SóProvas


ID
2532013
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as assertivas a seguir:


I. É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. Não viola a Constituição da República a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas.

III. A Constituição da República assegura a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos estudantes do ensino público.

IV. A Constituição do Estado de Minas Gerais estabelece que a gratuidade do ensino a cargo do Estado inclui a de todo o material escolar e a da alimentação do educando, quando na escola.


Estão corretas apenas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    I - CERTO: Súmula vinculante 43 É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido

    II - Súmula Vinculante 12 A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal


    III - Art. 230 § 2º Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos

    IV - CERTO: A Constituição do Estado de Minas Gerais estabelece que a gratuidade do ensino a cargo do Estado inclui a de todo o material escolar e a da alimentação do educando, quando na escola

    bons estudos

  • E o provimento pelo quinto constitucional?????????????

  • Apenas uma informação adicional: o STF assentou a seguinte tese de repercussão geral (tema 535): " A garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização" (26/04/2017).

  • Macete : Basta lembrar que nas Escolas Estaduais, sempre você merendava de GRAÇA ( sopão ) e recebia varios livros de Graça ( um livro para cada matéria kkkkkk), pelo menos na minha epoca era assim.

    Espero ter ajudado.

    bons estudos

  • Emanuel, a SV43 trata da ascenção

  • A questão exige conhecimento acerca de temas constitucionais diversos, bem como da jurisprudência do STF. Analisemos cada uma das assertivas:

    Assertiva I: está correta. Conforme Súmula Vinculante 43, “É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”.

    Assertiva II: está incorreta. Segundo teor da Súmula Vinculante 12, “A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal”.

    Assertiva III: está incorreta. Não existe tal previsão constitucional. Todavia, disposição próxima a essa é a seguinte: art. 230, § 2º - Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

    Assertiva IV: está correta. Conforme a Constituição do Estado de Minas Gerais, art. 196, Parágrafo único – A gratuidade do ensino a cargo do Estado inclui a de todo o material escolar e a da alimentação do educando, quando na escola. (Vide Lei nº 11.871, de 21/8/1995.).

    Portanto, estão corretas as assertivas I e IV.

    Gabarito do professor: letra d.


  • complementando o comentário do Jander Mota: a CF, no artigo 208, VIII, prevê a garantia de programa suplementares de material, transporte, alimentação e assistência à saúde. Prevê também a fonte de custeio - contribuições sociais e outros recursos orçamentários (art. 212, §4º). 

    Bons estudos para todos nós!

  • Jander, hoje em dia a situação está feia. Quase não há livros e a merenda está tudo no bolso no Alckmin.

  • Alguem pode, por favor, explicar a relação da Súmula vinculante 43 com os cargos em comissão. Muito obrigado

  • Súmula vinculante 43 É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

     

    Ou seja, você passou como agente da polícia federal, no entanto, depois de 10 anos de efetivo exercício "vagou" um cargo de Delegado e você foi promovido. Isso não pode, cada cargo tem sua carreira determinada, um agente nunca será um Delegado se não por meio de concurso para o cargo de Delegado. EX.: um técnico do trt nunca será analista, e um analista nunca será um juiz.

     

    Quanto ao cargo em comissão, eles não são servidores de carreira. Cargo comissionado não tem carreira.

     

  • massa Luciana!

     

    AULAS ESTADUAIS = 0800

    ESPECIALIZAÇÃO = PAGO

  • Assertiva I: está correta.

    Conforme Súmula Vinculante 43, “É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”.

    Assertiva II: está incorreta.

    Segundo teor da Súmula Vinculante 12, “A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal”.

    Assertiva III: está incorreta.

    Não existe tal previsão constitucional. Todavia, disposição próxima a essa é a seguinte: art. 230, § 2º - Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

    Assertiva IV: está correta.

    Conforme a Constituição do Estado de Minas Gerais, art. 196, Parágrafo único – A gratuidade do ensino a cargo do Estado inclui a de todo o material escolar e a da alimentação do educando, quando na escola. (Vide Lei nº 11.871, de 21/8/1995.).

    Portanto, estão corretas as assertivas I e IV.

    Gabarito : letra D

    (FONTE: COMENTÁRIOS DO PROFESSOR DO QCONCURSOS- BRUNO FARAGE)