SóProvas


ID
2374180
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CRAVO-DA-ÍNDIA CONTRA DENGUE E MALÁRIA
Adaptado de: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0266-Cravo-da
india-contra-dengue-e-malaria.html Acesso em: 25 fev 2017.
        Mosquitos são responsáveis por transmitir diversas doenças como malária, encefalite, dengue, febre amarela e filariose. Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade, é comum a proliferação de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Anopheles darlingi. No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue. [...] De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um quinto (1/5) da população mundial tem risco de contrair dengue. Já o mosquito Anopheles darlingi é o maior transmissor da Malária no Brasil, principalmente na região Amazônica [...].
        Até então não foi encontrada uma vacina que tenha resultados significativos na imunização da dengue ou malária. Assim, o controle da população dos mosquitos transmissores torna-se uma arma importante no combate a essas doenças. Diversas substâncias têm sido estudadas como inseticidas, uma vez que os mais usados atualmente vêm perdendo sua eficiência à medida que os mosquitos aumentam as suas resistências.
        A flor do cravo-da-índia, ou simplesmente cravo, é usada como especiaria desde a antiguidade. Na culinária brasileira está bastante presente, devido ao aroma e sabor característicos. Na medicina, o cravo é conhecido por ter propriedades bactericida, fungicida e mesmo antiviral. Pelas suas diversas particularidades, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estudaram o efeito larvicida do cravo-da-índia.
        Para teste de larvicida, foi utilizado o cravo-da-índia em três formas: solução aquosa, extrato com metanol e o eugenol. A criação de Aedes aegypti foi realizada em um insetário no Inpa, [...] foram mantidos em gaiolas teladas onde eram alimentados com uma bola de algodão embebida em uma solução de açúcar. As fêmeas recebiam também refeições de sangue de hamsters duas vezes por semana e depositavam seus ovos em copos de plástico. Nesses copos, continham 20 ml de água e eram cobertos com tiras de papel filtro. As tiras de papel com ovos eram desidratadas e armazenadas no próprio insetário. Para obter larvas, as tiras de papel foram transferidas para recipientes esmaltados contendo água, onde os ovos alcançavam o estágio de larva em quatro dias.
        Após os ovos passarem para o estágio de larva, eram testadas as soluções de cravo como larvicida. Em diferentes recipientes contendo as larvas foram colocadas diferentes concentrações da solução aquosa cravo, extrato de cravo com metanol ou o eugenol. Em seguida, foi contado o número de larvas mortas em cada recipiente após 24, 48 e 72 h de exposição. Esse procedimento foi realizado cinco vezes para confirmar os resultados [...]. Os resultados dos testes com as soluções de cravo mostraram que a solução aquosa tem maior poder larvicida, matando quase todas as larvas de mosquitos de A. darlingi e de A. aegypti após 24 h de exposição. O extrato metanólico de cravo levou 72 h para matar aproximadamente a mesma quantidade de larvas de A. darlingi e eugenol levou 48 h para matar as larvas de A. aegypti. 

Quanto aos recursos de construção de sentido e correção do texto, analise as proposições a seguir:
I. Leia: “Diversas substâncias têm sido estudadas como inseticidas, uma vez que os mais usados atualmente vêm perdendo sua eficiência”. Os verbos ter e vir aparecem acentuados, o que confere correção ao período, pois seus sujeitos estão na terceira pessoa do plural.
II. A crase presente em “Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade, é comum a proliferação de mosquitos”, seria dispensada se ao invés de umidade, tivéssemos a palavra “aquosidades”.
III. A vírgula presente em: “No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue” justifica-se por estar separando duas orações coordenadas.
IV. Em “Na culinária brasileira, o cravo está bastante presente devido ao aroma e sabor característicos”, o termo “característicos” está no masculino por concordar com o substantivo masculino “cravo”.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa III-  A vírgula está sendo usada para separar um adjunto adverbial antecipado. 

