SóProvas


ID
2488228
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os contaminantes presentes nos esgotos sanitários causam diversos efeitos negativos sobre a natureza.

Relacione os contaminantes presentes nos esgotos sanitários aos seus respectivos efeitos.

1. Materiais orgânicos biodegradáveis

2. Sólidos em suspensão

3. Nitrogênio e fósforo


( ) Podem levar ao desenvolvimento de depósitos de lodo e a degradação sob condições anaeróbias.

( ) Sua estabilização biológica pode levar ao esvaziamento das fontes de oxigênio natural e ao desenvolvimento de condições sépticas.

( ) Podem levar ao crescimento indesejável da flora aquática causando um processo de eutrofização.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • MATERIAIS ORGÃNICOS BIODEGRADAVEIS:

     

    De uma forma simples, aquilo que é biodegradável decompõe-se naturalmente. Quando algo é biodegradável, significa que ele é derivado de matérias-primas biológicas. Assim, quando são descartados em locais adequados, com apoio de microorganismos, eles se decompõem na natureza, sem prejudicá-la. Cascas de frutas, de ovos, restos de vegetais, talos de verduras, frutas estragadas, papel, borra de café são exemplos desses resíduos, que são mais facilmente absorvidos pela terra, minimizando os impactos ambientais.

     

    SÓLIDOS EM SUSPENSÃO

    Todas as substâncias que após filtração e secagem, permaneçam retidas na membrana (fibra de vidro com porosidade 1,2 µm).

     

     

    NITROGÊNIO E FOSFÓRO 

     

    O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir ao fenômeno de eutrofiza- ção de lagos e represas. Em um curso de água, a determinação da forma predominante do nitrogênio pode fornecer indicações sobre o estágio da poluição eventualmente ocasionada por algum lançamento de esgoto a montante.

     

    O fósforo é um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Usualmente, o esgoto doméstico possui um teor suficiente de fósforo, mas em certos despejos industriais o teor pode ser insuficiente para o crescimento dos microrganismos,  o fósforo é um nutriente essencial para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir a fenômenos de eutrofização de lagos e represas, o fósforo não apresenta implicações sanitárias na qualidade da água.

     

     

     

     

    O melhor está por vir. Acredite!

     

  • c)

    2 – 1 – 3