-
Gabarito: A
Pronome reflexivo
A si próprio, a si mesmo
-
Indiquem para comentário. Please.
-
É o mesmo que falar: quando me acordei. Uns entendem que eu acordei normalmente, outros poderiam indagar: vc acordou a si mesma? Logo o correto seria dizer: quando acordei.
-
Resposta: A
A partícula SE, que pode ser também um pronome, possui várias formas de uso e chega a causar dúvidas em muitas pessoas na hora de escrever textos ou em provas. Veremos aqui suas principais funções:
Como PRONOME, o “SE” pode ser
a) Pronome Pessoal Reflexivo
Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.
Exemplos:
Maria cortou-se com uma tesoura.
Deitou-se mais cedo para descansar.
b) Pronome Pessoal Recíproco
O pronome recíproco é muito parecido com o reflexivo, mas neste caso a ação envolve dois sujeitos, em que ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada.
Exemplos:
Pedro e Maria deram-se as mãos.
Meus pais se amam profundamente.
c) Pronome Apassivador
Pode também ser chamado de partícula apassivadora/apassivante, e serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”.
O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa.
Exemplos:
Vendem-se casas.
Os livros que se extraviaram, foram restaurados.
d) Pronome Indefinido
Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome.
Exemplos:
Precisa-se de vendedor.
Vive-se um dia de cada vez.
FONTE: http://www.infoescola.com/portugues/funcoes-do-se/
Bons Estudos!
-
Não entendi isso : Nota-se uma ambiguidade oriunda do emprego incomum da forma passiva sintética.
Como assim:?????
-
-
Não concordo com o enunciado da questão. Se não quer passiva, então terá que ser necessariamente reflexiva? Não poderia ser ativa como está na letra E?
-
1- PRONOME REFLEXIVO: “A SI MESMO” viu-se no espelho, afastou-se do amigo
PRONOME REFLEXIVO ( TROCA POR A SI MESMO/A SI PRÓPRIO
JUSTIFICA-SE: ELE SE JUSTIFICA ( ELE MESMO) então é REFLEXIVO
A ÊNCLISE se justifica porque o "se" está APÓS o verbo.
sente-se socialmente isolada
PRÓCLISE ( pronome antes do verbo )
O rapaz se feriu ( a si mesmo )
CANSAR-SE (A SI MESMO)
VIU-SE NO ESPELHO
AFASTOU-SE DO AMIGO
JOSÉ FERIU-SE (A SI PRÓPRIO)
Levantar-se
-
RESPOSTA: a
1. A questão exige do candidato o conhecimento de duas das várias funções exercidas pela palavra se:
*.PRONOME APASSIVADOR: o se + uma terceira pessoa verbal,singular ou plural, em concordância com o sujeito. Exemplo: Não se pode querer passar no concurso do TJPE sem esforço”.
*.PRONOME PESSOAL REFLEXIVO:quando o objeto direto ouindireto representa a mesma pessoa ou a mesma coisa que osujeito do verbo.
Exemplo: “Ele se inscreveu para o concurso doTJPE”.
2. A alternativa ‘b’ traz “para que seja curada”, texto em que permanece a ideia de passividade em relação à alma, o que não atende ao comando do enunciado.
3. A alternativa ‘c’ traz “para que se sinta curada”, texto em que a forma verbal sentir-se está na voz ativa, porém subverte o sentido original.
4.A alternativa ‘d’ traz “para que a curem”, texto em que o verbo curar estána voz ativa, porém subverte o sentido original.
5.A alternativa ‘e’ traz “para que busque a cura”, texto em que a forma verbal busque está na voz ativa, porém subverte o sentido original.
6.Por fim, a alternativa ‘a’ traz para que “cure a si mesma”, revelando uma interpretação possível a partir do uso da palavra se não como pronome apassivador, mas como pronome reflexivo. A alma age e sofre simultaneamente o efeito da ação verbal, que é curar.
https://pt.scribd.com/document/349006705/Questoes-Comentadas
-
Seria um pronome reflexivo
A si próprio!!!
-
Gabarito: letra A
SÍNTESE DA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR ARENILDO:
Existem duas formas de interpretar a afirmativa, quais sejam:
1ª FORMA: O "SE" seria apassivador. Assim, a frase ficaria com o seguinte significado: “A alma tem suas dores, e para ser curada necessita de projetos e afetos.” VOZ PASSIVA.
2ª FORMA: O "SE" seria reflexivo. Assim, a frase ficaria com o seguinte significado: “A alma tem suas dores, e para curar a si mesma necessita de projetos e afetos.” VOZ REFLEXIVA.
Como o enunciado da questão fala: "Nota-se uma ambiguidade oriunda do emprego incomum da forma passiva sintética. Desse modo, NÃO entendendo a construção como passiva,.." Ou seja, o entendimento que se quer é o "SE" como pronome reflexivo( 2ª FORMA).
Assim, chegamos ao gabarito da questão!!!!!
Bons estudos.
-
Força!
Excelente Questão:D
-
Gab A
Reflexiva
-
Pronome reflexivo
A si próprio, a si mesmo
A questão não quer a forma passiva. Quando fala em ambiguidade, é pelo motivo de entender o “SE” como passiva sintética (pronome apassivador) ou Pronome reflexivo.
B- passiva analítica
C- “sinta” mudou o sentido
D-“curem” outras pessoas vão curar
E- “busque” é voz ativa
Gab. A
-
Achei o enunciado confuso, fiquei na dúvida se ele estava pedindo a voz passiva de uma forma mais nítida ou de estava pedindo a voz reflexiva.
-
Chatinha essa
-
IBFC e seus enunciados obscuros!!!
-
GABARITO: A)
Só analisar todas as opções.
A única que o sujeito exerce a ação sobre si próprio é a letra a, ou seja, a alma cura a si mesma, enquanto as outras a alma está sendo curada por algo ou alguém.
A questão pede para que a gente informe a opção que não esteja sendo passiva, ou seja, que a alma não esteja sendo curada, mas sim esteja "curando".
-
Não aguento mais ficar entre duas e marcar a errada com esses enunciados da IBFC!
-
Pergunta muito mal formulada.