SóProvas



Questões de Políticas Públicas - Pessoas com Deficiência


ID
78715
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 8.213/1991 estipula uma cota de 2% de empregados portadores de necessidades especiais quando a empresa tem até 100 funcionários. Quando este número é de 1000 empregados, a cota mínima para portadores sobe para

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada.Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991.Art. 93 - A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:I - até 200 empregados ...................... 2%II - de 201 a 500 ................................ 3%III - de 501 a 1.000 ............................ 4%IV - de 1.001 em diante ..................... 5%
  • Conforme a lei, a questão está ERRADA, a resposta correta deveria ser a letra E ou seja 4%.
  • Peço que anulem esta questão ou retirem para não confundir.
  • Olá, pessoal!

    A banca atualizou a resposta para "E", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.

    Bons estudos!


ID
164785
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações têm uma grande capacidade de influenciar o comportamento das pessoas. Suas decisões levam muitas vezes a sociedade a repensar seus comportamentos e conceitos. Como exemplo temos as práticas de inclusão social. A participação de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, além de ser uma exigência legal, também tem sido uma constante no nosso dia a dia. Analise as assertivas abaixo a respeito dos benefícios dessa questão e assinale a alternativa CORRETA:

I. As organizações que adotam programas de contratação e de integração de trabalhadores portadores de necessidades especiais se beneficiam com um reforço de sua imagem na sociedade.

II. Os trabalhadores com necessidades especiais acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.

III. Os grupos sociais internos adquirem maior sensibilidade, atenuando o preconceito, o que proporciona maior equidade e coesão cultural.

IV. As organizações também são beneficiadas com um clima mais positivo e com a motivação dos outros empregados.

Alternativas

ID
164788
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

Alternativas
Comentários
  • O plano de carreira não muda, as tarefas é que são adaptadas para melhor atender às necessidades de uma dada deficiência


ID
221221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7o, inciso XXXI, determina a "proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência". Assim, uma organização deve fazer adaptações que sejam precisas para dar condições de uma pessoa com necessidades especiais realizar um trabalho. Tal contexto remete ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Acomodação razoável
    Indica as alterações e adaptações necessárias e apropriadas que não
    obriguem a um ónus desproporcional ou excessivo, quando necessário em
    casos especiais, para garantir às pessoas com deficiências o desfrute e o
    exercício, com base de igualdade com os outros, de todos os direitos
    humanos e liberdades fundamentais.

    Discriminação 
    finalidade ou o efeito de prejudicar ou anular o reconhecimento, o gozo e o exercício

    Inclusão social
    É a ação que favorece o alcance da igualdade de oportunidades e a não
    discriminação. A inclusão é, portanto, um processo que permite às pessoas
    incluídas de terem as mesmas oportunidades e poderes de decisão sobre
    como organizar a sociedade de todas as outras pessoas.

    Ações afirmativas
    são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado. 

ID
229213
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva do construcionismo social pode-se muitas vezes estimular pessoas rotuladas como "deficientes" a reconstruírem suas narrativas pessoais. Com isso, há indicativos de que possam

Alternativas
Comentários
  • O construcionismo social fundamenta-se, dentre outras, por uma noção sociocultural da mente, muito similar ao que foi proposto pelo pesquisador russo Lev Vygotsky (1896-1934), para quem o funcionamento mental tem origem nos processos sociais, ou seja, nas relações que se estabelecem entre as pessoas, e não nas mentes individuais.

    Em outras palavras, o construcionismo social postula que os processos psicológicos de um paciente são sociais, e somente podem ser compreendidos se forem contextualizados e entendidos à luz da comunidade e das relações em que o paciente está inserido. Por exemplo, o significado que uma pessoa dá a uma experiência por que passou não se origina dentro dela. É, pelo contrário, resultante da interação social que acontece entre ela e outra pessoa.

    Sendo assim, a prática clínica da terapia de base construcionista social privilegia buscar o processo de construção de um significado não nos funcionamentos psicológicos intrínsecos de um paciente, mas sim na relação que se constrói entre o paciente e seu mundo relacional. 

    http://www.consultoriodepsicologia.com.br/construcionista-social.html

  • A . Não podemos dizer que nossas conjecturas em geral causam sintomas psicopatologicos. Temos conjecturas favoráveis também ao nosso respeito e que são saudáveis.

    B. Não se deve rotular os sujeitos, aprisionando-os em hierarquias.

    C. Novamente... autonarrativa não é característica primeira de doença mental

    D. Sim, rever pra enxergar a origem da segregação.

    E. Muitos conceitos são reforçadores de mitos sociais.


ID
234766
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicopedagógica dentro do contexto do ensino superior tomou novo impulso com o ingresso de um número crescente de alunos com necessidades educativas especiais nas IES. O psicólogo deve fazer parte da equipe interdisciplinar que apoia o processo de inclusão desse aluno. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do psicodiagnóstico como entendimento dinâmico, em sentido lato (amplo/restrito), pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica (dedução, conclusão, julgamento clínico). Através do exame, se procura entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, na perspectiva histórica do desenvolvimento, investigando fatores psicodinâmicos, identificando conflitos e chegando a uma compreensão do caso com base num referencial teórico. Um exame deste tipo requer entrevistas muito bem conduzidas, cujos dados nem sempre são consubstanciados pelos passos específicos de um psicodiagnóstico, portanto, não sendo um recurso privativo do psicólogo clínico. Frequentemente, se combina com os objetivos de classificação nosológica e de diagnóstico diferencial. Porém, quando é um objetivo do psicodiagnóstico, leva não só a uma abordagem diferenciada das entrevistas e do material de testagem, como a uma integração dos dados com base em pressupostos psicodinâmicos.


ID
234793
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Educação busca assegurar às pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior. Desse modo, o psicólogo, enquanto parte de uma instituição de ensino superior, deve estar preparado para atender esse grupo de pessoas. Sobre esse atendimento, é correto afirmar:

Alternativas

ID
234796
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) foi apenas recentemente incorporado no Brasil. O conceito de PNEE:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    No conceito de necessidades educativas especiais deve ser destacado o seu caráter relativo e contextual, ou seja, a avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia empregada e os critérios de avaliação utilizada. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola. O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a hegemonia nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades.

    Fonte:
    http://apev.com.br/AUTORES%202005/2005/REJANE%20GOTTARDO.htm

  • A. O conceito também serve para deficiências de um modo geral... grau leve, médio, severo...

    B. Necessidades educativas vão muito além de recomendações médicas.

    C. Todos os conceitos são relativos... aquilo que é pra um autor, pode não ser exatamente igual para outro.

    D. Alunos não são enfermidades ambulantes para serem redistribuídos de acordo com seus sintomas.

    E.Não há necessidade de uma igual avaliação para todos os alunos e ainda que houvesse, a mera introdução de um conceito não garante nada.


ID
737611
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação da capacidade intelectual de crianças com défices verbal e motor, particularmente aquelas portadoras de paralisia cerebral, necessita de um instrumento que tenha instruções fáceis, cujas respostas exijam um mínimo de expressão por parte da criança, particularmente as de pouca idade. Qual dos instrumentos abaixo atende a essas características e é indicado para esse tipo de estimativa?

