ainda que o argumento liberal enxergue, na tolerância, (isso), não é esse o seu sentido recorrente nos discursos da política.

     

     c) 6° parágrafo, em “... isso não pode funcionar em um mundo...”, o pronome destacado retoma “a defesa liberal-igualitária da tolerância”.

    Aqui acredito também que o pronome esteja retomando a idéia anterior que é "respeito mútuo em um cenário de imparcialidade das instituições frente a concepções morais mais gerais"

     

     d) 7° parágrafo, em “... no segundo caso, ele trata da tolerância...”, o pronome em destaque retoma um dos “tipos de tolerância”.

    Retoma "Marcuse"

  • NÃO É ESSE O SENTIDO DA TOLERÂNCIA NOS DISCURSOS DA POLÍTICA