GABARITO LETRA C
Modelos de práticas de Relações Públicas
1º modelo - É o modelo mais antigo e o mais predominante, produzido por agência ou assessoria de publicidade. É o que chamamos de publicity, sob o prisma estadunidense. Publica anúncios sobre a organização na mídia para despertar atenção do público. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas de propaganda e marketing.
2º modelo - Caracterizado como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia standard e de meios específicos. Pode ser chamado “difusão de informações” ao público.
3º modelo - É o “assimétrico de duas mãos” e inclui o uso de pesquisa e de outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular o público. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não o público. É uma visão que visa tão somente aos interesses da organização, sem se importar com os interesses do público.
4º modelo - É o “simétrico de duas mãos” e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com públicos estratégicos e, nesse sentido, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).
Fonte: http://books.scielo.org/id/hwgqy/pdf/andrelo-9788568334775-03.pdf