SóProvas


ID
2102098
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Ao longo da vida percebemos que as pessoas sofrem, resolvem problemas, fazem escolhas, enfim, enfrentam a labuta do dia a dia. Com o tempo, sem saber ao certo a razão, desenvolvi um encanto por essa capacidade de ação dos meus semelhantes. Hoje, sei que existia nesse encanto que sentia o reconhecimento de que os seres humanos, na sua infinita batalha cotidiana, mereciam aquilo que só mais maduro poderia saber o que era – eles mereciam reverência.

    Dito nas palavras que aprendi com Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.): a vida dos seres humanos desperta em nós, quando olhamos com atenção, "terror e piedade", traços da tragédia grega, segundo o filósofo.

    A vida ficou clara na sua "essência" para mim quando entendi que somos como heróis da tragédia: combatemos até o fim, mas sempre seremos derrotados ao final. Não só a morte enquanto tal, mas as perdas, as frustrações, as mentiras, os amores impossíveis, dores de todos os tipos.

    Evidente que isso tudo é atravessado por uma profunda beleza e coragem que, às vezes, assim como que num ato de graça, conseguimos até tocar com as mãos. E essas duas, beleza e coragem, que considero irmãs de sangue, tornam ainda mais evidente o reconhecimento de que os seres humanos merecem reverência nessa labuta sem fim.

(Adaptado de: PONDÉ, Luiz Felipe. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2016/07/1790345-o-conflito-entre-obem-e-o-bem.shtml)

Atente para as afirmações abaixo.
I. Infere-se do texto que, desde a Antiguidade, o homem concorre com forças superiores a ele mesmo, nem sempre concretizando seus anseios, o que motiva o autor a expressar sua frustração a respeito dos seres humanos.
II. No terceiro parágrafo, o autor apresenta argumentos que justificam a afirmação de que a vida dos seres humanos assemelha-se à dos personagens da tragédia grega.
III. Para o autor, os seres humanos merecem profundo respeito por sua capacidade de ação, mesmo diante das dificuldades que a vida apresenta.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Infere-se do texto que, desde a Antiguidade, o homem concorre com forças superiores a ele mesmo, nem sempre concretizando seus anseios, o que motiva o autor a expressar sua frustração a respeito dos seres humanos. (ERRADO)

    A afirmação contradiz o seguinte trecho da linha 2: (...) desenvolvi um encanto por essa capacidade de ação dos meus semelhantes.

     

    II. No terceiro parágrafo, o autor apresenta argumentos que justificam a afirmação de que a vida dos seres humanos assemelha-se à dos personagens da tragédia grega. (CERTO)

    A afirmação é confirmada pelo seguinte trecho da linha 7: entendi que somos como heróis da tragédia: (....)

     

    III. Para o autor, os seres humanos merecem profundo respeito por sua capacidade de ação, mesmo diante das dificuldades que a vida apresenta. (CERTO)

    A afirmação é confirmada pelo seguinte trecho das linhas 10-11: (...) tornam ainda mais evidente o reconhecimento de que os seres humanos merecem reverência nessa labuta sem fim.

     

    GABARITO: d) II e III.

  • No gabarito oficial a resposta correta é a letra E

  • É mesmo!

  • Letra D - CORRETAS AS ALTERNATIVAS II E III:

    II - . No terceiro parágrafo, o autor apresenta argumentos que justificam a afirmação de que a vida dos seres humanos

    assemelha-se à dos personagens da tragédia grega. - CORRETA 

    "A vida ficou clara na sua "essência" para mim quando entendi que somos como heróis da tragédia: combatemos até o fim, mas

    sempre seremos derrotados ao final. Não só a morte enquanto tal, mas as perdas, as frustrações, as mentiras, os amores

    impossíveis, dores de todos os tipos."

    III - . Para o autor, os seres humanos merecem profundo respeito por sua capacidade de ação, mesmo diante das dificuldades que a vida apresenta. CORRETA

    "Evidente que isso tudo é atravessado por uma profunda beleza e coragem que, às vezes, assim como que num ato de graça,

    conseguimos até tocar com as mãos. E essas duas, beleza e coragem, que considero irmãs de sangue, tornam ainda mais evidente

    o reconhecimento de que os seres humanos merecem reverência nessa labuta sem fim."

    Obs.:  A alternativa I está errada e a justificativa pode ser observada no último parágrafo, uma vez que "os seres humanos merecem reverência nessa labuta sem fim" , inferindo-se  dessa forma admiração do autor e não frustração em relação aos seres humanos.

     

     

  • Assertiva 2 bem subjetiva.....