▪Administração: Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e de competências a fim de alcançar objetivos organizacionais.
▪ Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus
objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem
as quais o ato de administrar estaria incompleto. Portanto, Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
▪ "Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos". (George TERRY - 1953).
▪ "Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar". (Jules Henri FAYOL - 1981 ).
▪ "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos". (Jucélio PAIVA- 2011).
▪ Para Silva (2008, p. 6), Administração é: "um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais". Corroborando com o autor supracitado de maneira sintetizada, Maximiano (2004, p. 26) diz que significa "o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos". Entretanto, Kwasnicka (2006, p. 20) salienta que o termo Administração pressupõe que ele seja visto como "um processo integrativo fundamental, buscando a obtenção de resultados específicos".
▪ "A administração deve definir os resultados (objetivos) que espera alcançar e depois organizar os recursos da organização visando a obter esses resultados." (Drucker, 1999, p.16).
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
A - Metas são itens quantitativos, âmbito objetivo (números e valores), devem ser alcançáveis, o que não é necessariamente fácil. As metas devem ter prazos. Eu me lembro da frase da Dilma "nós não temos uma meta, vamos deixar a meta aberta", opu seja, não temos um número fechado, tipo "queremos contruir escolas, mas não se sabe quantas";
B -Missão é a razão de existir, a qual é atemporal e imutável, apesar de que, em casos específicos, é possível sua modificação (mas é imutável);
C - Estratégia é uma fase do planejamento;
D -?
E - GABARITO