SóProvas


ID
2293603
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

A sociedade do espetáculo

    Num admirável e recente livro de ensaios, a escritora Susan Sontag afirmou que “vivemos numa sociedade do espetáculo”. Segundo ela, cada situação deve ser transformada em espetáculo para ser real, ou seja, interessante para o público. A realidade perdeu o prestígio. A realidade só aparece representada de modo espetacular na mídia. A consequência disso é que os cidadãos da modernidade, consumidores da violência como espetáculo, adeptos da proximidade sem risco, se tornaram pessoas instruídas no cinismo.

    Mas quem são os cínicos? Os espectadores, os documentaristas da mídia? Ou, quem sabe, os próprios críticos da mídia? Para estes, é cômodo denunciar as imagens da violência culpando-as pelo que retratam. Ganham, assim, a suposta superioridade de quem estaria desmascarando um falso espetáculo, um truque em que todos caem. Com isso, a violência real acaba sendo poupada de qualquer condenação.

(Baseado em: CALLIGARIS, Contardo. Terra de Ninguém. S. Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 343)

As frases do primeiro parágrafo A realidade perdeu o prestígio. e A realidade só aparece representada de modo espetacular na mídia. podem constituir coerentemente um único período, sem prejuízo para o sentido. Para isso, a conexão entre elas deve ser feita por meio da expressão

Alternativas
Comentários
  • A realidade perdeu o prestígio, dado que a realidade só aparece representada de modo espetacular na mídia

    Trata-se de uma relação de causa e consequência: “O fato de... é pelo fato que...”.

     

    a) ERRADO. Concessiva.

     

    b) ERRADO. Concessiva.

     

    c) CERTO. Causal.

    Conjunções Subordinativas Causais: porque, porquanto, visto que, como (=porque), desde que, pois, dado que, já que, uma vez que, que (=porque), visto como.

    http://www.silabas.com.br/conjuncao/

     

    d) ERRADO. Final.

     

    e) ERRADO. Proporcional.

  • Eliezer...não é uma condicional....é CAUSAL!
    Vão ao comentário do Arthur Camacho.

  • Pode ser resolvida por eliminação, ja que A e B são concesivas ( a ocorrência nas frases é causa e consequência), nem a alternativa C, pois dá ideia de finalidade.
  • CAUSAL/EXPLICATIVA:                PORQUANTO,  PORQUE, UMA VEZ QUE, POIS, JÁ QUE, DADO QUE

     

     

    QUE = JÁ QUE, PORQUE

     

    TRISTE QUE ESTAVA NÃO FOI PASSEAR      

     QUE:   se for possível substituir  a oração “porque motivo”

     

    COMO       =     PORQUE,  ANTES DA ORAÇÃO PRINCIPAL

  • Note que temos uma relação de explicação entre ambas orações.
    A realidade perdeu o prestígio porque só aparece representada de modo espetacular na mídia. Logo devemos procurar um conjunção explicativa:
    a) E. Ideia de concessão, quebra de expectativas.
    b) E. Ideia de concessão, quebra de expectativas.
    c) C
    d) E. Ideia de finalidade.
    e) E. Ideia de proporcionalidade.

  • Descordo do gabarito, pois vejo que a correlação se dá de forma concessiva. Vamos a explicação: ora, a realidade perdeu o prestígio, muito embora a mídia a coloque de forma espetacular. Como podemos dizer que ela perdeu o prestígio, se a própria mídia a coloca de forma explendorosa?

    Por isso, acredito que a relação é de concessão.

    TENHO DITO!

  • Alexandre, a sua discordância está equivocada. Não tem nada de concessão. Não é que a realidade perdeu o prestígio, muito embora seja apresentada de espetacular. Na verdade, ela perdeu o prestígio, pois (dado que) agora ela só aparece de forma espetacular na mídia. Antes a realidade tinha prestígio, os fatos eram apresentados respeitando a realidade. Hoje não, tudo agora é especular. Qualquer besteira é um fato espetacular.

     

    Antes as pessoas postavam fotos apenas de jantares românticos quando iam em um restaurante requintado em situações específicas ou quando comiam um prato diferente. Hoje, qualquer pão com ovo merece todo "estardalhaço", toda pizzaria merece uma super postagem mostrando até uma realidade que não existe.

     

    Resumindo: Essas situações não têm mais prestígio, dado que todo mundo agora posta qualquer coisa.

  • A alternativa "C" é a CORRETA.

     A questão parte do seguinte trecho do texto: "A realidade perdeu o prestígio. A realidade só aparece representada de modo espetacular na mídia."

    Devemos formar um único período com as orações acima, inserindo a expressão que faria a conexão correta, sem prejuízo para o sentido original. 

    Podemos perceber que há um sentido de CAUSA entre essas orações. A segunda frase indica a causa ou o motivo de a realidade ter perdido o prestígio. Assim, para conectar corretamente essas ideias, a expressão escolhida precisa ter sentido de CAUSA

     

    Entre as opções, a única locução causal está na alternativa "C"dado que. Essa locução é equivalente a "já que", "visto que", "porque", "uma vez que", etc. A frase ficaria assim:

    → A realidade perdeu o prestígio, dado que [a realidade] só aparece representada de modo espetacular na mídia.

     

    Assim, a alternativa "C" é a CORRETA.

      

    Vejamos as opções incorretas:

     

     Alternativa "A": muito embora

    A expressão acima tem sentido de concessão, ou seja, introduz uma ideia contrária, mas que não é suficiente para eliminar o que se afirma na oração principal. Vejamos um exemplo:

    Embora chovesse, fomos à praia. → Normalmente preferimos ir à praia num dia de sol. É natural que alguém desista de ir à praia ao ver o céu nublado, ou num dia chuvoso. As ideias de "estar chovendo" e de "ir à praia" são opostas, mas o fato de chover não foi suficiente para eliminar a ida à praia. Essa é a ideia da oração concessiva.

    O uso de uma expressão concessiva modificaria o sentido original de causa.

     

    Alternativa "B": mesmo quando

    Essa é mais uma expressão concessiva, portanto seu uso modificaria o sentido original do texto.

     

    Alternativa "D": a fim de que

    Essa é uma locução conjuntiva final, que indica finalidade. O uso dessa expressão modificaria o sentido original.

     

    Alternativa "E": ao passo que

    Essa é uma locução conjuntiva proporcional, equivalente a "à medida que" e "à proporção". O uso dessa expressão introduziria um sentido de proporção, alterando a ideia original.

     

     

    FONTE: Professora Denise Carneiro