Alternativas

ID
1130437
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicopedagógica é um dos principais procedimentos que contribuem para a inclusão acadêmica de pessoas com necessidades educativas especiais, processo em que o psicólogo desempenha um papel central. Em relação a esse tipo de avaliação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a A...uma boa avaliação não enxerga apenas o lado "em construção", mas se importa também em alavancar o já construído e positivo na vida do sujeito.

    Sobre a B... Não temos "códigos de barra" que nos situam num nível de inteligência. Nosso QI Até pode ser testado, mas isso não é crucial.

    Sobre a C... mapear, classificar não são os principais objetivos. Eu posso até usar, mas apenas para embasar um diagnostico.

    Sobre a D... sim, eu não posso usar de interdisciplinaridade sem iteratuar com profissionais de outras áreas.

    Sobre a E... nenhum diagnóstico é determinante.

  • A interdisciplinaridade e a interatividade são características inerentes?

    Não são inerentes e muitas vezes, mesmo depois de serem estimuladas, não são postas em prática.

    Acho que a banca tá confundido conceito de multidisciplinaridade para interdisciplinaridade, que é uma abordagem bem mais complexa.


ID
1130440
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos principais procedimentos para facilitar a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais consiste na adaptação curricular. Sobre essa adaptação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1245910
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Daniel Dias é um importante atleta paraolímpico da natação brasileira na atualidade. O atleta, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, descobriu o esporte aos dezesseis anos, tendo como grande influência a boa performance do também atleta Clodoaldo Silva nas Paraolimpíadas de 2004, em Atenas. Daniel ministra palestras motivacionais nas quais define que “Deficiente é uma palavra limitante e que classifica a pessoa. Deficiências e limites todos nós temos. Portanto, não sou um atleta deficiente, sou um atleta paraolímpico”.

A capacidade de enfrentamento das dificuldades e de superação dos obstáculos apresentada por esse atleta é conhecida em psicologia como:

Alternativas
Comentários
  • resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.


    A resiliência foi definida por Garmezy (1984) como resistência ao estresse ou invulnerabilidade frente a condições adversas.

    O individuo resiliente não apresenta problemas comportamentais e emocionais frente a estressores.

    Muitas mudanças costumam ocorrer na vida pessoal, novos desafios estão sempre surgindo, sendo assim, é importante aprender a lidar adequadamente com os desafios.

    A resiliênciaestá na superação das dificuldades, a pessoa resiliente "dá a volta por cima" diante dos percalços. Mesmo diante de situações estressoras consegue ser produtiva, aprende e se desenvolve.



ID
1339369
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à Educação Inclusiva no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO), são inúmeras as aplicações da Psicologia dentro da área da Educação.

     

    O psicólogo pode ajudar na criação e avaliação de planos de ensino, planejar o ambiente de modo que ele favoreça a aprendizagem, lidar com alunos com necessidades especiais de educação e elaborar planos de estudo. (CBO, 2010)

     

    As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia educacional são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano no âmbito acadêmico.

     

    Ainda de acordo com o CBO, algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da psicologia educacional são:

     

     Pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica (modelo clínico)

     

     Estudo dos educadores e do educando em relação ao sistema educacional (avaliação institucional)

     

     Planejamento e execução de pesquisas relacionadas à compreensão do processo de ensino e aprendizagem

     

     Análise das características do indivíduo portador de NEE. Recomendando programas especiais de ensino compostos de currículos e técnicas adequadas à condição intelectual e de saúde mental.

     

    http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/NOVAS_TECNOLOGIAS/362-2011.pdf

  • O psicólogo escolar deve trabalhar as propostas de educação inclusiva junto à equipe da escola.

     

    Ser psicólogo escolar no Brasil é conhecer as necessidades psicológicas de todos os sujeitos envolvidos, independentemente de classes sociais, capacidades físicas ou mentais, em situações de risco ou situações abastadas, "é defender os direitos ao atendimento de suas necessidades e à promoção de seu desenvolvimento, sem discriminação ou intolerância de qualquer tipo ou grau.

  • Gab C

    O psicólogo escolar deve trabalhar as propostas de educação inclusiva junto à equipe da escola


ID
1339384
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da proposta de uma educação inclusiva, que traz inúmeras questões no âmbito da psicologia escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A exclusão escolar é compreendida como violação dos direitos humanos.

II. Um dos maiores desafios de uma pedagogia inclusiva é encontrar alternativas pedagógicas que possam auxiliar todas as crianças, mesmo as que sofrem de disfunções severas.

III. O fracasso escolar testemunha o fracasso de uma política efetivamente inclusiva.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Ao mesmo tempo em que o conceito de inclusão considera a diversidade, Aranha (2000) discute o princípio da equidade como garantia para a igualdade de direitos humanos (I. A exclusão escolar é compreendida como violação dos direitos humanos.), condição fundamental para o estabelecimento de uma sociedade democrática e justa. Assim, para que a diversidade não se transforme em desigualdade social, devem existir ações diferenciadas. (II.  Um dos maiores desafios de uma pedagogia inclusiva é encontrar alternativas pedagógicas que possam auxiliar todas as crianças, mesmo as que sofrem de disfunções severas. ) (III. O fracasso escolar testemunha o fracasso de uma política efetivamente inclusiva.)

     

    Letra E


ID
1339396
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança portadora de paralisia cerebral foi matriculada em uma escola privada, sendo acordado entre a direção da escola e os pais que teria direito a um acompanhante durante as aulas. Um mês depois, a escola chamou os pais e comunicou que a permanência da criança na escola estaria condicionada à saída do acompanhante durante as aulas.

A escola argumentou que o acompanhante perturbava a professora, que se sentia observada e não conseguia se concentrar.

De acordo com a proposta da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996:

    Art. 59.  Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

     

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015:

    Art. 28.  Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    XVII - oferta de profissionais de apoio escolar;

     

     

    d)A criança tem direito ao acompanhamento em sala.


ID
1350385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao assistir um paciente portador de múltiplas deficiências que podem ser decorrentes de doenças degenerativas ou de variáveis externas como acidentes, é dever do psicólogo

Alternativas
Comentários
  • solicitar sempre apoio multidisciplinar

ID
1350388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos portadores da paralisia cerebral infantil de forma espástica tetraplégica e suas implicações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1363831
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os pais do recém-nascido Pedro foram informados pela equipe de acompanhamento da maternidade que seu bebê havia nascido com alterações. Identificaram uma síndrome proporcionada por alterações genéticas. Os portadores dessa síndrome possuem um cromossomo a mais e apresentam algumas características, tais como:

• Quociente Intelectual (QI) abaixo da média.
• maior propensão a doenças.
• alterações no tônus muscular (hipotonia), o chamado “bebê molinho”.
• traços do rosto característicos, como olhos puxados, menor número de dentes, língua proeminente, dentre outros aspectos.

A equipe orientou-os a buscarem formas de estimular precocemente a criança, visando a proporcionar-lhe um maior desenvolvimento de seu potencial. Assinale a alternativa que nomeia a síndrome com a qual Pedro nasceu.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Down

  • Os portadores dessa síndrome possuem um cromossomo a mais: Síndrome de Down.

