-
Alternativa A
“As distâncias entre os locais de trabalho, estudo, recreio e habitação serão limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha. Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”, declarou Niemeyer(...)
O que ocorre quando se diminui a distância de percurso entre os locais de trabalho, estudo, recreio e habitação são as respectivas consequências.
Como por exemplo a perda de tempo em transportes, a permissão para recreação e prática de esportes...
-
Complementando o excelente comentário do colega, só pra quem gosta de uma análise sintática (\o/):
Período do texto: "Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes".
Percebam que no texto a oração surgiu sem conjunção e com o verbo no gerúndio (é oração reduzida de gerúndio), mas se a gente desenvolver, verá que a ideia é de consequência (ou de resultado) para a oração principal:
Isso evitará a perda de tempo em transportes [Oração Principal], de maneira que/de modo que/de forma que permita folga suficiente para recreação e prática de esportes.
Isso na cor vermelha é tudo exemplo de conjunção subordinativa adverbial consecutiva (consecutiva = expressa consequência).
-
Letra (a)
... permitindo ( “de maneira a permitir” ) folga suficiente para recreação e prática de esportes...
-
SABER AS CONJUNÇÕES AJUDA DEMAIS.. JÁ DIZIA O PROFESSOR PESTANA: '' DECORE AS CONJUNÇÕES ''
-Isso evitará a perda de tempo em transportes, ...
-permitindo CONSEQUENTEMENTE/ ASSSIM / DESTA MANERA / LOGO / POR CONSEGUINTE / POIS / DESSA FORMA ) ---> O QUE?
-folga suficiente para recreação e prática de esportes”,
GAB A
-
eu estudei tanto, de sorte que fui aprovado no concuros - consequencia
-
Notem que "permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes" é consequência da CAUSA -> isso evitará a perda de tempo.
Ou seja, porquê permite folga sufiente para recreação?? por causa, de maneira, de tanto.... devido ao fato anterior mencionado.
GAB LETRA A
-
O fato de se evitar a perda de tempo em transportes (causa), faz com que haja folga suficiente para a recreação e a prática de esportes (consequência).
-
Resposta quando vem na letra A chega dá uma tremedeira na hora de marcar! Avante!
-
CAUSA: As distâncias entre os locais de trabalho limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha evitará a perda de tempo em transportes. CONSEQUÊNCIA: permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”,
-
Gabarito: A
Isso (Distância menor) evitará a perda de tempo em transportes ( Causa ), permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”(Consequência),
Só pelas conjunções já dava pra matar três, ficaria só a A e D pra matar por semântica.
a)consequência, e pode ser substituído por “de maneira a permitir”.
b)finalidade, e pode ser substituído por “conquanto permitisse”. Errado Conquanto é concessivo
c)causa, e pode ser substituído por “com vistas a permitir”. com vistas é final
d)condição, e pode ser substituído por “caso permita”.
e)temporalidade, e pode ser substituído por “uma vez que permita”. uma vez que é causal
Segue lá no insta @passeibonito
-
conjunção subordinativa adverbial consecutiva
-
Letra A - consequência, e pode ser substituído por “de maneira a permitir”.
Certa: Na frase, há a relação de causa e efeito. Tal se evidencia pelo seguinte entendimento: "porque se evitará a perda de tempo em transportes, a consequência é que haverá folga suficiente para recreação e prática de esportes". A proposta de reescrita expressa justamente essa relação - "Isso evitará a perda de tempo em transportes, de maneira (levando) a permitir folga suficiente para recreação e prática de esportes”.
Letra B - finalidade, e pode ser substituído por “conquanto permitisse”.
Errada: A ideia de finalidade se aproxima semanticamente da de consequência, todavia há uma diferença: a consequência ocorre no campo factual, ou seja, o fato posterior acontecerá. Já a finalidade ocorre no campo da possibilidade, da intenção. Trata-se de uma ação realizada para que haja uma consequência (sem se ter a certeza de que a consequência se efetivará ou não). Pela estrutura frasal, a segunda oração corresponde a um fato que obrigatoriamente ocorrerá (permitir folga suficiente para recreação e prática de esportes). Além disso, a conjunção "conquanto" é sinônima de "embora", possuindo valor de concessão, e não de finalidade.
Letra C - causa, e pode ser substituído por “com vistas a permitir”.
Errada: A oração reduzida de gerúndio não representa o motivo (impossibilitando o valor de causa), mas sim o resultado de evitar a perda de tempo em transportes (daí sua ideia de efeito, consequência). Além disso, a locução prepositiva "com vistas a" é sinônima de "a fim de", "com objetivo de", encerrando valor de finalidade, e não de causa.
Letra D - condição, e pode ser substituído por “caso permita”.
Errada: A oração reduzida de gerúndio não expressa valor de hipótese, visto que o período não determina que o fato ocorrente na primeira oração só vai ocorrer se o da segunda oração também ocorrer. Logo, a substituição proposta pela conjunção condicional "caso" se torna inadequada.
Letra E - temporalidade, e pode ser substituído por “uma vez que permita”.
Errada: Não há na frase uma relação de "tempo", pois a intenção linguística do autor não é expressar que um fato ocorre em momento anterior, posterior ou simultâneo do outro, mas sim indicar que tal oração ocorre por consequência do fato ocorrido na oração anterior. Além disso, a locução "uma vez que" é sinônima de "porque", "porquanto", "já que", "na medida em que", possuindo valor causal, e não temporal.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
FONTE: Professor Rosenthal – Tec – Concursos.
-
o que o Bruno TRT falou está correto
a Causa é a "origem"
a Consequência é o resultado real positivo ou negativo de uma determinada ação
"eu estudei tanto que fui aprovado no concurso"
causa: estudar tanto...
motivo: estudo para passar no concurso... (é o porquê da causa)
consequência: que fui aprovado no concurso
SE UM TUBARÃO PARAR DE NADAR, MORRERÁ! SE UM TUBARÃO VAI PARA TRÁS, MORRERÁ! PENSE COMO UM TUBARÃO, AJA COMO UM TUBARÃO E SE COMPORTE COMO UM TUBARÃO.
-
-
...De modo que permita.