SóProvas


ID
2328964
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando-se que “ao trabalho na educação estão associados indicadores de sofrimento, adoecimentos e riscos” (BOTECHIA; ATHAYDE; In: BARROS, HECKERT; MARGOTTO, 2008, p. 43), faz-se necessário conhecer as condições e as dinâmicas desse trabalho, com o intuito de transformá-lo no sentido da produção de formas mais saudáveis. Tendo isso em vista, analise as afirmativas elencadas abaixo.

I) Um dos entraves existentes atualmente na luta por melhores condições de saúde dos trabalhadores da educação é a dificuldade de se efetuarem momentos de reunião nos quais é possível compartilhar as experiências de trabalho e empreender análises coletivas do mesmo.

II) Partindo do que preconiza a Clínica da Atividade, a experiência sensível é ponto fundamental para a compreensão da relação trabalho-saúde; desta forma, transformar e conhecer o meio de trabalho devem ser ações constituídas em um espaço dialógico entre os saberes acadêmicos e os saberes oriundos da experiência de trabalho nas escolas.

II). O conceito de gênero é uma ferramenta política e pedagógica fundamental quando se pretende elaborar e implementar projetos que problematizem as formas de organização social vigentes e as hierarquias e desigualdades delas decorrentes, que marcam, entre outras coisas, as relações de trabalho e os processos de saúde e doença.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) a intensificação do trabalho não permite esses momentos: Um dos entraves existentes atualmente na luta por melhores condições de saúde dos trabalhadores da educação é a dificuldade de se efetuarem momentos de reunião nos quais é possível compartilhar as experiências de trabalho e empreender análises coletivas do mesmo. V

    II) Partindo do que preconiza a Clínica da Atividade, a experiência sensível é ponto fundamental para a compreensão da relação trabalho-saúde; desta forma, transformar e conhecer o meio de trabalho devem ser ações constituídas em um espaço dialógico entre os saberes acadêmicos e os saberes oriundos da experiência de trabalho nas escolas. V

    II). O conceito de gênero é uma ferramenta política e pedagógica fundamental quando se pretende elaborar e implementar projetos que problematizem as formas de organização social vigentes e as hierarquias e desigualdades delas decorrentes, que marcam, entre outras coisas, as relações de trabalho e os processos de saúde e doença.V

  • "A Clínica da Atividade possui uma história recente no campo da análise do trabalho. Segundo Silva, Barros e Louzada (2011), tal perspectiva começou a se desenvolver no ano de 1990. No Brasil, as traduções das publicações de seu criador, Yves Clot, ainda estão ganhando corpo. A princípio, podem ser identificados dois livros (Clot, 2007a, 2010a), alguns artigos em livros coletânea (Clot, 2007b, 2011) e em periódicos científicos (Clot, 2006a, 2010b; Fernández & Clot, 2010), além de algumas entrevistas (Clot, 2006b, 2008), ressalvando-se que uma busca mais abrangente pode revelar textos não referidos aqui. Obviamente, sua produção acadêmica é bem mais vasta. Esta constatação mostra que a perspectiva da Clínica da Atividade ainda é pouco difundida no Brasil. Os textos já disponibilizados em português revelam uma enorme precisão conceitual e uma proposta metodológica rigorosa.


    Segundo Clot (2008), a Clínica da Atividade é tributária das teorias histórico-culturais em Psicologia e em Linguística. A primeira, elaborada por Lev Vygotsky, e a segunda, pensada por Mikhail Bakhtin. Dentre outros interlocutores, o autor francês também afirma sofrer influência de várias correntes teóricas da tradição francesa de análise do trabalho, mesmo que, em alguns casos, fazendo contrapontos a estas."


    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300009