SóProvas


ID
2408539
Banca
IESES
Órgão
TJ-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as assertivas I a IV e depois assinale a alternativa correta, considerando o que expressamente determina a Constituição Federal:

I. O número de Deputados da Assembleia Legislativa deve corresponder ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de dezoito representantes, será este acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

II. É vedada a criação de Conselhos de Contas Municipais.

III. Os potenciais de energia hidráulica são bens da União.

IV. O exercício da classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas, compete à União.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. Segue as fundamentações:


    I. Errada. O número de Deputados da Assembleia Legislativa deve corresponder ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de 36 representantes, será este acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.- Art. 27 da CF.


    II. Certa. É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais. - Art.31, parágrafo quarto da CF.

    III. Certa. São bens da União os potenciais de energia hidráulica.-  Art. 20, VIII da CF.

    IV. Certa.  Compete a União (COMPETÊNCIA EXCLUSIVA) exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão é competência da União. - Art 21, XVI da CF.

  • VALOR MÁXIMO DE DEPUTADOS ESTADUAIS QUE SERÃO O TRIPLO DOSDEPUTADOS FEDERAIS:

    12 (DEPUTADOS FEDERAIS) X 3 = 36 DEPUTADOS ESTADUAIS

     

    DEPOIS DE 12 , PARA CADA DEPUTADO FEDERAL ACIMA DE 12 SERÁ ACRESCIDO APENAS MAIS 1 DEPUTADOS ESTADUAL (AGORA NÃO É MAIS O TRIPLO).

     

    ---> Tudo que for relacionado à "comunicação" é de competência da UNIÃO (exclusiva ou privativamente)

  • LETRA A.

    I. O número de Deputados da Assembleia Legislativa deve corresponder ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de dezoito representantes, será este acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. ERRADA> NÚMERO DE 36 (ART.27)

    II. É vedada a criação de Conselhos de Contas Municipais. OK.

    III. Os potenciais de energia hidráulica são bens da União. OK.

    IV. O exercício da classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas, compete à União. OK.

  • O art. 31, §4°, da CF diz que é vedado a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de contas municipais. No entanto, no §1°, diz que o controle externo da Câmara será exercido com o auxílio...dos Tribunais ou conselhos de contas dos municípios. 

     

    No art. 105 da CF, sobre a competência do STJ, inc. I, "a", diz que é competência do STJ julgar:

    ...membros dos Conselhos ou tribunais de contas municipais

    Mas  só um momento: não era vedado a criação de tribunais ou conselhos de contas dos municípios?

    O entendimento é o seguinte: os Estados poderão criar Tribunal ou Conselho municipais de contas para atuarem em determinado município. Serão, no entanto, órgão estadual.

    Logo, pessoal, a assertiva III está incorreta. Porque não é vedada a criação de Trib. ou Conselhos Municipais. Estes, inclusive, poderão ser criados pelo Estado. O que é vedado é a criação PELOS MUNICÍPIOS de tribunais ou conselhos de contas.

  • Alteranativa I:

    Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

    REGRA: Nº DE DEPUTADOS ESTADUAIS = 3 X NUMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS

    EXCEÇÃO: Nº DE DEPUTADOS ESTADUAIS= 36 + Nº DE DEPUTADOS FEDERAIS - 12 

  • Sabendo a primeira que é triplo, trinta e seis, e doze, matava a questão, cuidado pois não somente a troca de números, as bancas invertem também, tipo dizendo que será o triplo e atingindo 12 representantes será acrescido quantos forem necessários até alcançar 36.

    Então meta na cabeça, NESTA ORDEM TRIPLO, 36, 12.

  • A questão exige conhecimento sobre a organização do Estado e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    I. O número de Deputados da Assembleia Legislativa deve corresponder ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de dezoito representantes, será este acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

    Falso. Atingido o número de 36, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de 12, nos termos do art. 27, CF: Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

    II. É vedada a criação de Conselhos de Contas Municipais.

    Verdadeiro, nos termos do art. 31, §4º, CF: § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    III. Os potenciais de energia hidráulica são bens da União.

    Verdadeiro, nos termos do art. 20, VIII, CF: Art. 20. São bens da União: VIII - os potenciais de energia hidráulica;

    IV. O exercício da classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas, compete à União.

    Verdadeiro, trata-se de competência exclusiva da União, nos termos do art. 21, XVI, CF: Art. 21. Compete à União: XVI - exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão;

    Portanto, apenas as assertivas II, III e IV são verdadeiras.

    Gabarito: A

  • Letra A

    I - CF: Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.