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
1574425
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabemos que na Antiguidade ocorria o sacrifício de surdos em função do ideal grego de beleza e perfeição. Ademais, o nascimento de uma pessoa narrada como “deficiente” era concebido como um castigo dos deuses, o que justificava a sua eliminação. Somente no século XVI é que iniciam as defesas a favor da capacidade do aprendizado desses sujeitos, em especial, os surdos. Quem foi o primeiro professor de surdos de que se tem registro histórico?

Alternativas
Comentários
  • Uma dica em questões safadas como essa... lembre que na antiguidade os sacerdotes eram responsáveis pela transmissão de conhecimentos... você ficaria entre a A e a B... só que 1700... já é recente demais

  • O trabalho de Ponce de León (monge) com os surdos foi considerado de grande importância por seus contemporâneos. A maioria dos europeus acreditavam que os surdos eram incapazes de sererm educados.

    Analisando a questão, físico geralmente não trabalham com pessoas deficientes, possuem outro foco, o que elimina a letra E. Médicos britânicos também não possuem histórico de trabalhos com deficientes. Geralmente, países latinos tem uma visão mais inclusiva. Pela origem dos nomes, fiquei com os que pareciam ser francês, italiano ou algo do tipo. Errei, fiquei entre entre a e b. Estou dando minha opinião pessoal, não quer dizer que está 100% correta. Ah, monge tem mais chance de cuidar de deficientes...


ID
1574428
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em1857, o professor francês Hernest Huet (surdo e partidário de I’Epée, que usava o Método Combinado) veio para o Brasil, a convite de D. Pedro II, para fundar a primeira escola para meninos surdos de nosso país. Assinale a alternativa que apresenta o nome que essa escola recebeu na época de sua fundação.

Alternativas

ID
1574431
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas que historicamente são conhecidas e denominadas como surdas ou deficientes auditivos são aquelas pessoas que

Alternativas
Comentários
  • Fazer uma pergunta boba como essa para um psicólogo? Perguntar se surdo é quem não enxerga? kkkkkkkkkk

  • SEM COMENTARIOS A ESSA QUESTAO.... INACREDITAVEL!!! 

     

  • Quem dera questões como esta na minha prova!

  • A área da Psicologia é tão vasta, tem tantos assuntos importantes e pertinentes.... vem uma banca e pergunta o que é uma pessoa surda.. fala sério!

  • O examinador é "anônimo". Se tivesse o nome dele na capa da prova, certamente não faria uma pergunta dessa!


ID
1698319
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na atualidade, a política de inclusão da criança com necessidades especiais vem sendo fortalecida através de uma série de medidas propostas pelo governo. Entretanto, os avanços nessas políticas se dão de maneira lenta e nem sempre com sucesso.


Quando se consideram os empecilhos ao sucesso na adoção de medidas de inclusão escolar, podemos dizer que a principal dificuldade teria a ver com:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C - representações sociais que ainda favorecem a presença de estigma em relação aos portadores de deficiências e que criam resistência à criação de medidas ouprogramas que facilitem a inclusão.

  • Gab C

    representações sociais que ainda favorecem a presença de estigma em relação aos portadores de deficiências e que criam resistência à criação de medidas ou programas que facilitem a inclusão.


ID
1698331
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a portadores de Síndrome de Down, está correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    A - Errado. A maioria apresenta retardo de leve a moderado;

    B - Estes programas são voltados, especialmente, para o público com SD;

    C - A maior parte das crianças diagnosticadas com SD possui a acuidade e visão prejudicadas;

    D - Claro que não, né gente?! Atualmente o que se busca é a INCLUSÃO, rompendo com o modelo segregador que antes era recorrente, portanto não há o interesse em construção de escolas apenas para crianças com SD, mas sim de que estas frequentem escolas de ensino regular, junto com outras crianças sem diagnóstico.

  • Gab E

    muitas vezes, os problemas dos portadores de Síndrome de Down são agravados por apresentarem másformações congênitas.


ID
1811767
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação a aspectos importantes a serem considerados para um programa de gestão da diversidade nas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem marcou letra D, dificuldades adaptativas é no mínimo paradoxal. Se são adaptáveis, deixaram de ser dificuldades.


ID
1821736
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva da educação inclusiva são fundamentais propostas de ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente das suas necessidades. De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Brasil, 2001), entende-se por inclusão a garantia do acesso contínuo a todos os espaços comuns da vida em sociedade. Com base nesta premissa, avalie as afirmativas abaixo:

I- Educação inclusiva é aquela que salienta que cada aluno vai requerer diferentes estratégias pedagógicas.

II- Deve-se garantir por meio de estratégias pedagógicas apropriadas o acesso à herança cultural, ao conhecimento socialmente construído e à vida produtiva.

III- Na perspectiva inclusiva, as estratégias pedagógicas são medidas compensatórias e pontuais que garantem a integração social e educacional.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A III está errada pois não se trata de política de ação afirmativa que visa compensar algo, mas sim favorecer a inclusão da pessoa com necessidades especiais.


ID
1833136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No âmbito da psicologia social e suas vertentes, julgue o item a seguir. 

Estudos mostram que alunos com algum tipo de deficiência mental geralmente são bem acolhidos, uma vez que seus comportamentos não podem ser considerados inadequados em função da deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Que bom seria né, se fosse assim. Muitas vezes, pessoas com deficiências mentais não são acolhidas, pelo contrário sofrem muitos preconceitos e discriminações...


ID
2010826
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No final do século XX, a alteração nos paradigmas vigentes derivada da proposta do modelo social da deficiência influenciou grandemente a prática dos profissionais da área. Considerando tal modelo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Hehehehe..essa letra C foi foda!

     

    Gab: E pra moçada!


ID
2010832
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ingresso no mundo do trabalho para as pessoas com deficiência e doenças crônicas constitui-se como um dos principais objetivos do processo de reabilitação. No entanto, para alcançar tal objetivo, inúmeras barreiras devem ser superadas. A literatura atual afirma que:

Alternativas
Comentários
  • a) Uma das principais barreiras para a inclusão – o preconceito – já foi superada através da Coordenadoria para Reabilitação do Deficiente no Estado (CORDE), que promoveu a alteração da legislação no âmbito estadual - que bizarro - erradissima

     b) O acesso à escola regular tornou-se condição essencial para garantir o ingresso de pessoas com deficiência e doenças crônicas no mercado de trabalho -errado

     c) A aceleração das mudanças tecnológicas e as transformações na organização do trabalho provocam um aumento na demanda de qualificação do trabalhador e excluem do mercado de trabalho um número cada vez maior de pessoas com necessidades especiais - essa é acorreta, mas eu não concordo, já que existe a política de cotas.

     d) A criação de oportunidades educacionais especiais para esse grupo legitima a necessidade de um sistema que facilite o diagnóstico e a indicação terapêutica, promovendo o desenvolvimento dos requisitos necessários para que, então, eles possam ingressar no mundo do trabalho. errado

     e) O grupo de pessoas com deficiência e doenças crônicas deverá ser integrado ao mercado de trabalho na próxima década, devido à implantação da política de cotas - errado - já vem sendo realizado


ID
2010850
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A família de pessoas com deficiências ou doenças crônicas é parte central do processo de intervenção. Existem diferentes modelos de trabalho com essas famílias. Assinale a alternativa que apresenta o modelo recomendado pela literatura na atualidade.

