SóProvas


ID
2204941
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia trecho da entrevista com César Camacho, matemático peruano do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), sobre a falta de excelência acadêmica no Brasil, e responda à questão.

As universidades brasileiras federais padecem do mesmo mal de outras instituições latino-americanas: estão todas engessadas por regras que impedem a busca pelos mais talentosos. Os concursos públicos recrutam gente que terá sua vaga garantida até a sua aposentadoria, à revelia dos resultados obtidos ao longo do trabalho. Essas pessoas não podem ser dispensadas. O sistema em vigor ainda restringe a prova a quem fala português, uma limitação grave. Se você pode abrir seu leque de escolhas ao mundo inteiro, por que estabelecer uma norma que deixa de fora tantos estrangeiros?
Os países de maior sucesso acadêmico caçam as mentes mais brilhantes independentemente de fronteiras geográficas e vão longe. Esses são alguns dos nós na cartilha de gestão das universidades que refreiam o progresso da pesquisa no país.

(Veja, 28 de outubro de 2015. Adaptado.)

Sobre aspectos da linguagem e da construção do texto, analise as afirmativas.

I - A palavra mal está empregada no texto como adjetivo e sua forma no plural é males.
II - Em Esses são alguns dos nós na cartilha de gestão das universidades, o termo nós apresenta sentido de obstáculo, dificuldade.
III - Em Os concursos públicos recrutam gente que terá sua vaga garantida até a sua aposentadoria, à revelia dos resultados obtidos ao longo do trabalho., os pronomes que e sua funcionam como elementos coesivos e retomam o sentido do mesmo termo anterior.
IV - Os substantivos busca e escolhas são formados a partir do infinitivo dos verbos buscar e escolher, daí serem denominados deverbais.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • No item 2, o pronome possessivo (sua) refere-se a (vaga), não retoma sentido anterior.

    Achei a questão confusa.

  • O pronome posssessivo sua refere-se a vaga e não retoma termo anterior

  • III - Em Os concursos públicos recrutam gente que terá sua vaga garantida até a sua aposentadoria, à revelia dos resultados obtidos ao longo do trabalho., os pronomes que e sua funcionam como elementos coesivos e retomam o sentido do mesmo termo anterior.  

    O QUE e SUA, ambos retomam GENTE -     Que=Gente terá sua vaga.  Sua é um elemente anafórico, retoma o que já foi falado. 

    Quanto aos comentários de que Sua  não retoma termo anterior, discordo, porque SUA é um elemento ANAFÓRICO, retoma o que foi dito anteriormente. Os concursos públicos recrutam gente que terá sua vaga garantida até a sua aposentadoria.  Sua vaga, vaga de quem? da GENTE ( A vaga é de quem? da Gente que  passou no concurso.)  (... até a SUA aposentadoria. Aposentadoria de quem? de quem passou no concurso, ou seja, GENTE)

  • SE O PRONOME FOSSE ESTA, IRIA SE REFERIR A VAGA,  SENDO ASSIM, CATAFÓRICO.

  • O pronome possessivo "sua" concorda com "minha", mas retoma semanticamente o termo "a gente", portanto retoma sim o termo anterior, mas não concorda gramaticalmente com este.

  • Alguém pode me explicar o erro da I (já que é possível passar para o plural)?

  • Murilo, a palavra está emprega como substantivo (o mal) e não como adjetivo.