-
O que é e pra que serve a Administração estratégica?
A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. Neste campo são estabelecidos conjuntos de opções, diretrizes e valores determinados pelos líderes (alta administração) da empresa, para que a organização possa ter um bom desenvolvimento a longo prazo.
Através das estratégias é possível estabelecer objetivos, metas, projetos, orçamentos, logística, táticas, planos de ação, e também antecipar problemas que podem ocorrer durante o percurso, diminuindo os riscos da empresa.
O desenvolvimento de uma estratégia competitiva é uma fórmula ampla de como a empresa competirá e quais serão as metas e políticas estabelecidas para alcançar o objetivo. Como exemplos de alguns tipos de estratégia nas empresas podemos citar: redução de custos, inovação, expansão e internacionalização.
Ser estratégico é acima de tudo se preparar para enfrentar e vencer desafios, enxergar ameaças e oportunidades que ainda não existem. A administração estratégica é um processo contínuo devido a mudanças constantes que ocorrem no micro e macroambiente, por isso ela deve estar em constante monitoramento dos resultados organizacionais e a partir disso devem ser feitas as adaptações necessárias. Ela também é um campo interativo e visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
-
A questão aborda as etapas segundo Chiavenato para a Gestão Estratégica:
Análise Organizacional e do Ambiente -> Formulação da Estratégia e Objetivos -> Operacionalização da Estratégia -> Acompanhamento e Controle.
De início fiquei grilado porque temos mta divergência quanto às etapas do Planejamento Estratégico pelos autores. Mas reli a questão e percebi que se trata da Gestão Estratégica e não do Planejamento Estratégico.
-
Sobral e Peci citam mais fases do processo de Administração Estratégica.2 Eles fazem um “desdobramento” das fases do planejamento estratégico:
Diagnóstico da situação atual, análise estratégica, formulação estratégica, implementação estratégica e controle estratégico.
-
Essa matéria é coisa de maluco. De que adianta eu fazer uma análise, se eu ainda não defini minha estratégia, meus objetivos... Estou analisando o que?
-
BERNARDO, A ESTRATÉGIA É O CAMINHO QUE VOU SEGUIR. ENTÃO PARA DEFINIR O CAMINHO ( ESTRATÉGIA) TENHO QUE FAZER A ANÁLISE, DIAGNÓSTICO PRIMEIRO.
VOCÊ ESTÁ ANALISANDO (DIAGNÓSTICO) A SITUAÇÃO ATUAL ( INTERNA E EXTERNA). ESSA SITUAÇÃO JÁ EXISTE PARA SER ANALISADA.
-
GAB: CERTO
A questão é bem genérica, porém o estudante pode ser induzido ao erro se não prestar atenção nos conceitos de Gestão estratégica e planejamento estratégico.
E para complementar os estudos segue um trecho do livro do Paludo que diferencia a Gestão estratégica do planejamento estratégico.
'A gestão estratégica pode ser entendida como a união do plano estratégico e de sua implementação/controle em um só processo, visando assegurar as mudanças organizacionais necessárias para a implementação do plano através da participação dos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo decisório. Por unir o plano estratégico e sua implementação, é possível dizer que a gestão estratégica mais ampla do que o planejamento estratégico.
Assim gestão estratégica (ou administração estratégica) é o conjunto de atividades, intencionais e planejadas, estratégicas, contínuas, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo, dando à organização um direcionamento de longo prazo. Inclui compromissos, decisões e ações para que a organização obtenha o desejado retorno acima da média e a vantagem competitiva para manter sua posição de mercado.''
Respondendo a dúvida do Bernardo RFB, a análise interna / externa tem como objetivo básico de identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação; uma ferramenta de análise de ambiente que é muito cobrada em concursos é a SWOT.
A Administração realmente é mto confusa, mas tente entender primeiro o contexto geral e depois partir para as especificidades, assim fica mais fácil estudar os ramos da Administração.
Bons estudos.
-
A ideia inicial é a seguinte:
· Quando a questão se referir à FUNÇÃO PLANEJAMENTO: o passo inicial é a definição de OBJETIVOS E METAS.
· Quando a questão se referir ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o passo inicial, a priori, é o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO (análise externa, primeiramente, e, depois, análise interna), seguido da DEFINIÇÂO DE OBJETIVOS.
Etapas do planejamento estratégico:
· Execução de uma análise do ambiente (diagnóstico)
· Formulação de uma estratégia organizacional (formulação)
· Implementação da estratégia organizacional (implementação)
· Controle estratégico (avaliação e controle)
TecConcursos Adriel de Sá.
GAB CERTO
-
Metodologia para a elaboração do planejamento estratégico proposta por Djalma de Oliveira:
Fase I - diagnóstico estratégico:
a) Identificação da Visão;
b) Identificação dos valores;
c) Análise externa;
d) Análise interna;
e) Análise dos concorrentes.
Fase II - Missão da empresa:
a) Estabelecimento da missão da empresa;
b) Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais;
c) Estruturação e debate de cenários;
d) Estabelecimento da postura estratégica;
e) Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas.
Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos:
a) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas;
b) Estabelecimento de estratégias e políticas;
c) Estabelecimento de projetos programas e planos de ação.
