SóProvas


ID
2521321
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [Uma espécie complicada]


      O grande biólogo norte-americano Richard Dawkins acredita sem qualquer hesitação na teoria de Darwin acerca da sobrevivência dos mais fortes e capazes e na importância da adaptação a mutações fortuitas na evolução das outras espécies, mas se declara contra a ideia do darwinismo social na evolução da sua própria espécie. Aceitar o darwinismo social seria aceitar posições conservadoras em matéria de política e economia, o que vai contra suas convicções progressistas.

      Já os conservadores, que negam a teoria de Darwin sobre a origem e o desenvolvimento das espécies, pregam o darwinismo social sob vários nomes: liberalismo, antidirigismo, antiassistencialismo etc. A sobrevivência, portanto, dos mais competitivos e sortudos, como no universo neutro de Darwin.

      Esquerda progressista e direita conservadora trocam incoerências. A direita abomina a ideia de que o homem descende de animais inferiores, mas não tem problema com a ideia de que ele deve seu progresso à ganância que tem em comum com os chimpanzés. A esquerda aceita a ascendência de macacos e a evolução da sua espécie, mas não quer outra coisa senão um planejamento inteligente, humanista, para organizar a sua sociedade.

      Progressistas costumam ser a favor do direito do aborto e contra a pena de morte. Conservadores, que denunciam a interferência indevida do Estado na vida das pessoas, invocam a santidade da vida para que o Estado proíba o aborto, e geralmente são a favor da pena de morte, a mais radical interferência possível do Estado na vida de alguém. Enfim, seja como for que chegamos a isto, somos uma espécie complicada.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 163-164) 

Todas as formas verbais observam as normas de concordância e a adequada articulação entre tempos e modos na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • b) A se acreditarem nas ideias de um darwinismo social, dever-se-ão aceitar uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda. 

    - Quem acredita, acredita EM algo. O que já vem expresso "NAS ideias". Logo essa preposição A inicial não faz muito sentido nessa frase.

     

    c) SERIA

     

    d)  POSSA (núcleo do sujeito ALA) / Na segunda parte esse SEJA não cai bem, colocaria um "É" no lugar. Fica a dúvida quem irá defender também, pois é possível entender "Defenderem a teoria de um darwinismo social" como um sujeito oracional, neste caso ficaria "Defenderem a teoria de um darwinismo social É mais fácil para ela". Ou ainda, entender ELA como sujeito, assim não seria possível a forma verbal DEFENDEREM, mas sim DEFENDER.

     

    e) DIZIAM (concorda com QUESTÕES VITAIS)

     

  • a) Richard Dawkins não aceitou que a teoria darwinista, em cujas formulações se explica a evolução das espécies, fosse extensiva à evolução social do homem. CORRETA

    b) A se acreditarem nas ideias de um darwinismo social, DEVER-SE-IA aceitar uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda. (O COMEÇO DA FRASE SOA ESTRANHO, MAS NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR O ERRO)

    c) Caso a esquerda e a direita não trocassem tantas incoerências, SERIA menos problemático reconhecer os valores reais em que cada uma delas ACREDITA

    d) Supondo-se que a ala dos conservadores PUDESSE um dia aceitar a tese evolucionista de Darwin, seja mais fácil para ela DEFENDER a teoria de um darwinismo social. 

    e) Questões vitais, tais como as que impliquem a polêmica sobre o aborto e a pena de morte, não DIZEM respeito apenas a um código, mas aos mais altos valores éticos.

    Esses foram os erros que localizei, se estiver errado por favor me avisem e corrijam! Obrigado.

    FAÇ SUA PARTE!

  • a conjunção EM sofreu atração pelo pronome..mas a qual verbo ela se refere? explicar? 

     

  • Adriana,

    tentando te ajudar um pouco com essa questão, aconselho a ti que a releia da seguinte forma, pois foi assim que resolvi essa questão: "A evolução das espécies se explica nas formulações da Teoria Darwinista". Dessa forma, a preposição está sendo pedida por "explicar".  