Alternativas

ID
2011480
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento infantil e do processo de aprendizagem fundamentados nas novas perspectivas da educação continuada e da aprendizagem por competência, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • A - Errado: Poderia ser correto com sujeitos em um estrito regime laboratorial. Mas, na pratica, o desempenho de um traino com pessoas na vida real possui muitas variáveis externas, não se podendo sempre responsabilizar uma falha no treino pela falha do desempenho.

    B - Errado: É o inverso: O treino é mais focado no desenvolvimento de competências, diferente da assistência oferecida por uma educação continuada.

    C - Errado?

    D - Certo: O diagnostico das necessidades busca varias fontes de informações para melhor constatação e compreensão da necessidade. O viés de apenas uma pessoa ou grupo não devem ser a unica fonte que corrobora a existência da necessidade os das estrategias a serem utilizadas na terapia ou treinamento.

    E - Errado: A aprendizagem depende sim das variáveis culturais (Antítese à "Tabula Rasa") e, obviamente, depende também da forma pedagógica utilizada para ministrar o treino.

  • Qual o erro da letra C?

  • Raquel, acredito que o erro está em

    desenvolvimento da aprendizagem em crianças hiperativas depende diretamente da compatibilidade entre o levantamento de necessidades e a execução do treinamento, das avaliações dos programas de treinamento e das políticas de treinamento voltadas para o ajuste das necessidades individuais e sociais.

    Dizer que é dependência direta restringe, ainda mais para a psicologia que tem diversas abordagens. Cada uma vai dizer que esse desenvolvimento depende princialmente de fator X ou Y. Ao falar de aprendizagem não para ser tão taxativo, tal desenvolvimento irá depender da subjetividade do cliente, e ai as técnicas serão voltadas para isso a meu ver.

  • Eu realmente não compreendi o erro da C. Não sei mesmo se a palavra diretamente tornaria a assertiva incorreta, pois dizer que o desenvolvimento da aprendizagem em crianças hiperativas depende diretamente da compatibilidade entre o levantamento de necessidades e a execução do treinamento, não deixa de ser verdade, pois essa relação não ocorre de forma indireta.


ID
2047546
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 8.213/91, no artigo 93:

“A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiá- rios reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas.”

O objetivo desta exigência legal é combater o preconceito através do alargamento das situações de convívio com a diferença. Como resultado desta nova exigência, uma série de adaptações precisaram ser realizadas no trabalho dos psicólogos ligados à área de recrutamento e seleção. Dentre elas, a adaptação no uso de testes psicológicos. Em nota técnica acerca destas adaptações, o Conselho Federal de Psicologia, em meio a outras recomendações, defende que:

Alternativas

ID
2100142
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São fatores de risco, característicos dos pais e das famílias, que aumentam a vulnerabilidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Serviços de saúde inadequados às necessidades das crianças e da família.

  • A QUESTAO PEDE FATORES CARACTERISTICOS DE PAIS E FAMILIAS E SERVICOS DE SAUDE Inadequados não são CARACTERISTICAS HUMANAS, são características institucionais - pegadinha!

  • Gabarito - A

     


ID
2303386
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a questão do acompanhamento e tratamento a pessoas portadoras de deficiências e seus familiares, analise as afirmativas abaixo.
1. O acompanhamento e tratamento ao deficiente, dependendo da funcionalidade do quadro apresentado, bem como da condição socioeconômica dos pais e/ou familiares, prescindem de orientação específica por parte do psicólogo.
2. Segundo a literatura, pais surpreendidos com a chegada de um filho deficiente geralmente parecem experimentar cinco estágios emocionais: choque, negação, tristeza e cólera, equilíbrio e reorganização.
3. Para minimizarem o próprio sentimento de culpa, pais de filhos com deficiência podem fazer com que os limites impostos a ele não fiquem claros, o que vem dificultar o estabelecimento de regras e disciplina e gerar comportamentos sociais indesejáveis por parte desses filhos.
4. O acompanhamento e tratamento ao deficiente requerem do psicólogo bom entendimento das condições emocionais dos pais e, consequentemente, do vínculo destes com o seu filho com deficiência.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • 1. falso 

    2.certo - choque, negação, tristeza e cólera, equilíbrio e reorganização.

    3. certo

    4. certo

  • Quando os pais recebem a notícia de que o filho possui algum tipo de deficiência, inicia-se um longo processo, o qual irá exigir dos pais uma nova ressignificação acerca do bebê, uma revisão de suas expectativas, a reorganização de papéis dentro de casa, entre muitas outras adaptações. É um processo realmente complicado e doloroso, mas que pode sim ter resultados muito favoráveis, desde que os pais estejam bem orientados e dispostos.

    Segundo autores que abordam o caso, os estágios emocionais presentes na vida de pais com filhos portadores de deficiência são cinco: choque, negação, tristeza, cólera e reorganização. São fases semelhantes a um processo de luto, vale esclarecer que o luto não é somente por perdas envolvendo morte, mas sim rupturas que podem envolver tanto situações como pessoas, neste caso, é o luto pela perda de uma criança imaginária, pelas expectativas e planos que agora terão de ser readaptados.


ID
2540101
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Adriana, 38 anos, tem surdez congênita causada pela rubéola que sua mãe teve durante a gravidez. Adriana procurou a Vara da Infância e da Juventude de sua comarca para se habilitar à adoção de uma criança.


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência:

Alternativas
Comentários
  • ​ESTATUTO DA PCD

    Art. 6o  A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

     

    ECRIAD

    Art. 197-C.  Intervirá no feito, obrigatoriamente, equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, que deverá elaborar estudo psicossocial, que conterá subsídios que permitam aferir a capacidade e o preparo dos postulantes para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, à luz dos requisitos e princípios desta Lei.              (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)       

     

    RESPOSTA: "C"

  • tem questões que a resposta diz muito sobre o preconceito das pessoas, e essa é uma delas, quem erra tem que se questionar se não está errando na vida também.

  • Excelente Maria luiza

  • Minha nossa, cada alternativa absurda nessa questão.


ID
2542063
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A história de um menino com paralisia cerebral que foi deixado na escola enquanto sua turma foi ao cinema provocou reações de indignação e solidariedade ao ser divulgada pela mãe da criança nas redes sociais.


As leis que dispõem sobre os direitos das pessoas com deficiência preveem no tocante ao direito à educação:

Alternativas
Comentários
  • igualdade de condições pressupoe = equidade. 

  • Nesta seara se encaixa o Art. 206 da CF - 

    O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • Lei 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com deficiência


    Art. 28.  Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: (...) XV - acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;
     

    Art. 43.  O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, devendo: (...) III - assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas.

     

     

    OBS: as outras alternativas estão erradas ou porque não tem relação direta com a educação ou porque não tem nada a ver com o tema apresentado (inclusão do deficiente em programas de lazer, como o cinema). Também há previsões equivocadas, como existência de currículos "especializados" ou turmas exclusivas. Não é essa a finalidade da lei. A lei foi editada para promover a igualdade entre pessoas que tem alguma deficiência com as outras pessoas, estabelecendo critérios para que essa igualdade seja alcançada.