Fase IV - Controle e avaliação:
Em sentido amplo, esta etapa envolve processos de:
- Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação;
- Medida dos desempenhos apresentados;
- Comparação do realizado com o planejado;
- Avaliação dos profissionais envolvidos no processo;
- Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos;
- Análise dos desvios observados em relação ao planejado;
- Tomada de ações corretivas; e
- Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.
Abordada na questão: Q764423
GABARITO CERTO
-
Confundi Gestão Estratégica com Planejamento Estratégico.
-
Planejamento estratégico: MISSÃO, VISÃO, diagnóstico da situação atual da organização, análise do ambiente interno e externo, formulação de objetivos e estratégias, implementação, avaliação e controle dos resultados.
Sem missão e visão não há formação do planejamento estratégico, eis o erro.
Gestão estratégica: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO + CONTROLE ESTRATÉGICO + AVALIÇÃO ESTRATÉGICA.
-
Os principais modelos de gestão estratégica a dividem em três fases: planejamento estratégico, execução estratégica e controle estratégico.
Já Sobral e Peci citam mais fases do processo de Administração Estratégica:
diagnóstico da situação atual
análise estratégica
formulação estratégica
implementação estratégica
controle estratégico.
Rodrigo Rennó, Administração Geral Para Concursos
-
Para o Cespe sempre começa pelo diagnóstico..
-
Complementando....
A gestão estratégica como pilar do planejamento. É um processo contínuo e integrado que visa auxiliar a administração no gerenciamento da organização e se baseia em três pilares fundamentais, que são: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o acompanhamento da estratégia.
www.portal-administracao.com/2014/06/planejamento-gestao-estrategica-o-que-e.html
-
Correto
A banca adotou as fases propostas pelo autor Djalma Oliveira
Fases da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas (Djalma 2018)
Fase I – Diagnóstico Estratégico (Como a empresa se encontra no presente)
Envolve: visão, os valores, a análise externa, a análise interna e a análise dos concorrentes .
Fase II – Missão da empresa (determinação do motivo central da existência da empresa; dos setores que a empresa atende ou poderá atender)
Envolve: Estabelecimento da missão da empresa; Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais; Estruturação e debate de cenários; Estabelecimento da postura estratégica; Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas.
Fase III – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos (“onde a empresa quer chegar” e de “como chegar na situação que se deseja’)
Envolve:
Instrumentos prescritivos: Estabelecimento de objetivos, desafios e metas; Estabelecimento de estratégias e políticas; Estabelecimento dos projetos, programas e planos de ação;
Instrumentos quantitativos: Planejamento orçamentário
Fase IV - Controle e Avaliação
Fonte: planejamento estratégico, Djalma 2018.
-
A banca adotou as fases propostas pelo autor Djalma Oliveira
Óbvio, o cara dá aula na UNB.
-
Veja que nessa questão estamos falando especificamente sobre planejamento estratégico (“processo de administração estratégica”). Dessa forma, seguimos a classificação de Djalma Oliveira que define a primeira etapa como o diagnóstico estratégico, o qual o enunciado denominou como diagnóstico da situação atual.
Gabarito: Certo
-
Q942017 - Com relação a gestão organizacional, julgue o item subsequente.
Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.
ERRADO (CESPE MPU)
Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.
O processo de administração estratégica é estruturado, de forma geral, com as seguintes etapas: diagnóstico da situação atual da organização, análise do ambiente interno e externo, formulação de objetivos e estratégias, implementação, avaliação e controle dos resultados, controle esse que realimenta o processo.
CERTO (CESPE TCE)
NUNCA SEI QUAL POSICIONAMENTO O CESPE ADOTA
-
A CESPE tem duas caras: uma hora ela diz que "Missão, Visão e Valores" vem primeiro. Outrora vem depois do Diagnóstico. O cara tem que ser vidente para acertar essa questão.
-
Outro lance: de forma geral. Fez com que o gabarito fosse CERTO.
Embora saibamos que não há consenso nas etapas do planejamento, de forma geral são essas etapas mesmo. Não que sejam nessa ordem. Mas é isso, assim a entendi.
-
Gab: CERTO
Concordo com o Juarez Júnior. O cespe, na maioria das questões, adota que não há consenso na formulação da estratégia e por colocar entre vírgulas a parte "de modo geral", está indicando que, além daquelas trazidas, há outras que também são consideradas, deixando, portanto, o gabarito correto.
-
Planejamento estratégico é diferente de administração estratégica, não?
-
-
To vendo gente falando de Chiavenato, sendo que as etapas descritas na questão são do Djalma Oliveira, não confunda os outros se não sabe o que está dizendo
-
Parabéns, finalmente o QC colocou um bom professor de Administração Geral para comentar as questões, Flavio Toledo Junior.
-
- (CESPE MPU) - Com relação a gestão organizacional, julgue o item subsequente.
- Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.
- ERRADO
- (CESPE TCE) - Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.
- O processo de administração estratégica é estruturado, de forma geral, com as seguintes etapas: diagnóstico da situação atual da organização, análise do ambiente interno e externo, formulação de objetivos e estratégias, implementação, avaliação e controle dos resultados, controle esse que realimenta o processo.
- CERTO
- a primeira restringiu "deve-se"
- e a segunda deixou abrangente "de forma geral"
- porque a banca considera justamente isso, que têm divergências na literatura.