    Alternativa IV- O termo  "característicos" está concordando com  os termos "aroma e sabor". 

  • III) Errada porque para serem duas orações seria necessário ter dois verbos, pois toda oração se estrutura em torno do verbo, neste caso temos apenas um, o verbo ser (é).

  • I. CORRETA

    II.CORRETA.

    III. ERRADA = A vírgula é usada para marcar a presença do adjunto adverbil longo deslocado.

    IV. ERRADA = O adjunto adverbial “característicos” está no masculino por concordar com o complemento nominal "ao aroma e sabor".

  • Alguém pode me socorrer?

    A segunda está correta pq se trocassemos -- Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade (por aquosidades), é comum a proliferação de mosquitos -- devido a palavra estar no plural e à singular significa que não foi particularizada pela crase?

    Seria isso?

  • Dayves, não sei se foi isso que vc quis dizer, mas 'aquosidades' está no plural, e não ocorre crase antes de 'a' singular que antecede palavra no plural.

  • Está concordando com aroma e sabor.

  • Como eu não faço ideia se teria a crase ou não na segunda alternativa, eu fui por eliminação.

    A I - Alternativa está correta, pois TÊM E VÊM com o acento circunflexo concorda com a 3º pessoa do plural. Enquanto TEM e VEM sem acento concordam com a 1º pessoa do singular. 

    II - 

    III-  A vírgula está sendo usada para separar um adjunto adverbial antecipado. Sem falar que só tem um verbo, logo não pode ser uma oração.

    IV - "Característicos" está concordando com o substantivo mais próximo dele: "Sabor".

    Logo eliminei de cara as altermativas que não tinham a alternativa 1º PORQUE a 1º eu sabia que estava certa, assim ficou mais fácil de avaliar as demais alternativas. 

    Isso não é aprendizagem é macete mesmo! 

    CORRETA: (A)

     

    #SONHANDOCOMAPOSSE 

     

  • nunca  ouvi falar em adjunto adverbial ´´antecipado`` ou ´´deslocado`` o que isso gente???  deslocado,antecipado, cada dia surgem termos diferentes. 

  • Vitor Ferreira, adjunto adverbial antecipado/deslocado é quando o adjunto não está na sua ordem original.

     

    Por exemplo:

    A menina(sujeito) brinca(verbo) de boneca na rua(adjunto adverbial de lugar). (ordem direta da frase => S.V.C).

     

    Na rua(adjunto adverbial deslocado) a menina brinca de boneca. (ordem indireta da frase)

     

    Espero que tenha compreendido!

  • II- Ficaria "a aquosidades", ou seja, só teriamos preposição antes da palavra "aquosidades", pois, caso usassemos artigo, teria que ser no plural "as" e não "a" no singular..

  • BOA  QUESTÃO.Isaias TRT

  • Isso que eu chamo de questão inteligente

  • III - ERREI, porque esqueci do detalhe que em cada oração tem que ter um verbo. 

     

    Por isso fui na D, mas o GAB é A mesmo.

  • Para os que ainda têm dúvidas tentarei ajudar. É o seguinte toda vez que um advérbio estiver no inicio da oração é chamado de termo deslocado. Por que isso ocorre? É que a ordem natural do advérbio é estar no final da frase depois do verbo. Mas devemos prestar atenção que pode haver advérbios no inicio da oração sem vírgulas por quê? Acontece que alguns  gramáticos dizem que os de pequena extensão (até três palavras) é opcional colocar a vírgula, porém os de grande (acima de tres) devem ser com vírgula. Portanto é assim que está. Espero ter ajudado.

  • ...aroma e sabor característicos.

    Correta A

  • GABARITO A

     

    Ganhando tempo de prova: 

    - Você fez a alternativa 1 e viu que ela tem certeza que tá certa...

       nas opções:  só tem as alternativas 1 e 4 com essa opção...sendo que na 1 e na 4 a alternativa 2 se repete ,ou seja, se vc tem certeza da 1ª, a 2 consequentemente tá certa... 

    então só resta analisar a alternativa 3. (que tá errada pois  A vírgula está sendo usada para separar um adjunto adverbial de lugar antecipado.) 

