A)❌ é vedado ao farmacêutico modificar a prescrição de medicamentos do paciente emitida por outro prescritor, salvo quando previsto em acordo de colaboração, sendo que, neste caso, a modificação, acompanhada da justificativa correspondente, deverá ser comunicada ao outro prescritor.
B)❌ Ao contrário da orientação ao paciente e da documentação, a avaliação dos resultados É uma das etapas que constituem o processo de prescrição farmacêutica. Art. 7o - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, dentro do plano de cuidado; IV - redação da prescrição; V - orientação ao paciente; VI - avaliação dos resultados; VII - documentação do processo de prescrição
C)❌ a descrição da terapia farmacológica, quando houver, deve sempre incluir o nome do medicamento ou formulação, Concentração/dinamização, forma farmacêutica e via de administração, dose, frequência de administração, duração do tratamento e instruções adicionais.
D) ❌ o uso SEGURO de medicamentos engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos, que resultam do processo de uso dos medicamentos. USO SEGURO DE MEDICMAENTOS É DIFERENTE DE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.
E) ✔️ No ato da prescrição, o farmacêutico deverá considerar a existência de outras condições clínicas, o uso de outros medicamentos, os hábitos de vida e o contexto de cuidado no entorno do paciente.