SóProvas


ID
2361220
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A água utilizada na manipulação de produtos é considerada matéria-prima de importância fundamental na obtenção de formas farmacêuticas líquidas e semissólidas. Para ser utilizada em preparações parenterais, podem ser adotados diversos mecanismos de purificação a partir do qual se obtém água com diferentes graus de pureza. Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A deionização (ou desmineralização como também é conhecido) da água é, na verdade, um processo de remoção de íons (cátions/ânions) através de um sistema de resinas trocadoras de íons. A água deionizada pode ter a eliminação parcial ou total de íons, de acordo com os métodos de eliminação escolhidos e o grau de remoção necessário.

    Com apenas o processo de remoção, a água deionizada obtida, retém suas substâncias orgânicas e inorgânicas sem carga elétrica. O que faz do líquido impuro, podendo ser utilizada nas indústrias com água de processo.

  • AGUA PARA INJETAVEIS - O processo de purificação de primeira escolha para injetaveis é a destilação, em equipamento cujas paredes internas sejam fabricadas em metal apropriado, como o aço inox AISI 316L, vidro neutro ou quartzo. Alternativamente,  pode ser obtida por processo equivalente ou superior à destilação para a remoção de contaminantes químicos e micro-organismos, desde que seja validado e monitorado quanto aos parâmetros estabelecidos. A água de alimentação deve ser, no mínimo, potável e, em geral, necessitará ser pré-tratada para alimentar os equipamentos. O processo é assim especificado em razão da robustez que tais equipamentos apresentam quanto à operação e ao desempenho. A água para injetáveis deve atender aos ensaios físico-químicos preconizados para a água purificada, além dos testes de contagem total de bactérias ≤ 10 UFC/100 mL, esterilidade, particulados e de endotoxinas bacterianas, cujo valor máximo é de 0,25 UE/mL.

     

    Água potável ---> Obtida de mananciais ou da rede de distribuição pública. --->  Limpeza em geral e fonte de alimentação de sistemas de tratamento.

    Água reagente---> Água potável tratada por deionização ou outro processo. Possui baixa exigência de pureza. --->  Lavagem de material, abastecimento de equipamentos, autoclaves, banho-maria, histologia, usos diversos.

    Água purificada ---> Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica. Pode ser obtida por osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente. --------------> Ausência de Pseudomonas e coliformes----->  Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral, análises clínicas, técnicas por Elisa, radioimunoensaio, aplicações diversas na maioria dos laboratórios, principalmente em análises qualitativas ou quantitativas menos exigentes (em %). Em CLAE (em %)

    Água ultrapurificada ---> Para análises que exigem mínima interferência e máxima precisão e exatidão. Baixa concentração iônica, baixa carga microbiana e baixo nível de carbono orgânico total. Água purificada tratada por processo complementar. ----> Ausência de Pseudomonas e coliformes. ----> Dosagem de resíduos minerais ou orgânicos, endotoxinas, preparações de calibradores, controles, SQR, espectrometria de absorção atômica, ICP/IOS, ICP/MS, espectrometria de massa, procedimentos enzimáticos, cromatografia a gás, CLAE (ppm ou ppb), biologia molecular e cultivo celular etc. Eventualmente em preparações farmacêuticas que requeiram água de alta pureza