  • Gab A

    o acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;


ID
2609881
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os aspectos relacionados à educação inclusiva, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Quanto a (d)

     

    L13146

     

    Art. 28.  Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

     

    VI - pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva;

     

    X - adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado;

     

  •  

    escola e família precisam estreitar laços, principalmente no que se refere à atenção as crianças com necessidades educativas especiais. EU ACREDITO QUE ISSO DEVERIA ACONTECER PARA TODAS AS CRIANCAS, MAS ESSA É A MAIS CORRETA

     

    o mais importante a ser feito é instrumentalizar o professor com um maior conhecimento a respeito das patologias com as quais irá se confrontar.  falso

     

    a inclusão escolar da criança com internação de longa duração deve ser definida após alta hospitalar. ERRADO

     

    o Estatuto da Pessoa com Deficiência não contempla pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas. ERRADO

     

    não se aplica à criança de zero a três anos, pois não há estudos que comprovem benefícios da socialização nessa faixa etária. ERRADO

     

  • escola e família precisam estreitar laços, principalmente no que se refere à atenção as crianças com necessidades educativas especiais. 


ID
2609935
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em situação hipotética, a psicóloga da Defensoria Pública informa à equipe multidisciplinar ter recebido mais uma mãe que, depois de longa procura, não teve acesso à escola especial para o filho com Transtorno do Espectro Autista − TEA e diz não ter condições financeiras para cuidar do filho.


Com base na Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na atuação da Defensoria, nesses casos, a equipe deve decidir por

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B - realizar orientação e assistência jurídica, de acordo com os direitos da criança, e encaminhar ao SUAS para inclusão no benefício de prestação continuada.

  • Como entender a interpretação da banca?! Eles usam uma lógica para confirmar uma questão, sendo que a própria questão deixa dúvida enquanto RESPOSTA. BPC tem critério para conceber o benefício, sendo que a questão não deixa isso claro.
  • Com base na Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na atuação da Defensoria, nesses casos, a equipe deve decidir por realizar orientação e assistência jurídica, de acordo com os direitos da criança, e encaminhar ao SUAS para inclusão no benefício de prestação continuada.

  • A questão central abordada foi o não acesso da escola especial para o filho. Aqui deveria ser enfatizado o direito do aluno com deficiência a inclusão numa escola comum. Achei a questão confusa.

  • Alternativa B)

    Conforme os sites de jurisprudência, crianças e adolescentes podem receber o BPC.

    As demais alternativas ou são ineficazes ou inexequiveis.


ID
2613862
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maria Cristina Kupfer e Renata Petri (2000), embora reconheçam que os marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não vieram acompanhados de providências que permitissem o seu adequado cumprimento, defendem a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas principalmente em razão da sua função:

Alternativas
Comentários
  • De circulação social

    http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60918/63954

     

     

  • De acordo com as autoras citadas no comando da questão, em seu artigo “Por que ensinar a quem não aprende?", aposta-se, com a inclusão, no poder subjetivante dos diferentes discursos que são postos em circulação, no interior do campo social, com o intuito de assegurar, sustentar ou modelar lugares  sociais para as crianças, levando em conta que, neste sentido, o discurso (ou discursos) em torno do escolar é particularmente poderoso. Uma designação de lugar social é especialmente importante para as crianças que enfrentam dificuldades no  estabelecimento  do laço social, como é o caso das crianças psicóticas ou com transtornos graves. Mesmo decadente, falida na sua capacidade de sustentar uma tradição de ensino, a escola pode ser uma instituição poderosa quando lhe pedem que assinem uma certidão de pertinência: quem está na escola pode receber o carimbo de criança.
    GABARITO: D

ID
2625430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue o próximo item.


A mudança de atitudes e de percepções causadoras de sofrimento em pessoas com deficiência no ambiente de trabalho pode ser adequadamente trabalhada em terapias grupais, utilizando-se o questionamento socrático e evidenciando-se distorções cognitivas embasadas em crenças mal adaptativas.

Alternativas
Comentários
  • Eu errei essa questão. Por que? Porque eu acho que a questão focou nos aspectos relacionados somente a pessoa com deficiencia, como se fosse somente dela a resposnabilidade de modificar seu comportamento para mudar as atitudes e as percepções causadoras de sofrimento. Algo que os estudos mostram que não tem haver com elas, propriamente ditas, mas a dificuldade em toda a sociedade e o ambiente do trabalho aceitar suas diferenças. para mim, essa questão responsabiliza somente a pessoa com deficiencia dos problemas que a acomete no ambiente laboral. O que seria, para mim, um erro.

    segundo um artigo do scielo:

    "Uma sociedade para ser inclusiva tem que acolher todos os indivíduos respeitando suas diferenças, particularidades e limitações. Contudo, muitas sociedades não estão preparadas para lidar com as diferenças, o que promove a discriminação. O preconceito e a discriminação representam um grande entrave à inclusão, uma vez que, promovem estigmas e criam estereótipos, dificultando a contratação de pessoas com deficiência pelas empresas privadas. Estas diferenças são identificadas por algumas empresas como um complicador na relação com o cliente.

    Ele tinha aquele olho branquinho, sabe aquele olho branquinho que dá até afilição da gente olhar? Então eu pensei em colocá-lo pra trabalhar na central de relacionamento com o cliente. Mas como que eu ia colocar essa pessoa na central de relacionamento com o cliente? As pessoas iam ter dificuldade de olhar pra ele, porque dá aflição olhar pra ele com aquele olho branquinho, e o cliente, ele é muito exigente em alguns aspectos. Ele não aceita muito a diversidade. (Empresa 4, 2013)

    Assim, o uso de dispositivos legais, como a lei n° 8213/91, constitui uma tentativa de reduzir os preconceitos por meio de discriminações positivas, medidas compensatórias que seguem o princípio da igualdade presente na Constituição Federal de 1988, visando combater as desigualdades criadas pelas desvantagens históricas e culturais. O objetivo destas medidas é tratar desigualmente pessoas que estão em situação de desvantagem, com o intuito de torná-las menos desiguais.

    Neste caso, a lei beneficia as pessoas com deficiência por meio da obrigatoriedade de sua inclusão no mercado de trabalho, e penaliza as empresas pelo seu não cumprimento. No entanto, a legislação sozinha não é capaz de promover a inclusão no trabalho de forma ampla, para isto é necessária maior conscientização da população sobre as reais limitações e potencialidades desses indivíduos. Esta conscientização deve abranger toda a comunidade, pois todas as pessoas estão sujeitas a adquirir uma deficiência ou a interagir com pessoas com deficiência.

     

  • se alguem puder discutir a questão, eu agradeceria!

  • Oie Ju Murad!

    A  questão fala sobre a inclusão dessas pessoas no ambiente de trabalho e na forma de minimizar o sofrimento delas em terapias grupais, não vejo que ela está colocando a responsabilidade na pessoa de realizar a mudança de comportamento. Eu entendi que a terapia grupal é para a empresa e para modificar as crenças adaptativas da equipe que vai receber essa inclusão. Principalmente porque concebemos ao longo de nossa existência diversos pré-conceitos sobre as pessoas e sua forma de vivenciar o mundo. O método socrático vai permitir que a equipe exponha suas preocupações, seus pensamentos e suas próprias angústia no trato com o outro e/ou sobre a vivência desse outro a fim de que haja um esclarecimento a respeito das crenças mal adaptativas ou equivocadas. O trabalho grupal vai proporcionar um ambiente seguro para refletir sobre isso.

