SóProvas


ID
2381053
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    O altruísmo ainda tem lugar no mundo contemporâneo?

      O altruísmo tem por base a preocupação de um ser humano para com outro ser humano. Este sentimento está cada vez mais raro e menos valorizado no mundo atual. Vivemos em uma sociedade onde ações, gestos e preocupações de um indivíduo para com seu semelhante estão se tornando exceções, quando na verdade deveriam ser a regra. Hoje percebemos um grande egoísmo do homem em tudo o que faz, e em todas as coisas e objetivos que quer atingir. Em nosso dia a dia valorizamos muito pouco os pequenos gestos de ajuda e colaboração.

      Vejam os casos relatados diariamente nos jornais e nas TVs, o ser humano não pensa a longo prazo, pois o que hoje acontece com o outro um dia poderá acontecer com você. O curioso é que as manifestações de altruísmo surgem quando nos deparamos com grandes tragédias. Nesses casos, como nos terremotos do Haiti e do Japão ou das enchentes no Rio de Janeiro, existe uma grande comoção, todos procuram notícias, tentam ajudar e são solidários com as pessoas afetadas.

      Esses casos nos levam às seguintes questões: Será que ainda podemos acreditar que é possível melhorar a sociedade em que vivemos? Será que ainda há esperança de um dia vermos os seres humanos preocupados com outros seres humanos? Por que o sentimento de solidariedade se manifesta, com grande ênfase, nos casos de tragédias de grande repercussão e muito pouco nos pequenos acontecimentos de nosso cotidiano?

      Infelizmente ser altruísta está fora de moda, ter preocupação com seu semelhante parece que não acompanhou a velocidade das mudanças da sociedade contemporânea, a internet e as redes sociais substituíram o contato pessoal e aquele bom papo onde duas ou mais pessoas se conheciam, ficavam amigas, contavam seus problemas e se ajudavam mutuamente.

      A banalização dos crimes e do “vou conquistar o que quero a qualquer preço”, mesmo que tenha que passar por cima de alguém, está deteriorando valores que faziam a vida ser mais justa, mais fraterna e mais humana. Ser solidário, companheiro, amigo e altruísta, entre tantos outros bons sentimentos, precisam ser resgatados para que se possa pensar, em longo prazo, numa sociedade onde sejamos menos desiguais e mais fraternos.

(Disponível em: http://tribunadoreconcavo.com/o-altruismo-ainda-tem-lugar-no-mundo-contemporaneo/. Editado por Tribuna do Recôncavo| Blog do Rossano.)

Em relação à sintaxe, dentre os segmentos destacados a seguir, todos apresentam verbos equivalentes quanto ao papel que representam junto ao predicado que compõem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nas três primeiras alternativas constam verbos de ligação - ''são'', ''está'', ''é'' -, diferentemente da última opção, na qual há um verbo indicativo de ação, ''vivemos.''

     

    Gabarito D

  • A) Predicativo sujeito, VL

    B) Predicativo sujeito, VL

    C) Predicativo sujeito, VL

    D) Predicativo nominal,VI

     

  • VL, VL, VL e VI.

  • Verbo intransitivo, ou seja, predicativo nominal que traz ideia de lugar. Vivemos onde? em uma sociedade...

  • V.L, V.L, V.L e V.I

  • Nas letras A, B e C, temos os verbos de ligação “são”, “está” e “é” e seus respectivos predicativos “solidários”, “raro” e “que as manifestações ...”.

    Na letra D, o verbo “viver” é intransitivo. A ele está associado o adjunto adverbial “em uma sociedade...”.