-
a) A vírgula em (1) é utilizada para marcar o fim de uma oração temporal reduzida. ERRADO. É uma oração concessiva reduzida.
"Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições".
b) Em (3), poderia haver uma vírgula para marcar a inversão da oração subjetiva. ERRADO. Separaria o verbo de seu sujeito.
"Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita".
c) Em (4), deveria haver uma vírgula para marcar o início do aposto restritivo. ERRADO. Não há vírgula em aposto restritivo.
"Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa,"
d) A vírgula em (5) é um elemento de coesão, já que marca uma elipse verbal. CORRETO. Há elipse do verbo significar.
"tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) (SIGNIFICA) deixá-las de lado por um tempo."
e) O ponto-final em (2) poderia corretamente ser substituído por dois-pontos. ERRADO.
-
A Elipse é uma figura de linguagem que acontece quando há a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. Neste caso, ocorre se uma palavra ou expressão for omitida e mesmo assim puder ser percebida como parte da oração. Vale acrescentar que esta palavra omitida, Não foi anteriormente citada e não torna a mensagem incompreensível.
GABARITO D
-
Duvida cruel
Sabendo que a elipse não retoma um termo antecedente e, pelo contexto, subentende-se perfeitamente a omissão da palavra; como a alternativa D pode ser correta?
"tsunde" SIGNIFICA empilhar coisas e "oku", deixá-las de lado por um tempo.
Apos a vírgula subentende-se a omissão do verbo siginificar, o qual já foi mencionado anteriormente. Portanto, dentro dos meus conhecimentos da língua, entendo que seria zeugma.
-
Não seria zeugma, não?
-
Sendo a Zeugma uma espécie do gênero Elipse na linguagem, não há de se argumentar erro na assertiva.
-
https://www.youtube.com/watch?v=IP36t60HYao
Pelas explicações da professora Rose Sampaio é zeugma, ela cita que a diferença da zeugma para a elipse é que aquela é citada anteriormente no texto.
"tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) (significa) deixá-las de lado por um tempo."
Eu errei essa questão na prova, poderia muito bem ser anulada. Agora é aguardar o gabarito oficial.
-
Em relação à assertiva c, aposto restritivo ou especificativo não vem virgulado, isso porque ele pretende o que o nome sugere, isto é, restringir (alguma coisa ou alguém entre tantos (as) outros (as)).
Caso se colocasse vírgula ([...]. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês, Sahoko Ichikawa, [...]), estar-se-ia apenas explicando quem é o professor de japonês da Universidade, pois só haveria um. Sem vírgula, quer-se dizer que há mais de um, mas se fala apenas de um naquele momento.