SóProvas


ID
2102092
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Há um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação ou mesmo em conversas cotidianas: “O carnaval de hoje não é mais o mesmo. Transformou-se em um grande empreendimento turístico. Perdeu a autenticidade.” Em seu sentido amplo, esse comentário aplica-se a diversas modalidades de cultura popular: não só às festas, mas também ao artesanato, à música, à dança, à culinária. Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia.

    Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares na qual estas são apresentadas sob o signo da perda. Supõe-se que elas conheceram em sua longa história um momento no qual teriam florescido na sua forma mais autêntica e próxima às expectativas daqueles que as produzem. Mas desde então, como consequência das transformações históricas e em especial da chamada modernização, essas formas socioculturais teriam cada vez mais perdido seus atributos definidores.

    Essa narrativa é seguramente poderosa e tem notável capacidade de convencimento. No entanto, um fantasma ronda os estudos sobre as culturas populares. Elas não desapareceram; continuam a existir e se reproduzir: festas regionais, como o bumba meu boi; as festas do Divino Espírito Santo; as festas de Reis; as inúmeras modalidades de música popular ou folclórica produzidas em diversas regiões do Brasil. Os exemplos podem se estender facilmente. O que importa assinalar, no entanto, é que essas formas de cultura popular continuam a ser produzidas no tempo presente e de modo criativo; e não parecem indicar, ao contrário do que se afirma obsessivamente, que estejam em processo de desaparecimento.

    O problema evidentemente não está na cultura popular, mas nas perspectivas que postulam sua existência arcaica e seu inevitável desaparecimento. Trata-se de um fantasma produzido pelos que se recusam a reconhecer que elas expressam visões de mundo diferentes.

    Muitas vezes, essas formas socioculturais estão associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”. Contudo, pesquisas de antropologia social ou cultural já demonstraram que as culturas populares, estejam elas situadas no mundo rural ou nas grandes cidades, desempenham funções sociais e simbólicas fundamentais para sua persistência e reprodução. Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade.

    As culturas populares não se constituem em agregados de traços culturais passíveis de serem inventariados. Elas consistem efetivamente em sistemas de práticas sociais. Os comentários usuais sobre uma suposta perda de autenticidade das culturas populares na atualidade esquecem que elas não são o espelho de nossas categorias e classificações; o que elas oferecem de mais interessante não é nem o testemunho de um passado remoto, nem a catástrofe de seu desaparecimento, mas invenções alternativas e atuais dos modos de estar no mundo.

(Adaptado de: GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Culturas populares: patrimônio e autenticidade”. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. BOTELHO, André e SHWARCZ, Lilia Moritz (org.) São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 136-139)

Muitas vezes, essas formas socioculturais estão associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”. (5º parágrafo)
Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a correção gramatical e, em linhas gerais, o sentido original, está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

     

    a) Arrumando a oração: Não é raro que essas formas socioculturais opunham-se à associação entre um mundo rural, o qual/que seria estável e harmônico, e um mundo urbano: industrializado e “inautêntico”. (O correto, na oração subordinada adjetiva explicativa, é o uso do "que" ou "o qual", pois este desempenha a função de sujeito na oração (basta fazer a seguinta pergunta: quem seria estável e harmônico? Resposta: Um mundo rural). Portanto, não se pode utilizar "no qual", pois esse pronome é utlizado para retomar lugar, tempo, e não sujeito de oração.

     

     

    b) Arrumando a oração: Não é raro que essas formas socioculturais estiveram associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”.

     

     

    c) Arrumando a oração: Não raro, associam-se essas formas socioculturais à oposição entre a estabilidade e a harmonia de um mundo rural e a "inautenticidade" de um mundo urbano industrializado. ("essas formas" é o sujeito do verbo "associar", pois na voz passiva sintética não há objeto direto, e sim, apenas, o sujeito)

     

     

    d) Correta

     

     

    e) Arrumando a oração: Não é raro que se associam essas formas socioculturais, opondo-as a dois mundos: o rural, estável e harmônico, e o urbano, que/o qual seria industrializado e inautêntico. (Mesmas observações da letra "a" e "c")

     

     

     

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  • Pensei numa maneira diferente com relação aos verbos:

     

     a) Não é raro que, essas formas socioculturais oponham-se à associação entre um mundo rural, o qual seria estável e harmônico e um mundo urbano: industrializado e “inautêntico”.

     

     b) Não é raro que essas formas socioculturais estejam associadas à oposição entre: um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”.

     

     c) Não raro, associam-se essas formas socioculturais à oposição entre a estabilidade e a harmonia de um mundo rural e a "inautenticidade" de um mundo urbano industrializado.

     

     d) Não raro, associam-se essas formas socioculturais à oposição entre um mundo rural, estável e harmônico, e um mundo urbano, industrializado e “inautêntico”.

     

     e) Não é raro que se associem essas formas socioculturais, opondo-as a dois mundos: o rural, estável e harmônico, e o urbano, o qual seria industrializado e inautêntico.

     

     

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    "Se der medo, finge que tem coragem e vai com medo mesmo."

  • a) ERRADO. Não é raro que, essas formas socioculturais oponham-se à associação entre um mundo rural, na qual seria estável e harmônico e um mundo urbano: industrializado e “inautêntico”.

     

    b) ERRADO. Não é raro que essas formas socioculturais estejam associadas à oposição entre: um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”.

     

    c) ERRADO. Não raro, associam-se essas formas socioculturais à oposição entre a estabilidade e a harmonia de um mundo rural e a "inautenticidade" de um mundo urbano industrializado.

     

    d) CERTO. Não raro, associam-se essas formas socioculturais à oposição entre um mundo rural, estável e harmônico, e um mundo urbano, industrializado e “inautêntico”.

     

    e) ERRADO. Não é raro que se associam essas formas socioculturais, opondo-as a dois mundos: o rural, estável e harmônico, e o urbano, (“onde seria” designa algo hipotético ou alguma incerteza, de modo contrário, o autor é enfático quanto a essa característica do mundo urbano, portanto a semântica é prejudicada) industrializado e inautêntico.

  • O verbo associar está como VTD? Pensei que seria um Pronome indeterminador do sujeito.

  • o verbo associar está como VTDI. Portanto concorda com o termo que "faria" a função de OD, já que o "se" é particula apassivadora..