SóProvas


ID
2509873
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                           Ciência e religião


      A prestigiosa revista semanal norte-americana Newsweek publicou um surpreendente artigo intitulado “A ciência encontra Deus”. Esse foi o artigo de capa, a qual mostrava o vitral de uma igreja com anjos substituídos por cientistas em seus jalecos brancos e cruzes substituídas por telescópios e microscópios. Planetas, estrelas e galáxias adornam essa imagem central, que é finalmente emoldurada pela estrutura helicoidal de uma molécula de DNA. O artigo sugere que a ciência moderna precisa de Deus.

      Não existe nenhum conflito em uma justificativa religiosa ou espiritual para o trabalho científico, contanto que o produto desse trabalho satisfaça às regras impostas pela comunidade científica. A inspiração para se fazer ciência é completamente subjetiva e varia de cientista para cientista. Mas o produto de suas pesquisas tem um valor universal, fato que separa claramente a ciência da religião.

      Quando tantas pessoas estão se afastando das religiões tradicionais em busca de outras respostas para seus dilemas, é extremamente perigoso equacionar o cientista com o sacerdote da sociedade moderna. A ciência oferece-nos a luz para muitas trevas sem a necessidade da fé. Para alguns, isso já é o bastante. Para outros, só a fé pode iluminar certas trevas. O importante é que cada indivíduo possa fazer uma escolha informada do caminho que deve seguir, seja através da ciência, da religião ou de uma visão espiritual do mundo na qual a religião e a ciência preenchem aspectos complementares de nossa existência.

(GLEISER, Marcelo. Retratos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 46-47) 

Traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    "A inspiração para se fazer ciência é completamente subjetiva e varia de cientista para cientista. Mas o produto de suas pesquisas tem um valor universal, fato que separa claramente a ciência da religião.

    Logo ao ler o trecho quase por completo é possível entender que as pesquisas religiosas não possuem valor universal, ou seja, não são amplamente reconhecidos como a ciência.

    Caso eu esteja equívocado, peço para os colegas me corrigirem! Espero ter ajudado!

    Bom estudo para todos! 

  • a) O artigo sugere que a ciência moderna precisa de Deus (1° parágrafo) = Dispõe o editorial sobre a equivalência entre Deus e os cientistas. NÃO, A FRASE ORIGINAL NÃO COLOCA OS DOIS EM EQUIVALENCIA MAS SIM A CIENCIA EM DEPENDÊNCIA DE DEUS.

    b) Não existe nenhum conflito em uma justificativa religiosa ou espiritual para o trabalho científico (2° parágrafo) = não há disparidade na justificativa objetiva de um impulso místico. FICA INCOMPLETA, A FRASE PROPOSTA NÃO TRAZ A RELAÇÃO ENTRE CIENTIFICO E RELIGIOSO MENCIONADA NA FRASE ORIGINAL

    c) contanto que o produto desse trabalho satisfaça às regras impostas pela comunidade científica (2° parágrafo) = ainda que os cientistas venham a referendar o resultado de uma experiência. A TROCA DE CONJUNÇÃO ALTEROU O SENTIDO (CONTANTO QUE > CONDICIONAL) (AINDA QUE > CONCESSÃO)

    d) o produto de suas pesquisas tem um valor universal, fato que separa claramente a ciência da religião (2° parágrafo) = as pesquisas científicas, ao contrário da religião, alcançam um resultado cujo valor é amplamente reconhecido. TROCA DE PALAVRAS PRESERVANDO TODO O SENTIDO, JÁ QUE O FATO QUE SEPARA A CIENCIA DA RELIGIAO É A CIENCIA SER UNIVERSAL, NA FRASE PROPOSTA DIZ QUE A CIENCIA TEM VALOR AMPLAMENTE RECONHECIDO.

    e) é extremamente perigoso equacionar o cientista com o sacerdote da sociedade moderna (3° parágrafo) = é da máxima inconveniência discriminar entre o cientista e o religioso, na modernidade. WHAT THE FUCK?

  • Vamos pensar assim:

     

    No Brasil, a maioria das pessoas acredita em Deus e no Espírito Santo. Na Índia, a maioria das pessoas acredita em Ganesh e Shiva.

     

    Contudo, tanto no Brasil como na Índia: sabe-se que o Planeta Terra não é o centro do sistema solar, porque isso foi comprovado cientificamente (geocentrismo x heliocentrismo).

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • Acertei por eliminação, porém discordo que "valor universal" seja equivalente a "amplamente reconhecido". Querendo ou não, o valor da religião também é amplamente reconhecido, o que não quer dizer que seja universal. Enfim... 

  • Nesse tipo de questão, compare palavra por palavra!

  • n sei rick