SóProvas


ID
2531122
Banca
FAPEMS
Órgão
PC-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no trecho adaptado da reportagem do sítio Caarapó News, de 25 de janeiro de 2017, da cidade de Caarapó-MS, assinale a alternativa correta.


São mais de 1.000 presos para 200 vagas disponíveis. Superlotação e hostilidade em carceragens que sequer deveriam existir. Esta é a realidade encontrada em algumas delegacias do Mato Grosso do Sul que abrigam detentos provisórios, condenados e até acusados de crimes internacionais.

Diante da crise carcerária do País, onde uma série de rebeliões e confrontos entre facções criminosas rivais matou mais de 130 pessoas desde o início deste ano (quatro delas no Estado), a situação dos detentos nas delegacias aumenta a tensão e há ameaças de novos motins.

Presos em delegacias, os detentos não têm cumpridos os direitos previstos pela Lei de Execução Penal, como banho de sol e visitas íntimas.

Disponível em: http://www.caaraponews.com.br. Acesso em: 13 jul. 2017. (Adaptado).

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da A seja porque, caso a palavra "cumpridos" fique no singular, ela passa a se referir aos detentos. E da maneira como está, no plural, ela se relaciona com outras pessoas que devem cumprir os direitos dos detentos. Portanto, haveria alteração no sentido do período. 

  • Gab E.

    a menos errada.

  • a) ERRADO. "cumpridos" refere-se a "os direitos", por isso deve permanecer no plural.

    obs.: neste caso, há um particípio (cumpridos) com valor de adjetivo. 

     

    b)ERRADO.   "onde" poderá ser substituído por "na qual", sendo ambos pronomes relativos. No entanto, NÃO poderá ser substituído por "aonde", já que este é um advérbio e transmite a ideia de movimento.

     

     c) ERRADO. Trata-se de sujeito indeterminado

     

     d) ERRADO. Não se separam com vírgulas orações coordenadas sindéticas aditivas (obs.: há exceções). 

     

     e) No segundo parágrafo, a expressão "crise carcerária do País" é explicada pela oração seguinte, iniciada por "onde". CERTO.

     

  • "Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial." POr isso n~ao marquei a letra "E", pois entendi que ele se referia a Pa'is, e n~ao a "crise carceraria do Pais" ja que tal expressao nao se remete a lugares.

  • A palavra onde requer cuidado, pois pode ser pronome relativo ou advérbio de lugar. No caso da alternativa E) (que é uma pegadinha) ele tem função de de pronome relativo. A análise é bem chata, mas é preciso perceber se a troca causa prejuízo à correção.

     

    Na letra "b", onde não pode ser substituído por aonde já que não se trata de um advérbio de lugar, mas de pronome relativo. A questão traz duas opções antagônicas, o erro fica evidente.

    Gabarito letra e)

  • Sobre a letra "d": As coordenadas sindéticas, de modo geral, separam-se entre vírgulas, exceto aquelas demarcadas pela conjunção “e”, classificadas como aditivas.  # Separam-se entre vírgulas as orações coordenadas ligadas pelo conectivo “e” quando possuírem sujeitos distintos.
    Ex: O rapaz nem se preocupou em se explicar, e seu pai também não fez questão de saber.
     

     

  • A) "Cumpridos" concorda com "os direitos", que está no plural. Não há como passar para singular.

    B) Aonde: Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplos a seguir:

    • Aonde você irá depois das visitas?

    Onde: Indica lugar em que algo ou alguém está. Ideia de estático (parado).

    • Não sei onde fica a cidade de Araguari.

    C) Sujeito Indeterminado com verbo na 3ª pessoa do plural: O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração): São (3ª pessoa do plural:eles são) mais de 1.000 presos para 200 vagas disponíveis.

    D) Existem sim, casos que se usa a vírgula antes do "e" (que não convém aprofundarmos agora). No entando, quando "e" tem valor aditivo, não podemos colocar vírgula antes:   ...  Mato Grosso do Sul que abrigam detentos provisórios, condenados e (valor aditivo) até acusados de crimes internacionais. (detentos provisórios + condenados acusados de crimes internacionais)

    E) No segundo parágrafo, a expressão "crise carcerária do País" é explicada pela oração seguinte, iniciada por "onde". CORRETO. 

  • A resposta do administrado CE foi incrivel

  • Onde para indicar circunstância é osso...

     

     

     

    #pas

  • ALGUÉM EXPLICA A LETRA C?

  • Pensei o mesmo que a Adriana Fidelis.

    Acredito que não temos uma alternativa certa, mas mais certa, uma vez que a alternativa E se deteve apenas ao sentido.

  • "Onde" não pode de forma alguma retomar aquilo que não seja lugar.

    Se a intenção do texto for na direção do enunciado da alternativa E, "onde" deveria ser substituído por "Em que" ou "Na qual".

    Eu pediria anulação.