     

     

  • Bruno Amorim, acredito que o erro da alternatiba B é por causa dos  termos "SE ACREDITAREM" ( o verbo é VTI + SE = Índice de indeterminação do sujeito, ou seja, o verbo fica na 3º pessoa do singular). É por isso que a questão tá errada.  

  • Letra A.

    Questão mal elaborada: ...se explica a evolução das espécies... quem explica, explica alguma coisa: à evolução das espécies. 

  • Questão Fantástica de Concordância.

     

     

    Tudo Fica fácil quando se entende!

  • A questão B está mal elaborada porque caberia o sujeito oracional. Imagino que estaria correta se no lugar estivesse " Ao se acreditar ".

    Já a letra A ...mesmo sendo a correta, parece esquisita porque o verbo explicar aceita o objeto direto e o objeto indireto. Quem explica....explica alguma coisa à alguém, entretanto, para esta afirmativa, foi deixado apenas o objeto direto para a colocação da verbo transitivo indireto  que vem posteriormente. 

     

  • Alguém poderia me explicar, por favor, porque está certo dizer na letra A "em cujas formulações se explica..."? Não entendi porque em cujas fica no plural. Obrigado
  • Fernando Lemos, o pronome relativo "cujo" referencia o que vem antes e flexiona com o que vem depois dele. Nesse caso, "cujas" está pluralizado por que concorda com "formulações".

  • o pronome cujo se refere ao antecedente, mas concorda com o consequente.

  • em CUJAS....?

    alguém me explica isso, por favor?!

  • Alguém pode explicar o porquê desse "EM" na letra A?? 

  • Maisa, relendo a questão, se retirarmos o EM ficará com duplo sentido. Acredito que o EM é para retomar a teoria.

  • O que "se explica" se explica EM, logo, preposição obrigatória antes do pronome relativo. 

  • em cujas formulações se explica (VTD+PA) a evolução das espécies (Sujeito paciente)

    Colocando na voz passiva analitica:

    a evolução das espécies são explicadas nas (em + as) formulações...

    Logo a preposição em é exigida pelo termo seguinte "formulações" que tem função de adjunto adverbial.

  • a) CERTA. "cujas" retoma o termo anterior (a teoria darwinista) e concorda com o termo posterior (formulações); e a preposição "em" é obrigatória, porque da ideia de adjunto adv. "Cujas" tem função sintática de adj. adnominal. "A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES SE EXPLICA NAS FORMULAÇÕES DA TEORIA DARWINISTA."

     

    b) AO SE ACREDITAR[...] DEVER-SE-IA aceitar uma série... (verbo no singular - Sujeito Oracional). 2 ERROS


    c) Caso TROCASSEM[...] SERIA menos problemático[...] CADA UMA delas ACREDITASSE. (conjunção condicional exige o primeiro verbo no subjuntivo e o SEGUNDO também, para que se mantenha a correlação verbal). Portanto, 2 ERROS


    d) que a ala dos conservadores POSSA[...], SERIA mais fácil[...] para ela DEFENDER... (sujeito no singular, verbo no singular, e o período aqui se trata de uma hipótese, portanto a forma corretar do verbo ser neste caso é "seria" em de vez de "seja".). 3 ERROS


    e) QUESTÕES VITAIS[...], não DIZIAM[...] (houve erro de concordância verbal). 1 ERRO

  • Richard Dawkins não aceitou que a teoria darwinista, em cujas formulações se explica a evolução das espécies, fosse extensiva à evolução social do homem. 

     

    Para identificar a ideia de posse, lê do segundo substantivo para primeiro e coloca a preposição... formulações da teoria dawrinista

  • dizem ou diziam, dependendo do tempo verbal.

     

    Na verdade, "em" é que retoma (teoria darwinista), pois o pronome "cujas" sempre faz referência ao consequente, e não ao antecedente.

