SóProvas


ID
2565682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo de burocratização que instituiu um modelo de gestão pública pautado no uso do poder racional-legal e na incorporação da racionalidade técnica e do profissionalismo ocorreu no governo de

Alternativas
Comentários
  • No Brasil:

     

    O processo de formação e desenvolvimento do Estado brasileiro teve suas raízes ainda no período colonial, onde existia uma relação tutelar entre o Estado e a nação. Entretanto, é nos anos 30 que se dá o nascimento do Estado Burocrático, fortemente centralizador e intervencionista e, ao mesmo tempo, de uma classe empresarial altamente dependente de autorizações, proteções e favores oficiais. 

     

    Este “novo Estado” nasce em meio a um cenário de aceleração da industrialização brasileira, assumindo o Estado um papel decisivo que lhe permite intervir diretamente no setor produtivo de bens e serviços. 

     

    Durante a ditadura de Vargas, e com base nas reformas promovidas por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, a administração pública burocrática demonstra ser uma consequência clara da emergência de um capitalismo moderno no país. 

     

    Esta nova geração que assumiu o poder a partir de 1930 tinha como objetivo principal a reorganização total do Estado brasileiro, e viam nessa reforma um preparo para que as boas políticas fluíssem naturalmente a partir delas. O Estado assume a liderança do processo de modernização econômica e social do país, intervindo na produção e criando um "modelo desenvolvimentista".

     

    GABARITO : LETRA A 

     

    SÓ P/ COMPLEMENTAR  : 

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Técnico Judiciário

    O modelo de administração pública no Brasil que se baseia nos princípios da formalidade, da impessoalidade e do profissionalismo, é conhecido como modelo burocrático. ( CERTO ) 

    ------------------------------------------------

    - A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR !! 

  • GAB:A

    Na década de 1930 o Brasil viveu um momento de transição: Getúlio Vargas implantou um regime autoritário no País, chamado de Estado Novo, e buscava fazer uma racionalização burocrático-administrativa  no Brasil para que, centralizando as decisões, pudesse intervir mais fortemente no setor produtivo de bens e serviços para o mercado

  • VARGAS - Criação do DASP, em 1938, que busca implantar modelo burocrativo

     

    JK - Adminitração paralela. Os orgãos existenets não eram adequados aos desafios do seu governo, e em vez de transformar, criou novos orgãos paralelos aos já existentes. O modelo burocrático já se mostrava ultrapassado. (construção de Brasília, vinda das multinacionais)

     

    FHC- Reforma do MARE. Bresser, PDRAE. Meta: Implantar gerencialismo

     

  • Gabarito: letra A.

    Outra questão CESPE sobre Vargas:


    Ano: 2011     Banca: CESPE     Órgão: EBC     Prova: Técnico - Administração
    Getúlio Vargas, na década de 30 do século passado, teve um papel importante na evolução da administração pública no Brasil, ao promover a racionalização burocrática do serviço público, por meio da padronização, normatização e implantação de mecanismos de controle.
    Gabarito: certo.

  • LETRA A

     

    COMPLEMENTANDO:

     

     

    (Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: SUFRAMA Prova: Analista Técnico - Administrativo)



    A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e promovia a racionalidade técnica e a burocratização do Estado.(CERTO)

  • Engraçado encontrar vários livros afirmarem que na DITADURA de Getúlio Vargas houve uma grande EVOLUÇÃO para a ADM. PÚBLICA!

     

  • O MODELO BUROCRÁTICO DE GESTÃO PÚBLICA FOI INSTITUÍDO NO BRASIL NA ERA DO GOVERMO VARGAS (1936) E TEVE COMO CARACTERÍSTICA O PODER RACIONAL-LEGAL, CONSTITUÍDO DE REGRAS E LEIS A SEREM CUMPRIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES COMO É HOJE EM DIA. EX: "A ADMINISTRAÇÃO SÓ PODE FAZER AQUILO QUE ESTÁ EXPRESSO NA LEI" CASO NÃO ESTEJA EXPRESSO, PROIBIDO ESTÁ.

  • letra A

    Racíonal legal, burocracia 1 reforma da adm. pública no Brasil 

  • Gabarito: " A " 

     

    Para Fixar 

    CESPE - Getúlio Vargas, na década de 30 do século passado, teve um papel importante na evolução da administração pública no Brasil, ao promover a racionalização burocrática do serviço público, por meio da padronização, normatização e implantação de mecanismos de controle.  Gab. CERTA. 

     

     

    Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.  A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Romanos 8:18,19 e 21 (Bíblia)

     

     

  • Na década de 1930, o Brasil viveu um momento de transição: Getúlio Vargas implantou um regime autoritário no País, chamado de Estado Novo, e buscava fazer uma racionalização burocrático-administrativa no Brasil para que, centralizando as decisões, pudesse intervir mais fortemente no setor produtivo de bens e serviços para o mercado. (Bresser-Pereira, 1995).

  • Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)

    - Ano: 1938

    - Governo: Instituído no governo Getúlio Vargas.

    - inspirou-se no princípio do mérito profissional para estruturar a burocracia, princípio da formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

    - Objetivo: aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

    - Características: profissionalização do funcionalismo público, sistema de ingresso competitivo e de critérios de promoção por merecimento.

     

     

    Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

    - Ano: 1995

    - Governo: Fernando Henrique;

    - Objetivo: implementar a reforma gerencial

    - Trata-se de reforma administrativa;

    - Transição da administração burocrática para a administração gerencial.

    - Valores: transparência, particpação e controle social.

