-
A questão está ERRADA, POIS a pessoa com deficiencia usufrui maior beneficio quando recebe recursos suficientes para sua inclusão social em todos os seus aspectos.
-
A questão fala sobre a inclusão da pessoa com deficiência no Trabalho, pois o trabalho pode ser uma ambiente favoravel no aspecto psicologico, entre outros aspectos, para essa pessoa. Logo a questão não pode garantir que um benefício do governo pode ser melhor que um emprego em relação a uma vida digna e saudavel.
-
O trabalho também pode ser um profundo benefício para a saúde mental.
-
Em termos de saúde mental, a pessoa com deficiência usufrui de maior benefício quando recebe provimento governamental de recursos suficientes para uma vida digna e saudável, de tal forma que permitam sua inclusão em atividades de lazer e a dispensem da necessidade do trabalho (o trabalho faz parte dos aspectos que envolvem a saúde mental, não é pq a pessoa é PCD que ela vai ter bem-estar sem o trabalho; o trabalho também é um direito fundamental).
-
Muitas pesquisas já evidenciaram que dentre as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as política públicas de provimento governamental e transferência de renda, como o Benefício da Prestação Continuada é apontado como uma delas.
Diante de um cenário ainda permeado por inúmeros estereótipos, preconceitos e discriminações, é compreensível que a PCD prefira permanecer em casa ao invés de enfrentar o ambiente incerto e hostil do mercado de trabalho.
No entanto, o trabalho agrega ganhos à vida não fornecidos pelo BPC, tais como, socialização, autorrespeito, identidade, sentimento de pertencimento e utilidade. Assim podemos identificar que o que impede a inserção das PCDs no mercado de trabalho é muito mais um medo da discriminação a qual poderão ser submetidas, o desemprego e a perda da renda e segurança, do que uma plena satisfação com o provimento governamental.
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.
-
Em pesquisa realizada por Neves-Silva e Prais
(2015) para tentar entender as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Benefício da Prestação Continuada é apontado pelas autoras como uma delas.
NEVES-SILVA, Priscila; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria.
Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo
Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 20, n. 8, p. 2549-2558,
Aug. 2015 .
GABARITO: ERRADO
-
GABARITO: ERRADO