-
Gabarito está E.
Quais são as orações adverbiais referenciadas na II?
-
LETRA E: IV, única INCORRETA.
“A conclusão óbvia é que (conjunção integrante. ESSA = predicativo do sujeito = oração subordinada substantiva predicativa nominal) uma língua não é como (=conforme) nos ensinaram (oração subordinada adverbial CONFORMATIVA): clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho (oração subordinada adverbial COMPARATIVA. O verbo representar está implícito: como um espelho representa).” (3º§)
Sabendo tratar-se de um período composto, estrutura mais complexa na língua, analise as afirmações abaixo.
I. A segunda oração é “que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação” e exerce a função sintática de predicativo. CORRETO
II. Ocorrem, no período, duas orações subordinadas adverbiais de valores semânticos distintos. CORRETO: conformativa e comparativa. Item explicado acima.
III. O trecho “a um fato ou situação” exemplifica termos coordenados entre si. CORRETO. Acredito que são coordenados pela cojunção OU.
IV. A primeira oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva. ERRADO. É uma substantiva predicativa nominal.
-
a I é predicativa pois está ligada a um verbo de ligação "é" seguida de conjunção integrante "que" (é isto).
-
tabém gostaria de saber , quais essas orações subordinadas ,para mim só tem uma.
-
Julia Gonçalves, parabéns pela ótima explicação!
-
Deus livre uma questão dessa na minha prova.
-
errei marcando letra B 03/06/2018
-
Essa questão veio pra matar roubar e destruir.
-
Que ódio, não prestei atenção na incorreta rs
-
. A segunda oração é “que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação” e exerce a função sintática de predicativo. (O. S. SUBSTANTIVA PREDICATIVA) CERTO
II. Ocorrem, no período, duas orações subordinadas adverbiais de valores semânticos distintos. ( O.S. ADVERBIAL CONSECUTIVA E COMPARATIVA "QUE" E "COMO" RESPECTIVAMENTE ) CERTO
III. O trecho “a um fato ou situação” exemplifica termos coordenados entre si. "OU" COORDENAÇÃO ALTERNATIVA CERTO
IV. A primeira oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva. ( ORAÇÃO PRINCIPAL) ERRADO
-
-
Caramba!! rsrs eu acertei, mas não vi que era pra marcar a incorreta, portanto tecnicamente eu errei!! kkk to rindo de nervoso!!
-
aconteceu a mesma coisa comigo Flaviana! hahaha
-
A afirmação I é verdadeira. Note que o trecho “A conclusão óbvia é que uma língua não é como...” pode ser reescrito da seguinte forma: “A conclusão é ESTA”, o que claro que a oração “que uma língua...” é subordinada substantiva predicativa.
A afirmação II é verdadeira. A oração “como nos ensinaram” é adverbial e possui valor conformativo. É possível substituir “como” por “conforme”.
Já a oração “como um espelho” é adverbial e possui caráter comparativo.
A afirmação III é verdadeira. Note que os termos estão conectados pela conjunção “ou”, que expressa alternância.
A afirmação IV é falsa, haja vista que a oração “A conclusão óbvia é que...” é a oração principal.
Resposta: E
-
A questão apresenta um ERRO que poucos perceberam.
Deveria ter sido anulada.
Não existem duas orações subordinadas adverbiais no período. Há apenas uma. Vejam (vou sublinhar os verbos que representam uma oração cada um deles):
“A conclusão óbvia é que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho.”
Ou seja, existem 4 orações no período.
1ª: “A conclusão óbvia é“ . -----> oração principal.
2ª: “...que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação“. -----> Oração subordinada substantiva predicativa.
3ª: “como nos ensinaram“. ------> Oração subordinada adverbial de conformidade. (está intercalada, dentro da segunda oração) A ÚNICA ADVERBIAL.
4ª: “que ela representa como um espelho“. Oração subordinada adjetiva.
A expressão “como um espelho“ não é oração, pois não tem verbo.
A oração que contém a expressão “ como um espelho“ começa na palavra que ( “...que ela representa como um espelho.“) e esse que é um pronome relativo. Logo, o que está iniciando uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.
O gabarito deveria ser: LETRA B. II e IV incorretas.
-
Se trocar por "isso" e fizer sentido não corresponde à oração subordinada substantiva subjetiva?
-
Pois é Gustavo Pereira... é rir pra não chorar! rsrs
-
GABARITO: LETRA E
?A conclusão óbvia é que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho.? (3º§)
? Lembrando que a questão quer os itens incorretos:
I. A segunda oração é ?que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação? e exerce a função sintática de predicativo ? correto, temos o verbo de ligação "e" e logo após uma oração subordinada substantiva predicativa (=função sintática de predicativo ? a conclusão óbvia é ISSO).
II. Ocorrem, no período, duas orações subordinadas adverbiais de valores semânticos distintos ? correto, primeiramente, temos uma predicativa conforme explica o item anterior e a segunda é uma comparativa iniciada pela conjunção "como".
III. O trecho ?a um fato ou situação? exemplifica termos coordenados entre si ? correto, são temos coordenados através da conjunção coordenativa alternativa "ou".
IV. A primeira oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva ? item incorreto, visto que se trata de uma oração subordinada substantiva predicativa (=segundo item I).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
✅ Gabarito: letra E.
I. A segunda oração é “que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação” e exerce a função sintática de predicativo.
A conclusão óbvia é “que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação”
Sujeito verbo de ligação predicativo do sujeito
-> O predicativo do sujeito é um termo que especifica, qualifica e diz algo relacionado ao sujeito. Pode ser uma palavra ou uma oração inteira.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II. Ocorrem, no período, duas orações subordinadas adverbiais de valores semânticos distintos.
“A conclusão óbvia é que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação que ela representa como um espelho.”
- A conclusão óbvia - Oração principal
- que uma língua não é como nos ensinaram: clara e relacionada diretamente a um fato ou situação - Oração subordinada substantiva predicativa. A conclusão óbvia é ISSO. É subordinada pois está ligada a oração principal (A conclusão é óbvia). É substantiva pois a oração subordinada possui o valor de substantivo na frase. É predicativa pois a oração subordinada está desempenhando um papel em relação a oração principal (explica qual é a conclusão óbvia) e por estar ligada por um verbo de ligação (é).
- como nos ensinaram - Oração Subordinada adverbial de conformidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III. O trecho “a um fato ou situação” exemplifica termos coordenados entre si.
-> Justamente. Coordenados pela conjunção "ou".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IV. A primeira oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva.
-> Negativo. A primeira oração é a principal. A segunda oração é a subordinada substantiva, entretanto é predicativa (conforme explicado no item II) e não subjetiva. A conclusão óbvia é ISSO.
-
uma conclusão óbvia não é subjuncão