SóProvas


ID
2533552
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos estudos têm apontado relações entre envolvimento com o trabalho e uma extensa gama de características pessoais e situacionais, em variados contextos laborais. Entre os fatores apontados como determinantes do envolvimento com o trabalho, destacam-se: variáveis de personalidade, características do cargo, características dos líderes e papeis organizacionais.


Em relação a esses fatores, considere as seguintes afirmações:


I Locus de controle é uma característica de líder que antecede o envolvimento no trabalho.

II Quantidade e qualidade da comunicação existente entre chefias e subordinados no ambiente de trabalho são características de líder que antecedem o envolvimento no trabalho.

III Necessidade de crescimento é uma variável de personalidade que antecede o envolvimento no trabalho.

IV O significado das tarefas para o trabalhador é um antecedente do envolvimento no trabalho da categoria dos papéis organizacionais.


Estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Livro: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Subtítulo: Envolvimento com o Trabalho (pgs. 322 e 323)

    RESPOSTA: A

    "No âmbito das variáveis de personalidade, ou de características pessoais estáveis, são considerados antecedentes os fatores pessoais que predispõem uma pessoa a se envolver com o trabalho, tais como: 

    * Adoção de ética protestante - pessoas que enfatizam a virtude do trabalho como um fim em sim mesmo;

    * Lócus de controle - pessoas com alto nível de internalidade ou que acreditam em seu poder para controlar eventos de sua vida; (ITEM I)

    * Autoestima - pessoas com elevado senso de competência e de efetiva influência sobre o meio;

    * Necessidade de crescimento - pessoas que acreditam obter no trabalho satisfação de necessidades psicológicas, de natureza elevada. (ITEM III)  

    Com relação ao esquema apresentado no livro, são antecedentes relacionados ao envolvimento com o trabalho:

    * Fatores de personalidade do trabalhador;

    * Características do líder;

    * Características do cargo (ITEM IV) - As características do cargo consideradas antecedentes de envolvimento com o trabalho são autonomia para realizar tarefas, significado das tarefas para o trabalhador, identificação pessoal com as tarefas e variedade de habilidades exigidas para a realização de tarefas. 

    * Papéis organizacionais.

    ITEM II - Ainda como fatores externos ao indivíduo, mas integrantes do contexto de trabalho, são consideradas características dos líderes, tais como considerdação (ênfase dada pela chefia às relações pessoais e sociais com seus subordinados), as oportunidades criadas pelas chefias para participação dos trabalhadores em tomadas de decisão e a quantidade e qualidade da comunicação existentes no ambiente de trabalho entre chefias e subordinados". 

    Corrigindo a questão:

    Item I - Lócus de Controle: é uma característica pessoal e não uma característica de líder; (por isso está errado)

    Item II -  Qualidade e quantidade da comunicação (...) - são características dos líderes; 

    Item III - Necessidade de crescimento - característica pessoal que antecede o envolvimento com o trabalho;

    Item IV - Significado das tarefas - pertence a uma característica do cargo e não da categoria dos papéis organizacionais; (por isso está errado)

  • é o q ???

  • Resposta da colega Carolina vem completa! Obrigado!

  • Sigo achando a questão bizarra, pois eu não tenho como me desvencilhar das minhas características pessoais para ser líder. Com todo respeito às explicações dos colega. Um líder não existe de forma descontextualizada.