-
-
Sabemos que a alumina (Al2O3) é um óxido ácido e o Na(OH) é uma base. Quando misturarmos a base à bauxita a alumina reagirá com ela, fazendo uma reação do tipo: óxido ácido + base -> sal + água. Portanto teremos a formação de uma solução com aluminato de sódio. Já extraida a alumina da bauxita, descartamos o sólido restante. Teremos então apenas a a solução Al2O3.Na2O + H2O e induziremos a precipitação da alumina ao adicionarmos pequenos cristais de alumina nessa solução.
-
Al2O3 é um óxido básico...não há neutralização de nada, somente solubilização.
-
Correção: Alumina é um óxido anfótero
-
Fica claro que a resposta é letra B ao falar da sedimentação de um sólido ( que no caso significaria uma precipitação da alumina).
-
Então, na etapa A: o minério é misturado a uma solução aquosa de NaOH (solubilização)
na etapa B: recebe-se pequenos cristais de alumina e sedimenta o sólido.
Como produção de alumínio acontece com eletrólise(gasta energia), podemos descartar letra A.
letra D não tem nada haver, pois ele fala em neutralizar solos
Letra E, tbm se exclui pq acredito q para romper ligações necessita-se de grande quantidade de energia
Letra C, ele quer justamente tirar o sólido da jogada na 1 etapa.
Portanto, letra B atende justamente o que se descreve.
Espero q ajude!
-
A etapa A consiste na reação entre a alumina e o hidróxido de sódio, solubilizando a alumina. Ao se rejeitar a fase sólida, realiza-se uma purificação do material. Na etapa B, a adição de cristais de alumina sugere a existência de uma solução supersaturada, onde ocorre a precipitação de alumina hidratada. Ao se aquecer, obtém-se a alumina pura e anidra.
-
Pra mim, as questões de química e física deveriam ser apenas teóricas HAHAHAHA
-
O alumínio é formado por um único elemento, portanto, nesse caso, substância simples.
O gás carbônico tem como fórmula CO2, logo é formado por dois elementos. Dessa forma é considerado substância composta.
Letra B.
-
É o Processo Bayer, uma das etapas da produção comercial do alumínio a partir da bauxita. Vale a pena dar uma pesquisada sobre ele.
O alumínio não é encontrado puro na natureza. Seu principal minério é a bauxita (tem esse nome porque foi pela primeira vez encontrada em Les Baux-de-Provence, na França), que é uma mistura de óxidos e hidróxidos de alumínio, bem como de ferro e de outros metais em menores quantidades.
A 1ª etapa do processo é a "lavagem" da bauxita com NaOH. Apesar do nome, é uma etapa química, não física. Visa à formação do aluminato de sódio, que é solúvel em água. Há várias reações nessa dinâmica, a exemplo da formação de hidróxido de alumínio, que é posteriormente lixiviado com NaOH, formando o sal. A parte não solúvel dessa mistura é a impureza. (É a etapa A da questão).
A 2ª etapa é a obtenção da alumina (é a etapa B do texto). É a alumina (Al2O3) que irá para a eletrólise.
Só lembrando que tudo isso é muito caro: imagine toda a logística e todos os processos físicos e químicos envolvidos na mineração, no processamento do minério e na eletrólise. Daí a importância da reciclagem do alumínio (e o Brasil é líder mundial nesse quesito, aliás).
Gabarito : (B)
Nível de Dificuldade : Médio