-
Gabarito A
Vamos entender individualmente agora cada um desses termos:
1) Planejar => É definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos, como uma ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro... É uma aplicação específica do processo decisório. O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
2) Organizar => Pode-se constatar que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçadas as metas organizacionais, é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se e o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.
3) Liderar => Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Metas traçadas, responsabilidades definidas, é preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
4) Controlar => Estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios dos alvos pré-estabelecidos. Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhadas separadamente.
-
▪ Richard Daft: O alcance das metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
▪ Antonio Maximiano: É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
▪ Chiavenato: Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Nas questões de concurso a função Dirigir pode vir como liderar, comunicar, motivar, coordenar.
DIRIGIR
“Administrar pessoas para alcançar objetivos”
Designar pessoas
Liderar, orientar, coordenar esforços
Incentivar, motivar
Comunicar
-
Gabarito A.
As quatro tarefas gerenciais essenciais são Planejamento, Organização, Direção e Controle.
-
Lembrar que a função Dirigir pode vir como liderar, comunicar, motivar, coordenar.
-
A
-
planejamento, organização, liderança e controle.
-
Tudo bem a descrição superficial de direção ser dita como liderança, mas em se tratando de um processo administrativo, restringir a Direção como simplesmente liderança, com certeza não é, na minha opinião, uma boa alternativa.
Liderar seria uma capacidade de influência no comportamento dos subordinados e um ser uma pessoa "exemplo". E isso é apenas um dos aspecto da Direção, inclusive esse é apenas um dos critérios, como muitos teóricos acreditam, que é considerado uma característica nata de cada pessoa.
ENFIM, minha opinião para martelar em suas cabeças, ou não kk.
-
Planejamento, organização, liderança (DIREÇÃO) e controle.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
◾ DIREÇÃO é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
Atente-se para o fato de que alguns estudiosos usam "direção" e "liderança" com sinônimos. Portanto, temos como gabarito a letra "a". As demais alternativas estão descontextualizadas.
GABARITO: LETRA A