SóProvas


ID
2288860
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

    Corrijam-me se eu estiver errado.

    A.  Tobias Barreto(,) em 1864, matriculou-se...
    B.  Fere norma-padrão. "morrendo no Recife"?,

    C. *Acho que o erro dessa está na vírgula: .." prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife,conquanto..." acho que o correto seria: prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano no Recife, conquanto... (Não separar o complemento nominal pela vírgula)

    D. Errada. Viajou à Bahia.*

    (E) Correta. Em 1851(Separar termo deslocado), Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857(explicar), foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana. [Tudo perfeito. Pois a vírgula foi empregada corretamente para separar um termo deslocado e para explicar.]

  • LETRA E

     

    A -  Tobias Barreto , em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869. ( Como colocado pelo colega Fernando não se separa o sujeito do verbo , logo o termo "em 1864 deveria estar entre vírgulas)

     

    B -  Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivães de órfãos e ausentes da localidade e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade. (Essa eu fiquei em dúvida , mas acredito que o erro seja pq o morrendo em Recife está entre vírgulas , quando se faz a pergunta "Quem está morrendo em Recife? = Tobias Barreto e não se separa o sujeito do verbo)

     

    C -  Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.  ( Diante de verbo não há crase)

     

    D -  Em 1861, Tobias Barreto viajou à Bahia a fim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.

     

    Macete:

    Vou a, volto da, então crase há!  ( Vou a bahia , volta da bahia )

    Vou a, volto de, crase para quê?

     

    Afim deAfinidade (Ex: Sou afim de você → você quer estar junto com a pessoa , logo o afim é junto kkk.

    A fim de -> finalidade

     

    "As raízes do estudo são amargas , mas os seus frutos são doces"

  • Cassiano, com todo respeito, estar "a fim de" no sentido de "estar com vontade de" (como no exemplo que você citou) é separado. "Afim" junto é só para adjetivo, significando algo semelhante, ou substantivo, significando um parente por afinidade. 

  • Afim

    Pode ser um adjetivo ou um substantivo. Enquanto adjetivo, se refere a coisas que são semelhantes, possuindo ligação. É sinônimo de semelhante, parecido, similar, análogo, conforme, próximo, vizinho,… Enquanto substantivo, indica pessoas que são parentes por afinidade, maioritariamente utilizado no plural: afins. Ex  afins em 1° grau. É sinônimo de parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, entre outras.

  • O erro da alternativa B está na expressão "escrivões".

     

    O plural de escrivão é escrivães.

  • Erros: 

    a) aonde (onde= lugar)

    b) escrivães (escrivões)

    c) à trabalhar (sem crase diante de verbo)

    d) viajou a Bahia (deve ter crase)

     

  • Para quem ficou em dúdiva na B, o plural de escrivão é escrivães e não escrivões. 

  • Outro erro da B está nas vírgulas

  • a) ERRADO. Tobias Barreto, em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.

     

    b) ERRADO. Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivães de órfãos e ausentes da localidade, e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade.

     

    c) ERRADO. Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se a trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.

     

    d) ERRADO. Em 1861, Tobias Barreto viajou à Bahia a fim de seguir a carreira eclesiástica, não suportando, porém, sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.

     

    e) CERTO. Em 1851, Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857, foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana.

  • Completando os estudos:

    Na alternativa A há mais um erro, além dos citados pelos colegas, qual seja:

    a) Tobias Barreto em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.

     

    Correto: Não se admite ênclise com particípio, logo o correto seria: tendo se formado.

     

    Bons estudos!

  • macete:

     

    VIM DA -------   CRASE HAVERÁ            ---HÁ CRASE--------------       ex:  Tobias Barreto viajou a Bahia (..)   FAZ-SE UMA SUBSTITUIÇÃO MENTAL, VIM DA BAHIA

     

     

    VIM DE ------    CRASE PRA QUE ?        ---NÃO HÁ CRASE-------       ex: nunca fui a Roma (..) FAZ-SE UMA SUBSTITUIÇÃO MENTAL, VIM DE ROMA

  • Ahh meus baianozim, TRE Ba ta pra abrir...a minha dica é em relação à crase no item D.

    QUEM VAI A FORMTALEZA, VOLTA DE FORTALEZA : vou a Fortaleza

    QUEM VAI A BANHIA, VOLTA DA BAHIA. vou à Bahia.

    QUEM VAI A ROMA, VOLTA DE ROMA. vou a Roma.

    se for determinado, tem crase: Vou à Roma oriental.

     

    SO  LEMBRANDO: crase antes de verbo.. Nuncas.rsrs

    GABARITO ''E''

  • Nesse tipo de questão para observar a normal culta, é válido seguir a seguinte ordem.

     

    Observar os verbos e suas regências >>> Observar os usos da crase >>> Observar as marcações das vírgulas.

    A - Tobias Barreto em 1864, .... 

    B - ... escrivões .... 

    C - ... pôs-se à trabalhar ...

    D - ...  afim de seguir ...

    E - Gabarito

     

    Fora os outros erros já apontados pelos colegas. Para ganhar tempo, encontrou um erro, pule para o próximo. FCC tem textos até nas alternativas.

  • a

    Tobias Barreto, (deveria ter uma vírgula) em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.( O correto seria onde , pois está fazendo alusão a um lugar definido, fixo.)

    c

    Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar (não se usa crase antes de verbo no infinitivo) como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.

    d

    Em 1861, Tobias Barreto viajou a Bahia (Volta da, crase há) afim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.

  • ...tão bom desempenho que, em 1857(explicar), foi designado para a cadeira...

    nao marquei a E pois entendi que a virgula deveria vir ANTES do "que" e nao DEPOIS dele...

    alguem saberia me explicar

  • Eu entendo que a vírgula depois do que se dá devido ao termo deslocado em 1857. A oração continua depois do termo deslocado.

    Na verdade a oração na ordem direta ficaria  : dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana em 1857.

    Se eu estiver errada, por favor me corrijam

  • Fiquei atrelado ao uso da virgula e errei a questão