SóProvas


ID
2368453
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“OS DESAFIOS DA VIDA EM SOCIEDADE”.
Crônica do Major Irlando.
O instinto gregário naturalmente nos impulsiona a viver em grupo. Ninguém há que consiga viver tal qual um ermitão, um eremita, insulado de tudo e de todos. Afinal, precisamos uns dos outros! Mas… como viver em grupo sem conflitos?
A vida em sociedade impõe condutas que vão desde o respeito ao próximo, até o cumprimento de todas as regras e normas que nos são apresentadas, como forma de fruirmos uma convivência pacífica e harmoniosa. Desta forma, não cabem atitudes individualistas, egoísticas, as quais apenas atendem aos anseios próprios. Assim, a vontade individual jamais poderá se sobrepujar à coletiva. Infelizmente, nem todos são dotados desse nível de entendimento e consciência, e disso resultam os problemas, as intrigas, os conflitos, enfim.
A grande maioria de nós ainda precisa de polícia, a fim de fiscalizar as nossas atitudes. A sós, tendemos a infringir, a violar! Obviamente, não podemos generalizar, mas o nosso nível evolutivo ainda não está suficientemente avançado de modo a possibilitar-nos condutas retas, probas e dignas, em todos os aspectos.
Como o nosso orbe está sempre apresentando uma densidade demográfica exorbitante, pois atualmente já somamos mais de sete bilhões de seres humanos, urge a necessidade de uma mudança de atitude comportamental, de todos nós, a qual nos levará a uma convivência agradável, minimizando os inúmeros conflitos sociais.
Sócrates (370 a. C.), o eminente filósofo grego, já nos convidava à viagem interior, através da qual analisaríamos não os fatores externos que permeiam nossas vidas, mas a nossa essência espiritual, possibilitando o descobrimento das nossas mazelas morais para as trabalharmos, num eterno processo de burilamento do nosso caráter, da nossa personalidade. Diante do Oráculo de Delfos, o referido filósofo se deparou com uma frase inquietadora: “Homem, conhece-te a ti mesmo!” Isso nos levaria a essa autoanálise, ao autodescobrimento para, a partir daí, buscarmos seguir o valioso ensinamento de Santo Agostinho: sermos hoje melhores do que fomos ontem, e amanhã melhores do que estamos sendo hoje!
Sabemos que qualquer mudança no campo social se dá a longo prazo, porque envolve hábitos e costumes, os quais, via de regra, necessitam de tempo para serem alterados. Contudo, que possamos encetar os primeiros passos, buscando fazer a nossa parte, acreditando que estaremos semeando não para nós, mas, quiçá, para nossos descendentes, a fim de contribuirmos para um mundo melhor.
Texto adaptado. Fonte: http://macaubasonoff.com.br/os-desafios-davida-em-sociedade-cronica-do-major-irlando/

Em relação ao excerto “Contudo, que possamos encetar os primeiros passos, buscando fazer a nossa parte, acreditando que estaremos semeando não para nós, mas, quiçá, para nossos descendentes, a fim de contribuirmos para um mundo melhor.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro da alternativa C?

    É por causa do "buscando fazer"?

  • ERRO DA   C)  buscando   não esta conjugado. 

    buscando fazer  
     

  • C. Todo o excerto indica uma situação hipotética. Isso é possível verificar tendo em vista as formas verbais que, em alguns casos, apesar de estarem conjugadas no tempo presente, indicam futuro.

     

    Onde?

  • Quem está buscando, semeando (presente que remete ao futuro)? Nós.

  • a)  Todo o excerto indica hipótese, pois todos os verbos se encontram conjugados no modo subjuntivo. [verbos no infinitivo também]

     

    b) Todo o excerto indica uma situação hipotética. Isso é possível verificar tendo em vista as formas verbais que, em alguns casos, apesar de estarem conjugadas no tempo presente, indicam futuro. [possamos - presente do subjuntivo] CORRETA

     

    c) “Possamos encetar”; “buscando fazer” e “estaremos semeando” são locuções verbais em que um dos verbos é o auxiliar conjugado, e o outro verbo está em sua forma nominal. [“buscando fazer" estão nas formas nominais - gerúndio e infinitivo]

     

    d) O verbo “contribuirmos” é um infinitivo conjugado, portanto, denominado infinitivo impessoal[verbos no infinitivo pessoal - flexionados]

     

    e)   Como a maioria dos verbos encontram-se em sua forma nominal impessoal, é impossível identificar um sujeito nesse excerto [verbos no infinitivo pessoal - flexionados]

  • Como muita gente "temos" marcado a letra C:  

    ):

    Conjunção Verbal: conjunto formado por um verbo auxiliar + um verbo principal

    buscando (verbo auxiliar está no gerúndio) e não pode, segundo a tal da gramática !!!

    O verbo principal ("fazer"): vem sempre em uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

    O verbo auxiliar ("buscar"): vem normalmente conjugado em um dos modos (indicativo, subjuntivo ou imperativo)

    etc..

    etc..

     

  • Essa banca tem muitas falhas no meu humilde ponto de vista, mas trabalha bem as questões de morfologia. Gostei.

  • B- TEMPO : futuro do presente. 

     

  • Não entendi a letra C. alguém explica? vejamos:

    formas nominais do verbo são : o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO.

    Aí a letra C diz: “Possamos encetar”; “buscando fazer” e “estaremos semeando” são locuções verbais em que um dos verbos é o auxiliar conjugado, e o outro verbo está em sua forma nominal.

    então buscando, estaremos e possamos não é auxiliar conjugado? e encetar, fazer e semeando não é verbo nominal?

    não estou vendo o erro.

  • Ana Carolina,

    Entendi na letra "C": “buscando fazer”  as dois verbos estão nas formas nominais. Ao contrário do que afirma na questão que um deles é "auxiliar conjugado".

    Buscando = Gerúndio

    Fazer = Infinitivo.

  • Encardido Dias  mas gerúndio não é conjugado??? buscando o verbo não está conjugado? não entendi.

  • Ana Carolina, boa noite! Eu acho que o erro é que o verbo fazer não forma locução, sendo assim ficam dois verbos independentes!  

    Ainda estou aprendendo essas regrinhas mas é por aí... corrijam-me se estiver errado

     

    Bons estudos

  • Também marquei letra "C" mas acho que agora consegui entender o erro da questão.

    --> As formas nominais do verbo são o gerúndio, infinitivo e particípio.

    --> As formas nominais NÃO apresentam flexão de tempo e modo.

    --> Logo:

    possamos encertar: conjugado + infinitivo (nominal)

    buscando fazer: gerúndio (NOMINAL) + infinitivo (NOMINAL)

    estaremos semeando: conjugado + gerúndio (nominal)

    Acho que é isso.

     

     

     

  • A) todos os verbos não estão conjugados no modo subjuntivo. Temos gerúndio, infinitivo, etc.

    C) os verbos auxiliares não estão conjugados pois são infinitivos impessoais compondo uma locução verbal (não flexiona).

    D) infinitivo impessoal não conjuga.

    E) não há maioria de verbos na forma nominal (infinitivo) impessoal.

  • É como já foi dito: na letra "C": “buscando fazer” as dois verbos estão nas formas nominais. Ao contrário do que afirma na questão que um deles é "auxiliar conjugado".

    Buscando = Gerúndio

    Fazer = Infinitivo

  • Para quem ficou entre a A e a B, cuidado com as entrelinhas. a letra A falava que TODOS os verbos estavam conjugados em uma forma só

    Bons estudos!

  • Na alternativa E eu li "é possível identificar um sujeito" ... Droga