SóProvas


ID
2113294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue o item subsequente.


A partir da reputação da empresa no mercado, forma-se a percepção que as pessoas têm da empresa. Essa percepção representa a imagem corporativa no inconsciente coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Não seria ao contrário: a percepção forma a reputação?

  • Concordo, Marcelo. Achei que a palavra imagem no final tornou dúbia a afirmativa.

     

    Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • Valeu, Monica. Hoje (dois anos depois), tentei novamente e acertei. Acho que acertei porque ignorei (não lembrava mais) da lógica do meu comentário anterior, apenas aceitei a teoria da questão - que tenta trazer um raciocínio de fora pra dentro - reputação influencia percepção que resulta em imagem.

     

    Enfim, é tentar entender o que a banca quer. Da mesma forma que uma criança mimada querendo que você concorde com ela - vale qualquer raciocínio desde que seja aquele que agrada a ela.

     

    Obrigado por seus comentários, sempre enriquecedores.

  • Gab.: Errado.

    A meu ver, a questão está errada porque traz um inversão generalizada como verdade. Basta lembrar que "reputação" é o produto de identidade e imagem de uma empresa. E, também, é algo que leva bastante tempo para ter consistência. Dessa forma, não há como "a partir da reputação" formar-se a percepção (imagem) das pessoas. Embora seja algo possível para uma empresa bem establecida, o "a partir" da questão estabeleceu uma incoerência temporal. Sob essa lógica, para a reputação existir, então, é necessário que exista ANTES a interação da imagem/percepção do público e da identidade da empresa.