  • Ao construir, nem sempre os pronomes relativos (que, quem, qual, onde, quanto e cujo) são empregados adequadamente. Além disso, o pronome "cujo" é um dos que mais geram dúvidas na hora da escrita. Seguem explicações de como explicá-lo adequadamente. 

     

    Cujo só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em genero e número e feita com a palavra seguinte ao cujo. Ex: o projeto cujo funcionário resposável está viajando já está pronto. 

     

    A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve. 

     

    Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. 

     

    A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (uso inadequado). 

    Os artigos devem ser unidos ao cujo: cujo + o = cujo/ cujo+a = cuja/ cujo + os = cujos / cujo + as cujas. 

     

    Fonte: http://escreverbem.com.br/saiba-usar-corretamente-o-pronome-relativo-cujo/

     

  • Só complementado, a regência do verbo "explicar-se" pede um objeto direto, porém quando esse verbo se transforma em verbo pronominal, no caso da questão, sua regência muda e pede um objeto indireto. Outros exemplos: lembrar (VTD), lembrar-se (VTI); envolver (VTD), envolver-se (VTI).

  • O verbo "EXPLICAR" normalmente é um Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI), ou seja, pede complemento com e sem preposição:

     

    Ex.: Eu explico algo ou alguma coisa a você.

     

    Entretanto, o "SE" transformou o verbo explicar em verbo pronominal, logo ele será Verbo Transitivo Indireto (VTI), pedindo a preposição "EM":

     

    "Richard Dawkins não aceitou que a teoria darwinista, em cujas formulações se explica a evolução das espécies, fosse extensiva à evolução social do homem."

     

    Facilitando:

     

    "AS FORMULAÇÕES SE EXPLICAM NA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES..."

     

     Espero ter ajudado e que Jesus nos abençoe ricamente. :)

     

     

  • Gabarito: A correta

    Questões:

     b) A se acreditarem nas ideias de um darwinismo social, dever-se-ão aceitar uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda. 

    A cobrança da questao é no período composto dos modos verbais.

    Erro1: uso da preposição errada ("a" se); troca-se por (ao se).

    Erro 2: (EM): o "Ao se acreditarem" faz parte da conjugação do futuro do subjuntivo na terceira pessoa e, dá ideia de quando; que na forma composta se constroi assim: "quando se acreditar", quando eles tiverem acreditado.

    Erro 3: (ÃO) dever-se-ão aceitar: Mais adiante vimos outro verbo que agora deve ser construido assim: - Quando se acreditar; dever-se-á aceitar (futuro do presente do indicativo)

    --> Tambem poderia ser um infinitivo pessoal que induziu ao erro. Mas escrito da forma correta seria: por acreditarem eles.

    A título de curiosidade: o futuro composto do modo subjuntivo não se forma assim. Forma-se:

    Futuro simples do subjuntivo + verbo principal no particípio

    (Eles) tiverem + particípio do verbo principal

    Ex. Quando eles tiverem acreditado nas ideias de um darwinismo social, já deverão ter aceitado uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda.

    (ctrl + C dos colegas:)

    a) CERTA. "em cujas" retoma o termo anterior (darwinista) e concorda com o termo posterior (formulações); e a preposição "em" é obrigatória, porque "em cujas" tem função sintática de adjunto adverbial de lugar. "SE EXPLICA NAS FORMULAÇÕES DARWINISTA."

    c) Caso TROCASSEM[...] SERIA menos problemático[...] CADA UMA delas ACREDITA. (conjunção condicional exige o primeiro verbo no subjuntivo e o SEGUNDO também, para que se mantenha a correlação verbal). Portanto, 2 ERROS


    d) que a ala dos conservadores POSSA[...], SERIA mais fácil[...] para ELA DEFENDER (mesma explicação da C). 3 ERROS


    e) QUESTÕES[...], DIZEM [...] (houve erro de concordância verbal). 1 ERRO

  • CORRETO ERRADO COREÇÃO 

     

     

    a)Richard Dawkins não aceitou que a teoria darwinista, em cujas formulações se explica a evolução das espécies, fosse extensiva à evolução social do homem. 

