SóProvas


ID
2613160
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Todos nós trazemos no corpo as marcas de uma profunda identidade com o planeta. São marcas profundas, viscerais, que não podem ser apagadas. A primeira delas é a água. O mais fundamental dos elementos está presente em nosso corpo na mesma proporção em que aparece no globo terrestre. As lágrimas que derramamos de dor ou de alegria tem o sabor dos oceanos.

      A água do mar tem quase a mesma consistência do soro fisiológico. Em nosso sangue carregamos a terra, pulverizada nos sais minerais, que vitalizam tecidos e órgãos. Ferro, cálcio, manganês, zinco, que jazem nas profundezas do solo, correm pelas nossas veias.

       Desde o primeiro choro, quando inauguramos as vias respiratórias e inalamos pela primeira vez o ar que enche os pulmões, participamos de um grande espetáculo da natureza, que revela em pequenos detalhes, a grandeza do universo. Nossa principal fonte de energia é o ar. Podemos suportar dias sem comer ou beber. Mas não podemos ficar tanto tempo sem ar. Enchemos os pulmões de oxigênio e devolvemos gás carbônico para a atmosfera. Esse gás é absorvido pelas espécies vegetais, que através da fotossíntese, devolvem generosamente, oxigênio. Como se vê, interagimos intensamente com o meio natural. Nos confundimos com esse meio ambiente. Somos parte dele e ele de nós.

      Neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, perdemos o contato com a Mãe Terra e, não por acaso, com nós mesmos. Na agitação da vida moderna, vivemos encubados em casas e apartamentos, elevadores, escritórios, ônibus e carros. O tempo do relógio se sobrepõe ao tempo natural, em que cada coisa acontece na hora certa, sem angústia ou ansiedade.

      Esquecemos de nos conectar ao que empresta sentido à vida, que é a própria vida em essência, com um imenso repertório de ensinamentos. Assim, deixamos de olhar para o céu e perceber como está o tempo, perder alguns segundos admirando o esplendor de uma manhã ensolarada, o prazer do vento que desgrenha os cabelos trazendo alívio e frescor, o horizonte sem limites do mar azul, a imponência das montanhas, o brilho cintilante de uma estrela que atravessa milhões de quilômetros na velocidade da luz, e que depois de driblar as nuvens e a poluição, aparece no céu sem que percebamos seu esforço heroico.

      Mergulhados em afazeres mais urgentes, nos afastamos de nossa essência. Será coincidência que o avanço da destruição da natureza se dá na mesma velocidade com que registramos o crescimento das estatísticas de depressão e suicídio? É preciso refazer os elos e perceber com humildade que as pequenas coisas da vida encerram as grandes verdades da existência. O mundo está em nós e nós no mundo. O meio ambiente começa no meio da gente.

(TRIGUEIRO, André. Intimidade ecológica. Mundo Sustentável, 10 jun. 2003. Disponível em: http://mundosustentavel.com.br/2003/06/10/ intimidade-ecologica/. Acesso em janeiro de 2018.)

De acordo com a estrutura textual apresentada e seus elementos constitutivos, leia e considere as afirmativas a seguir.


I. Pode-se notar a impessoalização da linguagem na defesa do ponto de vista e no desenvolvimento dos argumentos.

II. A expressão “é preciso” em “É preciso refazer os elos [...]” demonstra o emprego de sujeito indeterminado para tornar a linguagem impessoal.

III. A escolha da pessoa do discurso na construção do texto evidencia a intenção do autor de generalizar o sujeito para a adequação da linguagem no texto.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • "É preciso refazer os elos" = [refazer os elos] é preciso --> SUJEITO ORACIONAL.

  • Que questãozinha embaçada cara kkkkkkkkk

    Gab.: C

  • Alguém pode me explicar o motivo da alternativa (I) está correta, levando-se em conta que ele utiliza 1 pessoa do plural a todo momento. isso é impessoal? 

    Achei bem difícil essa questão.

  • I. Pode-se notar a impessoalização da linguagem na defesa do ponto de vista e no desenvolvimento dos argumentos. CORRETO.

     “O texto argumentativo, além de discutir e informar defende uma tese (...) finalidade principal é o convencimento do leitor.  A linguagem utilizada é clara, impessoal (...). A primeira pessoa do plural é utilizada para realçar a inclusão do autor no universo de ideias discutidas e seu alinhamento aos argumentos utilizados, bem como para envolver o leitor. Também é comum o uso da terceira pessoa do plural, com verbos no presente do indicativo, como estratégia para sugerir que as informações são fatos."