  • pode ser....logo está certa...prestem atenção nas palavras pode ser...poderia...somente...exclusivamente...provavel...apenas...unicamente...entre outras.

  • acredito q a questão não se refere às causas do sofrimento em pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. mas, que considera a possibilidade de sofrimento e aponta a terapia grupal como alternativa.

  • Quando o enunciado diz "em pessoas", podemos ter duas interpretações, uma levando ao falso, outra ao verdadeiro:

    (1) a de que as atitudes e percepções causadoras de sofrimento estão "nas pessoas com deficiência" (ou seja, na mente, no corpo, nas relações, no comportamento delas) (interpretação que se alinha ao comentário da colega Juliana G., ao levantar corretamente críticas à individualização - na pessoa com deficiência - pela responsabilidade do sofrimento psi)

    e (2) a de que as as "atitudes e percepções causadoras de sofrimento" causam este sofrimento "nas pessoas" (ou seja, que as pessoas com deficiência estão em sofrimento devido a atitudes e percepções, causadoras do sofrimento) (interpretação que se alinha ao comentário da colega Camila Thiari, que responsabiliza a organização pelo sofrimento psi dos seus trabalhadores, o que necessita de técnicas para dar conta deste sofrimento)

    Espero ter ajudado.

  • O questionamento socrático usado na terapia cognitiva baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar o paciente a reconhecer e modificar o pensamento desadaptativo. 
    Sua ampla utilização pode ser explicada por ser um instrumento que viabiliza ao terapeuta dirigir a atenção do paciente para uma área específica, de modo que ambos, terapeuta e paciente, possam avaliar as respostas em relação ao tema e esclarecer ou definir o problema. Também pode auxiliar a identificar pensamentos, imagens e crenças, possibilitando examinar o significado atribuído pelo paciente aos eventos e avaliar as consequências de pensamentos ou comportamentos. Essa exploração cooperativa auxilia na descoberta guiada, por meio de uma série de perguntas indutivas proferidas pelo terapeuta, para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento e propiciar a modificação de padrões disfuncionais de pensamento, facilitando mudanças comportamentais, ambientais e biológicas.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.


ID
2625433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue o próximo item.


As barreiras para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho são múltiplas e impostas por diferentes agentes, que incluem as próprias instâncias governamentais, as empresas que oferecem o emprego e o baixo nível educacional ou a qualificação da pessoa.

Alternativas
Comentários
  • As barreiras para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho são múltiplas e impostas por diferentes agentes, que incluem as próprias instâncias governamentais, as empresas que oferecem o emprego (CERTO) e o baixo nível educacional ou a qualificação da pessoa - eu fiquei na dúvida nessa última parte, mas a realidade é essa.

     

  • Realmente essa última parte é questionável

  • A qualificação profissional é considerada uma barreira para a contratação tanto pelas empresas como pelas próprias pessoas com deficiência.

    Eles vêm de forma desqualificada, não tem qualificação pra atender as necessidades da empresa. (Empresa 2, 2013)

    A questão da escolaridade. A gente vê que muitas pessoas com deficiência pararam no ensino fundamental, terceira ou quarta série, por várias dificuldades, e isso traz uma dificuldade pra conseguir uma vaga de emprego, pra conseguir um salário maior do que o benefício do governo, então, acho que o primeiro passo é escolaridade. (PCD 16, 2013)

    A formação desses indivíduos, tanto no que se refere à educação básica, quanto a capacitação profissional, é um desafio15,17-21. O Brasil tem realizado vários avanços no sentido de melhorar a formação e favorecer a educação inclusiva, no entanto, as pessoas com deficiência e seus familiares ainda se deparam com muitos desafios para uma educação de qualidade.

    Pode-se dizer que a relação entre a educação inclusiva e a inclusão laboral é estreita. A educação inclusiva permite, desde a infância, o convívio entre as pessoas com deficiência e as demais. Isto restringe o preconceito e a discriminação e favorece a inclusão. A educação inclusiva também estimula a pessoa com deficiência a lidar com outros indivíduos, aprimorando a relação que ela estabelecerá com a sociedade.

    No entanto, existem poucos educadores capazes de lidar com as particularidades dessas pessoas, o que prejudica a formação e, consequentemente, a inclusão laboral. Ciente deste problema algumas empresas possuem programas de educação continuada, não exigindo qualificação prévia da pessoa com deficiência.

    A gente tem flexibilizado tudo. A gente tá aberto pra treinar, pra orientar, quem não tem a mínima capacitação a gente tenta enquadrar. (Empresa 2, 2013)

    Além disso, a falta de qualificação profissional está diretamente relacionada com a remuneração salarial22–24. Se a escolaridade é baixa, a remuneração também o será, o que pode ser um desestímulo à inserção no trabalho de pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC).

    É um efeito dominó. Você tem a questão da escolaridade baixa ou uma má qualidade na escola. Aí você não tem uma escolaridade, experiência profissional nenhuma, e você tem uma condição de salário baixo que vai combater com o benefício que é o valor igual. (PCD 15, 2013)

    Sendo assim, programas de qualificação profissional conduzidos por profissionais capazes de lidar com as limitações das pessoas com deficiência são essenciais para que elas tenham seu trabalho valorizado.

     

  • A deficiência promove restrição de algumas habilidades, o que gera desvantagens para o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que este é, geralmente, altamente competitivo, tem requisitado níveis crescentes de escolaridade, procura ganhos em produtividade e está pouco adaptado às características da pessoa com deficiência. Quando a adaptação não é feita, esses indivíduos não conseguem ser autônomos, independentes e mostrar suas potencialidades e capacidades. Com isso, não trabalham da maneira mais produtiva e em igualdade de oportunidades com os demais28,29,32,35-38

    Inclusive uma das poucas empresas resolveu fazer todas as adaptações ambientais, todas. Eles se surpreenderam porque realmente houve um desenvolvimento muito bom dessa mão de obra. Então, aconteceu um fenômeno muito raro que, depois de algum tempo ela contratou além da cota, mais do que a cota. Então, ela fez um investimento e está colhendo os frutos. (Profissional 4, 2013)

     

  • Questão que se refere a LEI 13.146 de 2015:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas:

    b) barreiras arquitetônicas:

    c) barreiras nos transportes:

    d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;

    e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

    f) barreiras tecnológicas

  • Vamos analisar a questão:

    Mesmo após a publicação da Lei 8.213,  em 1991, que institui cotas para contratação de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. De acordo com Neves-Silva e Prais (2015) que, para tentar entender as principais barreiras que impedem este processo, realizaram uma pesquisa qualitativa no município de Belo Horizonte - que contou com entrevistas com atores importantes no processo de inclusão; e grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares - as principais barreiras encontradas foram: preconceito e discriminação; a relação familiar; o Benefício da  Prestação Continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. Isso evidencia que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão no mercado de trabalho e que os governos devem  implementar políticas públicas que auxiliem este processo.

    Referência: NEVES-SILVA, Priscila; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 8, p. 2549-2558,  Aug.  2015 .

    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.

ID
2625436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue o próximo item.


