SóProvas


ID
2293144
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um estudo publicado por um instituto de pesquisas indica que o debate político nas redes sociais mobiliza paixões, mas, na prática, resulta em quase nenhum entendimento, porque o ambiente virtual convida ao confronto irracional e à manutenção irredutível de opiniões − o que é a negação da política. O estudo evidencia que o melhor da política, entendida como a atividade por meio da qual se convence o outro a aderir a determinado ponto de vista, manifesta-se em sua plenitude principalmente no contato pessoal, olho no olho, situação em que os argumentos tendem a prevalecer aos punhos.
A pesquisa em questão foi feita nos Estados Unidos, mas pode-se presumir que seus resultados sirvam para o cenário brasileiro. Lá como cá, não é incomum que amigos rompam relacionamentos em razão da defesa de posições conflitantes.
De acordo com o instituto, 59% dos entrevistados disseram que as interações com quem sustenta pontos de vista divergentes nas redes sociais costumam ser “estressantes” − porque envolvem linguagem ofensiva e porque, muitas vezes, representam a possibilidade de ruptura com pessoas conhecidas − e “frustrantes” − uma vez que o outro lado não apresenta nenhuma disposição de ceder e não se extrai da conversa nada que se possa considerar aceitável para reflexão. Para 84%, as pessoas dizem nas redes sociais coisas que provavelmente não diriam numa discussão política travada numa conversa pessoal.
Para não perder os amigos por conta das paixões políticas, a maioria dos usuários das redes sociais diz que quando conhecidos postam comentários políticos dos quais discordam é melhor ignorá-los a alimentar uma discussão que, no mais das vezes, resulta em tensão.
Não obstante, um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.
Logo, não se trata de descartar as redes sociais como lugar para o debate político, pois é evidente que, especialmente entre os mais jovens, a interação virtual tornou-se a principal forma de comunicação. No entanto, por ora o que se tem não pode ser classificado de debate, mas de guerra.
(Adaptado de: A política nas redes sociais. O Estado de São Paulo, p. A3, 6/11/16) 

 Não obstante, um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.(5o parágrafo)
 
Considere as afirmações abaixo a respeito da frase em destaque.

I. Sem prejuízo do sentido, o segmento que revelaram maior gosto pelo envolvimento político pode ser isolado por vírgulas.

II. A locução que inicia a frase indica restrição ao que se afirmou anteriormente.

III. O segmento a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate está corretamente reescrito do seguinte modo: a inclusão de novas vozes são possibilitadas no debate pela internet.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • III- a inclusão de novas vozes É possibilitada PELO debate pela internet

  • Quanto aos itens I e II:

     

    Item I = ERRADO.

    O pronome relativo "que" introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. Se o trecho sublinhado viesse separado por vírgulas, teríamos uma oração subordinada adjetiva explicativa e o sentido da oração seria alterado.

    Com vírgula = expliCativa

    Sem vírgula = reStritiva

     

    Item II= CERTO.

    Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada.

    Logo, a locução que inicia a frase indica restrição ao que se afirmou anteriormente, pois a conjunção não obstante restringiu do universo da maioria dos entrevistados que um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.

     

     

  • Uriel, ao invés de tentar se sobrepor com comentários irrelevantes, apenas contribua com quem precisa de ajuda.
  •  

    II - (...) maioria dos usuários das redes sociais diz (...) é melhor ignorá-los a alimentar uma discussão que... .Ignorar o quê? Comentários políticos.

    Não obstante (não muito longe disso, acontece o aposto), um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político.

     

    Gabarito B.

     

    ----

    "Nunca vi alguém que nunca passou em concurso público, mas sim muito que desistiram".

  • Muito bem explicado hallyson, obrigado! 

     

  • Uriel  , Tu mata os colegas de rir porraa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Item  III- internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate  = debate em sentido global

                  a inclusão de novas vozes são possibilitadas no debate pela internet =  restringiu os debates feitos pela internet.

  • URIEL KKKKKKKKKKKKKKK......... Prova de concurso é só portugues? Nossaaaaaaaaaaaaa Não sabia disso!!! Acerte todas as questões e erre o restante da prova!! Verá que ela é realmente sua aliada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • NÃO OBSTANTE

     

     Não obstante, um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.(5o parágrafo)

     

     NO ENTANTO, um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.(5o parágrafo)

     

    1) Locução prepositiva concessiva: quando vem seguida de verbo no infinitivo ou quando inicia adjunto adverbial.

    - Não obstante estar angustiado, foi trabalhar.
    - Não obstante o estresse, foi trabalhar.

    2) Locução conjuntiva subordinativa concessiva: quando vem seguida de verbo no modo subjuntivo.

    - Não obstante estivesse estressado, foi trabalhar.

    3) Locução conjuntiva coordenativa adversativa: quando vem seguida de verbo no modo indicativo.

    - Estava exausto, não obstante foi estudar.

     

    GABA  B

  • COMPLEMENTANDO O QUE O MITO DISSE:

    Item I = ERRADO.

    O pronome relativo "que" introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. Se o trecho sublinhado viesse separado por vírgulas, teríamos uma oração subordinada adjetiva explicativa e o sentido da oração seria alterado.

