SóProvas


ID
2619103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.



Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os item que se segue.

Em situações como a descrita, recomenda-se que a visita domiciliar seja utilizada como instrumento para verificar se as informações fornecidas pelo usuário condizem com a sua realidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Segundo Fávero, visita domiciliar é entendida como mais uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar dos sujeitos, a partir de seu espaço de vivência. Trata-se de um procedimento com o objetivo de complementar o estudo, e não de fiscalizar ou de invadir a privacidade da vida cotidiana dos sujeitos. 

  • VISITA DOMICILIAR, NADA TEM A VER COM FISCALIZAÇÃO É UM PROCEDIMENTO QUE VAI AUXILIAR O PROFISSIONAL EM SEU RELATÓRIO. 

     

  • Que questão mais tosca!

     

  • Questão Errada.

    Visita domiciliar é instrumento de conhecimento da realidade, não é de investigação e verificação de informação.

  • A visita domiciliar não deve ser utilizada como verificação de veracidade. Mas sim como instrumento de aprofundamento do conhecimento da realidade.

  • É necessário problematizar esse assunto sempre porque, no cotidiano do trabalho, a maior parte das solicitações e indicações de VD tem como pano de fundo uma imposição do estado e/ou da entidade para que possamos fiscalizar, conferir, confirmar, vigiar, etc. Cabe ao profissional problematizar isso com base em sua autonomia relativa e usar este instrumento quando for conveniente e de fato for agregar para o conhecimento daquela realidade. Caso contrário é nosso dever recusar tal prática.

  • Nessa situação a visita iria se tornar um instrumento de FISCALIZAÇÃO, prática vedada ao Assistente Social contemporâneo.

    Gabarito: ERRADO.

  • Cespe 2016

    A visita domiciliar é um instrumento técnico que permite a observação e o conhecimento do contexto social vivido pelo sujeito, por sua família e pela comunidade onde ele se encontra, devendo ser realizada com objetivos definidos e com base em princípios éticos.

    Quadrix 2018

    A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.