A Influência da Cultura Organizacional na Gestão de
Competências
"... Diversos estudiosos consideram a cultura organizacional como importante aspecto da análise organizacional, capaz de oferecer parâmetros úteis para uma compreensão ampliada do comportamento da organização. A cultura é uma realidade social, produto e processo ao mesmo tempo. Ela reflete o modelo de interações humanas e é o resultado da criação e recriação contínua das inter-relações. Foi a partir dos trabalhos de SCHEIN (1993) e FIRSIROTU (1984), que a transposição do conceito de cultura para o estudo das organizações tomou um maior impulso..."
"... A cultura organizacional pode não somente favorecer a gestão por competências, mas ser o ponto de partida para isso. A cultura organizacional deve estar alinhada com a missão, com a visão de futuros e com os objetivos estratégicos da organização..."
"... a eficiência da empresa em ensinar e disseminar sua cultura é o ponto de partida para o bom e adequado funcionamento da gestão
de competências. Conseqüentemente, aqueles empregados que melhor assimilarem a cultura organizacional, estarão mais alinhados com os objetivos estratégicos da organização e, dessa forma, tendem a apresentar maior produtividade. Além disso, existe a tendência de que esses empregados influenciem os demais, ajudando, assim, a consolidar a cultura da empresa..."
http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20INFLUENCIA%20DA%20CULTURA%20ORGANIZACIONAL%20NA%20GESTAO%20DE%20COMPETENCIAS.pdf
ERRADA!!!
Complementando...
Dizer que a cultura organização não perpassa - não tem relação - com os comportamentos e diretrizes que orientem os esforços estratégicos de gestão de pessoas é ERRADO, pois esta é a função da cultura organizacional.
Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho
De acordo com Schein, cultura é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.