    Com vírgula = expliCativa

    Sem vírgula = reStritiva

     

    Item II= CERTO.

    Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada.

    Logoa locução que inicia a frase indica restrição ao que se afirmou anteriormente, pois a conjunção não obstante restringiu do universo da maioria dos entrevistados que um em cada cinco entrevistados que revelaram maior gosto pelo envolvimento político disse interagir nas redes sociais para defender seus pontos de vista, e um terço deles entende que a internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate.

    Item III= ERRADO

    O enunciado trasporta a oração para a voz passiva de maneira errada. O verbo "ser" deveria está no singular, pois pela concordância verbal, o verbo concorda com o núcleo do sujeito, que nesse caso é "inclusão".

    Fica: A(adjunto adnominal) inclusão (núcleo do sujeito) de novas vozes (complemento nominal) é (VL) possibilitada pela internet (complemento nominal) (predicativo do sujeito)  no debate. (adjunto adverbial).

  • Uriel, acredito que sua ponderaçao sobre a assertiva III esteja incorreta

     

    Vejamos:

     

    internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate (Voz ativa)

     

    Transposiçao para a voz passiva analitica:

     

    A inclusao de novas vozes no debate é possibilitada pela internet. 

     

    A inclusao de novas vozes, é possibilitada pela internet, e nao pelo debate. 

     

    Foco e disciplina!

     

  • Letra A Não concordo com a questão: a palavra "pode" indica possibilidade. É possível? É. Não ficaria errada diante da norma culta. Muda a estrutura sintática? Muda, mas, aí, já é outra questão.
  • A  locução conjuntiva "não obstante" pode ser tanto adversativa (mas, porém) quanto concessiva ( apesar de). A sua identificação é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.

    #Deusnocomando 

  • Como disse daniele vasconcellos...

    Parabéns pela arrogância, ela não o salvou de passar no TRE imagino... rsrsrsr

  • Pegando pesado demais com o colega Uriel. Ele só deu a opinião dele. É notório o índice de queda nas provas de português no Brasil e português é sim uma aliada nos concursos públicos!!!

    Ele só falou fatos pessoal, em nenhum momento ele menosprezou ninguém. É uma matéria bem difícil e que requer estudos com qualidade!!

    Menos rixa e mais questões!!

  • Uriel: típico servidor do qual brasileiro nenhum precisa. O conhecimento pode ser alcançado, todavia a arrogância, intrínseca no caráter de determinados indivíduos, essa jamais muda. Se aquele você já alcançou, bem como seja seu aliado, este você está longe de atingir e será seu eterno inimigo, porquanto pessoas costumam desprezar tipos assim.

     

    Bons Estudos!!!

     

  • Não obstante da uma ideia de oposição pelo que sei errei por não ter voltado a questão.

     

  • Sem prejuízo do sentido

    Sem prejuízo do sentido

    Sem prejuízo do sentido

     

    P%&**, FCC!

  • 1) Locução prepositiva concessiva:  

    (Contradição, oposição, ressalva)  Embora, malgrado, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, etc.

    quando vem seguida de verbo no infinitivo ou quando inicia adjunto adverbial.

    - Não obstante estar angustiado, foi trabalhar.


    - Não obstante o estresse, foi trabalhar.

     

    2) Locução conjuntiva subordinativa concessiva:

    quando vem seguida de verbo no modo subjuntivo (dúvida, hipótese)

    - Não obstante estivesse estressado, foi trabalhar.

     

    3) Locução conjuntiva coordenativa adversativa:  (contradição, oposição)  = MAS

     quando vem seguida de verbo no modo indicativo (certeza)

    - Estava exausto, não obstante foi estudar

  • queria ver o comentário do Uriel, acho que ele apagou coff coff

  • I. SE ISOLAR ENTRE VÍRGULAS ALTERA O SENTIDO (oração adjetiva restritiva / explicativa)

    II. conjunções adversativas ou concessivas dão ideia de restrição (correta)

    III. a inclusão de novas vozes É possibilitada no debate. (o sujeito é inclusão, note que essa palavra não tem sentido partitivo, quantitativo como a “maioria de, maior parte de, alguns dos”

    Gabarito B.

  • 1)

    Sentido da oração seria alterado:

    O.S.ADJ.E = Com vírgula = expliCativa

    O.S.ADJ.R = Sem vírgula = reStritiva

     

    2)

    Não obstante é uma locução conjuntiva = restringiu

     

    3)

    (Voz ativa)=>  internet possibilita a inclusão de novas vozes no debate

     

    (Voz passiva analítica)=> A inclusão de novas vozes no debate É possibilitada pela internet.

  • Letra b.

    A I está errada, pois isolar a oração adjetiva com vírgulas significa alterar o sentido de restritivo para explicativo;

    a II está certa, pois “não obstante” foi usado com valor adversativo, para indicar algo contrário ao esperado;

    a III está errada, pois a inclusão... é possibilitada.

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana


     

  • Não obstante, um em cada cinco entrevistados que revelaram..... (verbo no pretérito perfeito do modo indicativo)

    NÃO OBSTANTE + Verbo no modo indicativo = sentido adversativo