     

    Quando o adj. adv. Deslocado tem mais de 3 palavras o uso da virgula é obrigatório.

     

    Se a questão dissesse:

    No Brasil , o Aedes aegypti é o maior causador da dengue”   -> uso da vírgula seria FACULTATIVO. (menos de 3 palavras)

     

                             A ordem correta da frase é essa abaixo :

    “o Aedes aegypti é o maior causador da dengue no brasil em em outros países. ”

     

    Por isso uso da vírgula é obrigatório:    

    No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue”

     

     

  • EXPLICANDO a III:

    No Brasil e em outros países = FRASE, s/ verbo.

    o Aedes aegypti É o maior causador da dengue = ORAÇÃO, verbo ''ser''.

     

     

  • Achei estranha essa alternativa da crase, uma vez que o autor usou "devido ao calor e aa umidade"  (artigo e preposição nas duas palavras)

    Caso se retirasse o acento indicativo de crase, seria retirado o artigo de "à umidade", mas a conjunção e separa elementos coordenados, e antes ele tinha utilizado o artigo em ao calor, então deveria usar o artigo novamente no outro termo coordenado, ficaria às aquosidades, mas como o artigo está no singular não daria pra fazer essa concordância, dessa forma não teria como dispensar o acento indicativo de crase.

    Acredito que essa questão caberia recurso.

  • GABARITO A

     

    Crase - Casos Proibidos

     

    1 - Antes de substantivos masculinos

    andar a pé ; dinheiro a rodo

    Exceção: quando se subentende: à moda de, à maneira de, faculdade, universidade, empresa, companhia.

    Exemplos:
    Concedeu privilégio à Ford
    Vestiu-se à Pierre Cardin

     

    2 - Antes de verbo

    Aprender a ler

     

    3 - Antes do artigo indefinido uma e dos pronomes que não admitem o artigo a (pronomes pessoais, indefinidos, demonstrativos, relativos)

    não me submeto a uma exigência dessas ; a mim, a ela, a si, a V.Exa ; a nenhuma parte ; a cada uma ; a qualquer hora ; a uma hora qualquer ; a ninguém ; a nada ; a certa hora ; a essa hora ; a quem respeito ; a cuja autoridade admiro

     

    4 - Antes de numerais

    de 12 a 20 ; de 1990 a 2008

    Exceto para horários.

    Exemplo:
    O avião sairá às 14h.

     

    5 - Entre substantivos idênticos

    cara a cara ; gota a gota ; de parte a parte

     

    6 - Quando está sozinho antes de palavra no plural

    a obras ; a pessoas ilustres ; a conclusões favoráveis

     

    7 - Antes de Nossa Senhora e nomes de santas

    Apelava a Nossa Senhora e a santa Clara

     

    8 - Depois de preposições

    após as aulas ; ante a evidência ; conforme a ocasião ; contra a maré ; desde a véspera ; durante a palestra ; entre as palmeiras ; mediante a força ; para a paz ; perante a sociedade ; sob a jurisprudência ; sobre a questão do acordo ; segundo a lei

     

    9 - Antes da palavra casa quando se refere ao próprio lar

    Voltara a casa pois esquecera o cartão.

     

    10 - Antes da palavra terra quando se opõe a bordo

    Assim que desembarcaram, desceram a terra.

     

    11 - Quando antes do feminino se subentende o artigo indefinido uma

    Encontrava-se presa a terrível melancolia

    Subentende-se: Encontrava-se presa a [uma] terrível melancolia

     

    12 - Antes de lugares que não admitem o artigo a

    Fui a Brasília, a Belém, a Recife, a Paris e a Roma

  • a)

    Estão corretas apenas as proposições I e II. 

  • 'aquosidades' está no plural, e não ocorre crase antes de 'a' singular que antecede palavra no plural.

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita