SóProvas


ID
2302657
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O cumprimento das normas da Lei Complementar nº 101/2000 será fiscalizado pelo controle externo de cada ente da federação. No que tange à fiscalização da escrituração das contas públicas, serão observadas se o ente público cumpre, entre outras, as seguintes normas da Lei Complementar nº 101/2000:
I. A demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.
II. As operações de crédito, avais e garantias, bem como os direitos e haveres do ente público, serão registrados em contas orçamentárias.
III. As receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos.
IV. As alienações e as aquisições de ativos somente serão realizadas quando incluídas no plano plurianual ou em lei que autorizar sua inclusão.
V. A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Copia e cola do seguinte artigo da LRF:
     

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

            I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; (Item V)

            II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

            III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;

            IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos; (Item III)

            V - as operações de crédito, as inscrições em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor;

            VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos. (Item I)

    bons estudos

  • Item II." As operações de crédito, avais e garantias, bem como os direitos e haveres do ente público, serão registrados em contas orçamentárias". O ítem trata do controle interno do Poderes , verificado no art. 74, CF

  • Queria tanto conseguir decorar esse artigo 50, mas eu mal consigo entede-lo. Assim, fica impossível decorar! :(

  • Vejamos os itens, um a um:

    I. Correto. Isso mesmo:

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das

    contas públicas observará as seguintes:

    VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos

    recursos provenientes da alienação de ativos.

    II. Errado. Isso é competência do controle interno! Quer ver?

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema

    de controle interno com a finalidade de: (...)

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos

    e haveres da União;

    E essa não é uma das regras de escrituração das contas públicas (que estão no artigo 50 da

    LRF).

    III. Correto. Essa sim está lá no artigo 50, inciso IV da LRF:

    IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos

    financeiros e orçamentários específicos;

    IV. Errado. Alienação e aquisições de ativos autorizados pelo PPA? Que viagem! Essa regra

    não existe!

    V. Correto. Vamos ver a literalidade da lei:

    I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos

    vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de

    forma individualizada;

    Esquematizando:

    Disponibilidade de caixa: registro próprio;

    Recursos vinculados: escriturados de forma individualizada (para destacá-los).

    Gabarito: D

  • Questão sobre algumas regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a escrituração das contas públicas.

    A essência da LRF é a responsabilidade na gestão fiscal. Nesse contexto, a Lei Complementar estabelece uma série de regras e vedações com vistas a fomentar o crescimento da receita e a controlar o montante da despesa pública.

    Além disso, a LRF reserva toda uma Seção para tratar da escrituração e consolidação das contas, conferindo maior transparência as contas públicas. Tendo esse contexto em mente, vamos analisar cada uma das afirmativas:

    I. Certa. Conforme art. 50 da LRF:

    “Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    (...)

    VI a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos."

    II. Errada. Essa alternativa tem vários erros.

    1º não encontra respaldo na LRF.

    2º os fatos contábeis descritos não precisam ser necessariamente registrados em contas orçamentárias, poderão ser registrados em outros tipos de contas como por exemplo: patrimoniais e de controle.

    3º não encontra respaldo na legislação aplicável.

    Acredito que o examinador quis confundir o candidato trazendo uma das finalidades do controle interno, de acordo com a CF88:

    “Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    (...)

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;"

    III. Certa. Conforme art. 50 da LRF:

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    (...)

    IV as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;"

    IV. Errada. A disposição correlata da LRF se refere a investimento e não a alienações e aquisições de ativos, conforme art. 50 da LRF:

    “Art. 5º  § 5º A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no § 1º do art. 167 da Constituição."

    V. Certa. Conforme art. 50 da LRF:

    “Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    I. a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;"

    Está correto o que se afirma APENAS em I, III e V.


    Gabarito do Professor: Letra D.