SóProvas


ID
2619100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.



Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os item que se segue.

Na situação descrita, o assistente social deveria ter interrompido imediatamente o silêncio da entrevistada, a fim de impedir que ela pensasse em justificativas para a situação de violação de direitos.

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO FOI DADA!!! 

  • Gabarito Errado

    A interação face a face permite que a enunciação de um discurso se expresse não só pela palavra, mas também pelo olhar, pela linguagem gestual. que podem identificar subjetividades de uma forma mais evidenciada.

    Selma Marques Magalhães

     

  • Em uma entrevista o assistente social tem que deixar o usuário a vontade.

  • Gabarito Errado!! O Assistente Social jamais pode obrigar ou constranger, assegurado pelo código de ética. A autora Magalhães ainda traz que existem outras possibilidades de identificar situações em subjetividade.
  • O silêncio também fala. O assistente social não pode jamais interromper o silêncio. Deve, ao contrário, captar as mensagens não verbais.