Em termos de saúde mental, a pessoa com deficiência usufrui de maior benefício quando recebe provimento governamental de recursos suficientes para uma vida digna e saudável, de tal forma que permitam sua inclusão em atividades de lazer e a dispensem da necessidade do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A questão está ERRADA, POIS a pessoa com deficiencia usufrui maior beneficio quando recebe recursos suficientes para sua inclusão social em todos os seus aspectos. 

  • A questão fala sobre a inclusão da pessoa com deficiência no Trabalho, pois o trabalho pode ser uma ambiente favoravel no aspecto psicologico, entre outros aspectos, para essa pessoa. Logo a questão não pode garantir que um benefício do governo pode ser melhor que um emprego em relação a uma vida digna e saudavel. 

  • O trabalho também pode ser um profundo benefício para a saúde mental.

  • Em termos de saúde mental, a pessoa com deficiência usufrui de maior benefício quando recebe provimento governamental de recursos suficientes para uma vida digna e saudável, de tal forma que permitam sua inclusão em atividades de lazer e a dispensem da necessidade do trabalho (o trabalho faz parte dos aspectos que envolvem a saúde mental, não é pq a pessoa é PCD que ela vai ter bem-estar sem o trabalho; o trabalho também é um direito fundamental).

  • Muitas pesquisas já evidenciaram que dentre as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as política públicas de provimento governamental e transferência de renda, como o Benefício da  Prestação Continuada é apontado como uma delas.
    Diante de um cenário ainda permeado por inúmeros estereótipos, preconceitos e discriminações, é compreensível que a PCD prefira permanecer em casa ao invés de enfrentar o ambiente incerto e hostil do mercado de trabalho.

    No entanto, o trabalho agrega ganhos à vida não fornecidos pelo BPC, tais como, socialização, autorrespeito, identidade, sentimento de pertencimento e utilidade.  Assim podemos identificar que o que impede a inserção das PCDs no mercado de trabalho é  muito mais um medo da discriminação a qual poderão ser submetidas, o desemprego e a perda da renda e segurança, do que uma plena satisfação com  o provimento governamental.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.
  • Em pesquisa realizada por Neves-Silva e Prais (2015) para tentar entender as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Benefício da  Prestação Continuada é apontado pelas autoras como uma delas.


    NEVES-SILVA, Priscila; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 8, p. 2549-2558,  Aug.  2015 .

    GABARITO: ERRADO


  • GABARITO: ERRADO


ID
2625439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue o próximo item.


A adaptação da pessoa com deficiência a um novo trabalho pode ser limitada por suas próprias atitudes, que são comportamentos diretamente observáveis e sustentados por uma dimensão afetivo-emotiva.

Alternativas
Comentários
  • Por quê estaria errado?

  • Creio que está errado pela coontadição entre "dimensão afetivo-emotiva" e "comportamentos diretamente observáveis".
    Ou com o conceito de atitude para psicologia social,por nao ser apenas um comportamento diretamente obsevável.

    "Atitude é uma categoria de análise da Psicologia Social. Refere-se ao indivíduo, não aos grupos. Em resumo, diz respeito a uma pré-disposição do indivíduo à ação.

    As atitudes são divididas em três partes: cognitiva (tem a ver com informação: Coca-Cola tem cafeína), afetiva (tem a ver com gostar ou não gostar do objeto (gosto de Coca-Cola) e comportamental (refere-se à ação: vou comprar Coca-Cola)." https://jefersonbertolini.wordpress.com/2015/09/01/psicologia-social-entre-atitudes-e-mudancas-de-comportamento/

  • Também creio que está errado pela contradição entre "dimensão afetivo-emotiva" e "comportamentos diretamente observáveis". Além disso, não é apenas a dimensão afetivo-emotiva que pode influenciar na adaptação de uma pessoa com deficiência em um novo trabalho.

  • De uma perspectiva behaviorista, o erro está em afirmar que o comportamento é "sustentado", ou seja, é variável dependente, da dimensão cognitivo-afetivo. (Jà digo que Behaviorismo não é minha praia...)

  • A adaptação da pessoa com deficiência a um novo trabalho pode ser limitada por suas próprias atitudes, que são comportamentos diretamente observáveis e sustentados por uma dimensão afetivo-emotiva.

    A questão deu a entender que iria perguntar sobre a adaptação da pessoa com deficiência, mas traz um conceito de atitude equivocada. Atitude é: informações com forte carga afetiva, que predispõem o individuo para determinada ação, atitudes são boas preditoras de comportamento, porém atitude é uma coisa e comportamento é outro!

    Fonte: com base no gabarito comentado da professora aqui no qconcurso.

    ERRADA.


ID
2625442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue o próximo item.


Ao promover a adaptação da pessoa com deficiência a um novo trabalho, o psicólogo deve considerar que as atitudes dessa pessoa podem ser influenciadas pela percepção dos próprios resultados e pela comparação feita com resultados observados em terceiros que realizem a mesma tarefa.

Alternativas
Comentários
  • fica mais fácil assim: o psicólogo deve considerar , ao promover a adaptação da pessoa com deficiência a um novo trabalho, que as atitudes dessa pessoa podem ser influenciadas pela percepção dos próprios resultados e pela comparação feita com resultados observados em terceiros que realizem a mesma tarefa.

  • Vamos analisar a questão:

    A percepção de desempenho abaixo do normal é mais um estigma que permeia a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, construindo para impor barreiras a tal processo. Comparar-se com terceiros, em especial, pessoas sem deficiência, obviamente pode influenciar o colaborador, gerando desmotivação e dificuldade de adaptação no trabalho. O psicólogo gestor de pessoas deve atentar-se para esse contexto, inclusive em processos de gestão que farão parte de toda a vida organizacional do colaborador, como a avaliação de desempenho.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.

ID
2666122
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de reabilitação ao trabalho e/ou inserção de portadores de deficiência, conforme o enfoque da reabilitação neuropsicológica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • nada é é preciso nem 100% em Psicologia....


ID
2719771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a necessidades especiais na aprendizagem e à educação inclusiva, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2726017
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jovem deficiente, em situação de curatela, que tem um impedimento de longo prazo de natureza intelectual e sensorial, é trazido para atendimento em um serviço de atenção básica em saúde. Ele precisa submeter-se a um tratamento prolongado, em função de um comprometimento de sua saúde física. Nesse caso, o consentimento prévio, livre e esclarecido para a realização desse tratamento

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E: é indispensável, e a participação do jovem deve ser assegurada no maior grau possível.

  • De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência:

    Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

    § 1º Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento.

    § 2º A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.


    GABARITO: E
  • Qual o erro da letra A? Entendo que o represente legal da pessoa é quem tem que assinar, uma vez que detém a curatela.

  • Estão questão não faz sentido nenhum

ID
2728654
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

    ...

    Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado, aprofunda o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

    ...

    Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192


ID
2744071
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Gabriel, 09 anos, apresenta um quadro de paralisia cerebral com limitações motoras e de comunicação verbal. A mãe de Gabriel, Ângela, está reivindicando na Justiça que o ensino de Gabriel seja ministrado por ela, por meio de educação domiciliar.