     Apostila Estratégia Concursos Português – Professor Felipe Lucas

     II. A expressão “é preciso” em “É preciso refazer os elos [...]” demonstra o emprego de sujeito indeterminado para tornar a linguagem impessoal. ERRADO.

     Sujeito Oracional: É preciso refazer os elos. - É preciso isto. – Isto é preciso.

     Oração Subordinada Substantiva Subjetiva Reduzida de Infinitivo.

      III. A escolha da pessoa do discurso na construção do texto evidencia a intenção do autor de generalizar o sujeito para a adequação da linguagem no texto. CORRETO.

     Generalizar o sujeito, colocando-o no plural: Uso da 1ª e 3ª pessoal do plural.

     "..Para escrever textos de uma maneira mais formal, às vezes é necessário impessoalizá-los, isto é, omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião pessoal (...).  

     Essa é uma maneira eficiente de distanciar-se das emoções e da subjetividade em um texto dissertativo-argumentativo. Para isso, você deverá evitar o discurso na primeira pessoa (eu) e adotar o uso da primeira e da terceira pessoa do plural (nós e eles). 

     Expressões como cientistas reconhecem, nossas conclusões e procuramos demonstrar são menos pessoais do que reconheço, minha conclusão e procurei demonstrar."

     

    https://brasilescola.uol.com.br/redacao/tecnicas-redacao-impessoalizacao-linguagem.htm

  • C) Correta

     

    Sabendo a II já é possível responder a questão.

     

    Nesse tipo de construção:É preciso, é necessário, é importante, é impossível...

    verbos na 3° pessoa do singular iniciando o periodo.

    Faça a pergunta para o verbo

     

    O que é preciso?

    R: refazer os elos e perceber com humildade que as pequenas coisas da vida encerram as grandes verdades da existência. ( SUJEITO)

    Toda a oração é o sujeito ( Famoso SUJEITO ORACIONAL)

     

    É preciso refazer os elos e perceber com humildade que as pequenas coisas da vida encerram as grandes verdades da existência. 

                              Oração Subordinada Substantiva Subjetiva Reduzida de Infinitivo

     

     

    Lembrem da propaganda:

    " é impossível comer só um"

                               OSSSubjetiva red. de inf.

    O que é impossível?

    R: comer só um ( sujeito oracinal)

     

  • eita! errei! 

    Fiquei muito P da vida! Daí resolvi reler a questão e também o comentário do FOCO e PERSISTÊNCIA. Ele explica LINGUAGEM e COLOCAÇÃO EM PRIMEIRA PESSOA. São coisas diferentes. Não sabia desse tópico.

    .

    IMPESSOALIZAÇÃO DA LINGUAGEM e ARGUMENTOS

    Ex.  Todos nós trazemos no corpo as marcas de uma profunda identidade com o planeta = 3ª pessoa para interagir com o leitor.

    Todos nós trazemos em nossos corpos brasileiros as marcas de uma profunda identidade com o planeta lindo = pessoalidade de argumentos = ficar enchendo o texto de adjetivos.

    .

    Falar em 3ª pessoa do plural = interação leitor e autor. Não é o mesmo que pessoalidade de linguagem. Vejo a possibilidade de ela considerar diferente de pessoalidade TEXTUAL.

    FOCO E PERSISITENCIA foi sapequinha. Percebeu antes da gente! POnto pro garoto(a)

  • - Indeterminado:

    1.       Verbo plural

    2.       Verbo no singular → VTI/ VI / VL + SE

    -------------

    - Oracional

    - É preciso refazer os elos. - É preciso isto. – Isto é preciso.

  • Sò fora precisar saber que a II estava errada pra matar a questão. ---> NÃO É INDETERMINADO POR CONTER UMA LOCUÇÃO VERBAL COM SER + PARTICÍPIO

  • põe na ordem direta:

    refazer os elos é preciso

    tem sujeito = refazer os elos....., logo não pode ser indeterminado, sabendo isso já mata a questão

  • II - “É preciso refazer os elos [...]” ==> O que é preciso? Resp. SUJEITO: Refazer os elos.

    Eliminando a assertiva II, "mata-se" a questão.

    Bons estudos.