    - Características: Estado promotor e regulador do desenvolvimento economico e social, 

  • Na década de 1930, o então presidente Getúlio Vargas implementou o regime autoritário no Brasil chamado de estado novo. Surgia aí o modelo burocrático com o intuito de substituir o antigo modelo patrimonialista. Isso se deu por meio da criação, em 1938, do Departamento Administrativo de Serviços Públicos (DASP). A DASP tinha como princípios o mérito profissional, a impessoalidade, o formalismo e o profissionalismo. O objetivo era organizar e racionalizar o serviços públicos.

  • GAB: A

     

    " Influenciado pelos ideais de Weber, Getúlio Vargas opta pelo modelo burocrático a partir de 1930. É possível dizer que a estrutura da Administração Pública brasileira começa nesse período, quando o Governo cria o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) em 1936."

     

     

    A Evolução da Administração Pública no Brasil - Prof. Vinicius Ribeiro.

  • 48 Petistas marcaram letra "D".

     

    kkkkk

  • GABARITO A

     

    O modelo burocrático de administração pública foi implementado à partir de 1930, durante o governo de Getúlio vargas, visando por fim ao modelo patrimonialista pregando a impessoalidade e a formalização dos processos na administração pública.

  • LULA PARA PRESIDENTE DA PAPUDA!

  • Letra A

     

    Lula?? hahahahahaha

    Cara...tem questões que forçam a inteligência do concurseiro...

  • LETRA A.

     

    Modelo burocrático:

    - Foi a primeira reforma da Administração Pública.

    - No governo de Getúlio Vargas, de 1930 até 1960.

    - É um modelo organizado.

    - Buscou combater/evitar a corrupção e o nepotismo.

    - Buscou combater o PATRIMONIALISMO.

    - Voltado para os procedimentos, racionalidade, meritocracia, impessoalidade, formalismo.

    - O funcionamento é previsível.

    - Hierarquia funcional.

     

    FONTE:ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Deus tá vendo esses 60 Petistas marcarem letra D kkkkkkkk

  • 1930 --> 1ª Reforma do Estado.

    SUPERAÇÃO (diferente de extinção, pois ainda existe) do Modelo Patrimonialista e INTRODUÇÃO do Modelo Burocrático/Weberiano/Daspiano.

  •  a) Getúlio Vargas. (GABARITO), "influenciado pelos ideais de Weber, Getúlio Vargas no Brasil implementou o modelo burocrático, a partir de 1930, em plena ditadura. É possível dizer que a estrutura da administração pública brasileira começa nesse período. Antes, não há uma estrutura, até pela mistura que se fazia entre o público e o privado no patrimonialismo."

     

     

     b) Juscelino Kubitschek. Na presidência, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando assim um antigo projeto para promover o desenvolvimento do interior e a integração do país. Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política.

     

     

     c) Fernando Henrique Cardoso. Foi empossado presidente em 1.º de janeiro de 1995. Prosseguiu com as reformas econômicas iniciadas, as taxas de inflação continuaram baixas, houve a privatização de diversas empresas e a abertura de mercado, que deu maior visibilidade no mercado externo. O governo conseguiu a aprovação de leis na área econômica e administrativa, como a que permitiu a reeleição para cargos executivos. Em 1998, venceu a eleição presidencial no primeiro turno, tornando-se o primeiro presidente até então a ser reeleito. Durante o segundo mandato, crises internacionais, uma forte desvalorização do Real, a crise do apagão e outros acontecimentos causaram uma grande queda de sua popularidade.

     

     

     d) Luís Inácio Lula da Silva. . Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que inclusive aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se para a Polícia Federal em abril de 2018, estando atualmente detido na carceragem da instituição.

     

     

     e) Eurico Gaspar Dutra. . O quinquênio presidencial, que começara com a proibição do jogo no Brasil (abril de 1946), entraria no ano de 1948 em sua fase mais característica, marcada pelo acórdão do Tribunal Superior Eleitoral que considerou fora da lei o PCB (1947) e depois pela ruptura de relações com a União Soviética (1948).

  • cupanhero... kkkkkkkkk

  • LULA LADRÃO QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO. <3 <3

  • A implantação do modelo burocrático (modelo pautado no uso do poder racional-legal) ocorreu dentro da Reforma Administrativa de 1930 promovida pelo governo de Getúlio Vargas.

    Gabarito: A

  • DASP - instituiu o modelo burocrático no Brasil. Getúlio Vargas. Guardem este bizu.

    Bons estudos a todos!!!

  • LULA CACHACEIRO DEVOLVE MEU DINHEIRO

  • LETRA A

    Na década de 1930, o então presidente Getúlio Vargas implementou o regime autoritário no Brasil chamado de estado novo. Surgia aí o modelo burocrático com o intuito de substituir o antigo modelo patrimonialista. Isso se deu por meio da criação, em 1938, do Departamento Administrativo de Serviços Públicos (DASP). A DASP tinha como princípios o mérito profissional, a impessoalidade, o formalismo e o profissionalismo. O objetivo era organizar e racionalizar o serviços públicos.

  • LETRA A

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    ➧ Características da administração Burocrática

    ▪ Caráter legal das normas;

    ▪ Caráter formal das comunicações;

    ▪ Divisão do trabalho;

    ▪ Impessoalidade do relacionamento;

    ▪ Hierarquização da autoridade;

    ▪ Rotinas e procedimentos;

    ▪ Competência técnica e mérito;

    ▪ Especialização da administração;

    ▪ Profissionalização;

    ▪ Previsibilidade no funcionamento.

    FONTE: Prof. Heron Lemos