     

     

     

     b)A se acreditarem nas ideias de um darwinismo social, devera ser aceitar uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda. 

     

     

     

     c)Caso a esquerda e a direita não trocassem tantas incoerências, seria menos problemático reconhecer os valores reais em que cada uma delas acreditassem

     

     

     

     d)Supondo-se que a ala dos conservadores possam um dia aceitar a tese evolucionista de Darwin, sera mais fácil para ela defenderem a teoria de um darwinismo social. 

     

     

     

     e)Questões vitais, tais como as que impliquem a polêmica sobre o aborto e a pena de morte, não diziam respeito apenas a um código, mas aos mais altos valores éticos. 

     

     

     

     

    FONTE:  Arenildo Santos , Prof. de Português

  • Pelo amor de Deus! O professor Arenildo não explica o porquê de nada. Ele deve ter muito conhecimento da disciplina, senão ele não estaria aqui como professor, mas ele não sabe passar muita coisa não. Talvez por ser muito bom, ele ache algumas questões óbvias e não explica, mas nós precisamos de explicações mais pontuais, por favor, QC. 

  • é brincadeira o pro° corrigiu a  alternativa A  viu que estava certa e disse que é boa só isso  não isso é piada não É 

  •  

     A)   Richard Dawkins não aceitou que a teoria darwinista, em cujas formulações se explica a evolução das espécies, fosse extensiva à evolução social do homem.

     

     

    Correta.

     

     

    Or. Principal:                               Ele não aceitou                                                                          Correto

    Or. Sub. Subst. Obj. Direta:        que a teoria fosse extensiva...                                                     Correto

    Or. Sub. Adj. Explicativa:            a evolução das espécies é explicada nas formulações da teoria       Correto (prep. 'em' antes do 'cujas')

     

     

     

     

     

     

     

     

    B)   A se acreditarem nas ideias de um darwinismo social, dever-se-ão aceitar uma série de teses conservadoras, abominadas pela esquerda. 

     

     

    Incorreta. Formas corretas seriam:

     

     

    Deverão aceitar uma série de teses se acreditarem nas ideias.                O sujeito é 'vocês', por isso o verbo 'acreditar' vai para o plural

    Uma série de teses deverá ser aceita ao se acreditar nas ideias.              'nas ideias' não é sujeito do verbo 'acreditar' (termo preposicionado)

    Ao se acreditar nas ideias, dever-se-ão aceitar uma série de teses.          'nas ideias' não é sujeito do verbo 'acreditar' (termo preposicionado)

     

     

     

     

     

     

     

     

    C)   Caso a esquerda e a direita não trocassem tantas incoerências, será menos problemático reconhecer os valores reais em que cada uma delas acreditassem

     

     

    Incorreta. O correto seria:

     

     

    Caso A e B não trocassem tantas incoerências, seria menos problemático reconhecer os valores reais em que cada uma delas acredita. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    D)   Supondo-se que a ala dos conservadores possam um dia aceitar a tese evolucionista de Darwin, seja mais fácil para ela defenderem a teoria de um darwinismo social. 

     

     

    Incorreta. O correto seria:

     

     

    Supondo-se que a ala dos conservadores pudesse um dia aceitar a tese evolucionista de Darwin, seria mais fácil para ela defender a teoria de um darwinismo social.

     

    Supondo-se que pudesse aceitar a tese, seria mais fácil defender a teoria.

     

    Seria mais fácil defender a teoria, supondo-se que pudesse aceitar a tese.

     

     

     

     

     

     

     

     

    E)   Questões vitais, tais como as que impliquem a polêmica sobre o aborto e a pena de morte, não dizia respeito apenas a um código, mas aos mais altos valores éticos. 

     

     

    Incorreta. O correto seria:

     

     

    Questões vitais não dizem respeito apenas...

     

  • As questões do professor Arenildo, não são comentadas ele não explica nada. kkkkkkkkkkkkkk sai locura.......................

  • ao professor falta didática e sobre erudição soberba.