SóProvas


ID
2591497
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Taquaritinga - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O ato pelo qual o projeto aprovado pelo Poder Legislativo transforma-se em lei é denominado

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    No ordenamento legislativo, uma lei aprovada pelos elaboradores da lei deve ser acatada ou não pelo Executivo, daí, a sanção que, atualmente, possui mais um ato de escolha entre aceitar a o projeto de lei aprovado ou de não aceitar o mesmo, seja em sua parcialidade (veto parcial) ou totalidade (veto total).

  • O projeto de de lei se transforma em lei a partir da sanção presidencial ou da derrubada do veto

     

    A promulgação é apenas a certificação formal da existência da Lei. 

     

    A publicação é o momento em que a Lei se torna pública e, consequentemente, obrigatória. 

  • E só dos jornais quando anunciam uma nova lei. "" O projeto de lei seguiu para sanção do presidente
  • A veto. - barrar o projeto

    B publicação. - tornar o ato público

    C promulgação. - declasa sua existência

    D sanção. - transforma projeto em lei

    Uma lei deverá ser sancionada, promulgada e publicada para ter validade jurídica.

  • Segundo Marcelo Novelino: A promulgação é o ato que atesta a existência da lei garante a sua executoriedade.

    SANÇÃO: Inovação da ordem jurídica; O ato se torna perfeito e acabado com a sanção.

    PROMULGAÇÃO: Lei passa a EXISTIR (válida)

    PUBLICAÇÃO: Lei passa a ter VIGÊNCIA

    VIGÊNCIA: A lei passa a ter executoriedade

    PROJETO DE LEI --> SANÇÃO --> LEI --> PROMULGAÇÃO --PUBLICAÇÃO --> VIGÊNCIA

    Apenas p/ aprofundamento:

    promulgação atesta que a lei existe e é válida, sendo fase posterior à transformação do projeto em lei. O que se promulga é a lei, não o projeto de lei.

    SANÇÃO (sancionar = “aprovação de uma lei” ou “aprovação de um projeto”): ato de aprovar, validar, ratificar ou aceitar um projeto de Lei ou uma Lei; através da sanção, o Poder Executivo concorda com o projeto de lei. Aqui ocorre a inovação da ordem jurídica; o ato se torna perfeito e acabado com a sanção.

    PROMULGAÇÃO: reconhece a LEI no plano da existência como válida e ordena seu cumprimento por todos. É mera atestação de que a ordem jurídica foi inovada, declarando que uma lei existe e, em consequência, deve ser cumprida.

    PUBLICAÇÃO: significa dar conhecimento a todos sobre a existência da nova lei.

     

    CESPE:

    Q233480- A promulgação é entendida como o atestado de existência da lei; desse modo, os efeitos da lei somente se produzem depois daquela. V.

    Q318265- Promulgação é ato que incide sobre projeto de lei, transformando-o em lei e certificando a inovação do ordenamento jurídico. F. Incide sobre a lei.

    Q275181-A promulgação é o atestado de validade de um projeto de lei. F. É o atestado de validade da lei.

    Q213312- A promulgação consiste em tornar pública a existência da lei aos seus destinatários, por meio de sua inserção no Diário Oficial. F. É a publicação que torna pública a existência da lei.

    Q233480- A promulgação e a publicação da lei são sempre atos conjuntos e devem ocorrer de forma simultânea. F. A publicação é ato posterior à promulgação.

    TABELIÃO - TJDF - 2008 - CESPE - A promulgação de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurídica é inovada. A publicação, por sua vez, é o modo pelo qual se dá conhecimento atodos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. F. O ato se torna perfeito e acabado com a sanção.

    Q290550 - A vigência da norma começa com sua promulgação. F. Vigência começa com a publicação.

    Q17936 - Com a publicaçãoocorre a executoriedade da lei. F. A executoriedade começa com a vigência da lei.

  • Obrigada pelo comentário, Léo!

  • PROMULGAÇÃO

    É o instrumento que declara a existência da lei e ordena sua execução. Emendas constitucionais são promulgadas pelas Mesas da Câmara e do Senado, em sessão solene do Congresso. A promulgação das leis complementares e ordinárias é feita pelo presidente da República, e ocorre simultaneamente com a sanção. No caso de sanção tácita, o próprio presidente da República é quem deve promulgar a lei. Caso não o faça, a promulgação fica a cargo do presidente do Senado. O presidente da República também promulga os projetos de lei cujos vetos são derrubados pelo Congresso. Não o fazendo, a atribuição se desloca para o presidente do Senado, e, se este se omitir, para o 1º vice-presidente. Os decretos legislativos são promulgados pelo presidente do Senado, bem como as resoluções adotadas pela Casa e pelo Congresso Nacional. As resoluções da Câmara dos Deputados são promulgadas pelo seu presidente.

    Fonte: Agência Senado

    https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/promulgacao

  • Resposta: D

    Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    § 12. Aprovado projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória, esta manter-se-á integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)