SóProvas


ID
2334238
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Discussão – o que é isso?


    A palavra discussão tem sentido bastante controverso: tanto pode indicar a hostilidade de um confronto insanável (“a discussão entre vizinhos acabou na delegacia”) como a operação necessária para se esclarecer um assunto ou chegar a um acordo (“discutiram, discutiram e acabaram concordando”). Mas o que toda discussão supõe, sempre, é a presença de um outro diante de nós, para quem somos o outro. A dificuldade geral está nesse reconhecimento a um tempo simples e difícil: o outro existe, e pode estar certo, sua posição pode ser mais justa do que a minha.  

    Entre dois antagonistas há as palavras e, com elas, os argumentos. Uma discussão proveitosa deverá ocorrer entre os argumentos, não entre as pessoas dos contendores. Se eu trago para uma discussão meu juízo já estabelecido sobre o caráter, a índole, a personalidade do meu interlocutor, a discussão apenas servirá para a exposição desses valores já incorporados em mim: quero destruir a pessoa, não quero avaliar seu pensamento. Nesses casos, a discussão é inútil, porque já desistiu de qualquer racionalização

    As formas de discussão têm muito a ver, não há dúvida, com a cultura de um povo. Numa sociedade em que as emoções mais fortes têm livre curso, a discussão pode adotar com naturalidade uma veemência que em sociedades mais “frias” não teria lugar. Estão na cultura de cada povo os ingredientes básicos que temperam uma discussão. Seja como for, sem o compromisso com o exame atento das razões do outro, já não haverá o que discutir: estaremos simplesmente fincando pé na necessidade de proclamar a verdade absoluta, que seria a nossa. Em casos assim, falar ao outro é o mesmo que falar sozinho, diante de um espelho complacente, que refletirá sempre a arrogância da nossa vaidade.


(COSTA, Teobaldo, inédito)

Atente para as seguintes frases: 

I. O sentido controverso da palavra discussão, deve-se ao modo pelo qual costumam agir, os contendores, ao exporem seus argumentos. 
II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos. 
III. Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados. 
Quanto à virgulação, está inteiramente correto o que consta APENAS em  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

    Reescrevendo os itens de forma correta e colocando na ordem direta:

     

     

    * NÃO SE SEPARA O SUJEITO DO SEU VERBO.

     

     

    I. O sentido (SUJEITO) controverso da palavra discussão deve-se ao modo pelo qual os contendores (SUJEITO) costumam agir ao exporem seus argumentos.

     

     

    II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos. (CORRETA)

     

     

    ** O item "III" pode ser escrito de duas formas, sendo elas:

     

    III. Parece improvável quenuma discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados (SUJEITO).

     

    III. Parece improvável que numa discussão acirrada possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados (SUJEITO).

     

    *** A oração "que possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados" desempenha função de sujeito da oração acima. Uma dica é trocar a oração pela palavra "isso". "Isso parece improvável numa discussão acirrada."

     

    **** O adjunto adverbial " numa discussão acirrada" deve ser isolado por vírgulas ou não possuir vírgulas, pois, com apenas uma vírgula, haveria a separação do sujeito de seu verbo.

     

    ***** Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint31.php

     

     

     

    Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/questoes_e_dicas_para_concurso/

  • professores do QC ESTÃO DECEPCIONANDO A TURMA, CADE A PARTICIPAÇÃO DELES?

  • Obrigado pelo comentário André,professores do QC,comentem está questão por favor!!!

  • I. O sentido controverso da palavra discussão, deve-se ao modo pelo qual costumam agir, os contendores, ao exporem seus argumentos.

    Esse erro é normal da FCC - separar o sujeito do verbo.

    II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos. - Ordem inversa

    Dada a exacerbação dos ânimos,  há discussões nas quais os argumentos , por excesso de paixão, sequer são considerados. - ordem direta.

    Aposto explicativo = locução substantiva. Deve ser isolado por vírgulas! 

    III. Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados.

    Aqui encontramos dois erros : 

    1 - Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados.

    ​separou a conjunção do resto da oração :

    QUE : conj. Sub. Integrant ! Pecado capital número 6.

    2:Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados.

    O sujeito oracional ,que possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são  considerados, não pode ser isolado por vírgulas nesse caso , isso poderia acontecer se ele estivesse anteposto a oração principal.

    Separar sujeito da oração:  pecado capital número 1.

     

    Aluno do Professor Pedrosa ! - Manaus-AM

     

  • I. O sentido controverso da palavra discussão, deve-se ao modo pelo qual costumam agir, os contendores, ao exporem seus argumentos. ERRADA, NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO. NÃO HÁ ORAÇÃO INTERCALADA.

     

    II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos. CORRETA, SEPARA ORAÇÃO INTERCALADA

     

    III. Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados. ERRADA, NÃO SE SEPARA SUJEITO DE VERBO

  • Letra A

    I- A vírgula separou o sujeito do verbo. INCORRETA.

    II- As vírgulas separam o adjunto adverbial deslocado “por excesso de paixão” e o adjunto adverbial “dada a exacerbação”, este em posição final no período. Não seria obrigatório inserir as vírgulas quando o adjunto está ao final, mas contribui para a clareza. CORRETA.

    III- “numa discussão acirrada” é adjunto adverbial deslocado e deve vir entre duas vírgulas, não pode estar com uma vírgula só, pois acaba por separa o sujeito (a oração) do seu verbo. INCORRETA.

  • GABARITO A

    Não se separa SUJEITO de VERBO.

    Mais especificamente na opção 3, estamos falando de de uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva com função de sujeito da oração.