Sobre o caso apresentado, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta o encaminhamento correto.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    É um dever a matrícula escolar, devendo a escola oferecer profissional de apoio escolar para auxílio nas atividades de higiene, locomoção e alimentação.  

  • LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

    Art 3º:

    XIII - profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;


    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

    Art. 208. Regem-se pelas disposições desta Lei as ações de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados à criança e ao adolescente, referentes ao não oferecimento ou oferta irregular:

    II - de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência;

  • Gab D

    É um dever a matrícula escolar, devendo a escola oferecer profissional de apoio escolar para auxílio nas atividades de higiene, locomoção e alimentação.

  • Acrescentando, segundo o ECA:

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    Note que o texto referente a obrigação de matricular não faz diferença entre filhos com ou sem deficiência. 


ID
2758951
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das temáticas cada vez mais frequentes na atuação do psicólogo escolar/educacional é a inclusão. O psicólogo que atua na educação deve possuir referenciais teóricos, técnicas e estratégias de ação para efetivar as propostas inclusivas. A Teoria Histórico-Cultural tem sido uma das referências teóricas de destaque nos últimos anos. Leia as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) A formação e atuação do psicólogo escolar, numa perspectiva Histórico-Cultural, podem ser beneficiadas pelo estudo e uso da lógica dialética para compreender a formação do psiquismo e os rumos da educação inclusiva.

  • Opte sempre pela alternativa mais genérica... vaga e contingente. Atente-se sempre aquelas que contém o famoso "pode ser".


ID
2758954
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2005, o Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, implementa o Programa Incluir (Acessibilidade nas Universidades Federais brasileiras) com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. Sobre a inclusão educacional, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
2758957
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema da inclusão tem sido alvo de inúmeros debates e produções acadêmicas e dispositivos legais. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) também produziu eventos, debates, textos e mesmo premiou e divulgou experiências exitosas sobre esse tema. Acerca da relação psicologia e inclusão educacional, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
2761981
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o documento do CFP (2009), Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia, analise:
I. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica consideram público alvo da Educação Especial apenas alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/ superdotação.
II. Na perspectiva da Educação Especial, quando falamos em necessidades educativas especiais, consideram-se pessoas com dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e de comportamento, bem como categorias comportamentais frequentemente relacionadas à negligência e destituição de apoios escolares.
III. O Atendimento Educacional Especializado deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, trabalhando independente da proposta pedagógica da escola.

Estão corretas apenas as afirmações elencadas na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • " As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001), afirmam que a Educação Especial tem sido concebida, tradicionalmente, como destinada apenas ao atendimento de alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/ superdotação.  Entretanto, com a adoção do conceito de necessidades educativas especiais, afirma-se o compromisso com nova abordagem, que tem no horizonte a inclusão. Nessa perspectiva, a ação da Educação Especial amplia-se, abrangendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e dificuldades de comportamento, categorias comportamentais frequentemente relacionadas à negligência e destituição de apoios escolares. "

    https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/12/livro_educacaoinclusiva.pdf

  • III. O Atendimento Educacional Especializado deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, trabalhando independente da proposta pedagógica da escola.

     

    A proposta deve ser desenvolvida com toda comunidade escolar! É importante a comunicação  e elaboração com a participação de todos os envolvidos no processo (professores e famílias).


ID
2761990
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Kadlec e Glat (1989), citado por RANGÉ (2011), destacam-se diversos modelos de intervenção junto a pessoas com deficiência, os quais variam do enfoque clínico (centrado no sujeito) ao enfoque educacional (centrado no ambiente). São eles:
1. Modelo Centrado na Criança
2. Modelo Psicodinâmico
3. Modelo Compensatório
4. Modelo Comportamental
5. Modelo de interação
6. Modelo ecológico

I. Preocupação com as causas, focaliza a influência do ambiente sobre o sujeito e a deficiência, acreditando ser possível analisar e intervir no problema a partir de um trabalho de modificação do meio e treinamento de habilidades básicas. Visa compensar os déficits acarretados pela deficiência e, assim, adaptar o sujeito para que conviva melhor em seu meio.
II. Tem como pressuposto básico a localização da deficiência na criança, devendo-se investigar as causas, sempre de origem orgânica, do problema e as possibilidades de remediação.
III. Tem como preocupação as causas da deficiência. Considera-se que a deficiência pode ser causada por experiências inadequadas do sujeito com a família, a escola e o grupo social em que está inserida.
IV. Não há preocupação com a busca pelas causas da deficiência; mas a busca pela otimização do desempenho atual do sujeito, trabalhando diretamente sobre o seu comportamento. Está mais direcionado ao enfoque educacional, dada sua relação direta com a aprendizagem, uma vez que, tem como objetivo intervir, por meio da modificação do comportamento, de forma a eliminar os comportamentos inadequados e ensinar comportamentos mais adaptativos e funcionais.
V. Tem como principal enfoque a análise do sujeito em interação com seu ambiente. A ênfase recai sobre a escola e o professor, cujas habilidade e competência julgarão quais crianças tem problemas.
VI. Considera amplo o universo do sujeito excepcional e analisa todas as dimensões em que ele se insere, as quais influenciarão seu desempenho, tais como a família, a escola/professor, comunidade, serviços de atendimento, todos os grupos sociais em que vive.

Relacione o modelo com sua descrição e indique a alternativa correta.

Alternativas

ID
2821459
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:

Alternativas

ID
2917528
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta:


Ao tratar sobre as políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é importante enfatizar que a psicologia tem papel fundamental neste processo. Sendo assim, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2998987
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Robson, 19 anos, tem paralisia cerebral e mora com a mãe Dalva e os três irmãos menores em uma casa construída no quintal da casa dos avós. A renda da família provém de faxinas que Dalva faz eventualmente e do Programa Bolsa Família.

De acordo com a legislação que dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    letra A: Robson passará a residir em uma residência inclusiva destinada a jovens adultos com deficiência;

    ERRADA

    Art. 31 do Estatuto da Pessoa com Deficiência

    § 2º A proteção integral na modalidade de residência inclusiva será prestada no âmbito do Suas à pessoa com deficiência em situação de dependência que não disponha de condições de autossustentabilidade, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

    letra B: Robson depende do consentimento de sua representante legal para manter relacionamento afetivo e sexual;

    ERRADA

    Vários artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência enunciam a impossibilidade de interferência de terceiros sobre a vida sexual e afetiva de pessoas com deficiência, ainda que em alguns casos estejam curatelados.

    Artigos em questão: Art. 8, Art 18, Art. 84.

    letra C: para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada, Robson precisará comprovar contribuição prévia para a previdência social;

    ERRADA

    Art 20 da Lei 12.435/11:

    "O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família."

    letra D: Dalva e Robson têm atendimento psicológico assegurado nos serviços de saúde pública destinados a pessoas com deficiência;

    CERTA

    Art. 31 do Estatuto da Pessoa com Deficiência:

    § 4º As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar:

    V- atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais;

    letra E: a deficiência intelectual de Robson constitui um entrave à sua participação no grupo de convivência do Centro-Dia de seu bairro.

    ERRADA

    Estatuto da Pessoa com Deficiência:

    Art. 18. É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.

    Art. 24. É assegurado à pessoa com deficiência o acesso aos serviços de saúde, tanto públicos como privados, e às informações prestadas e recebidas, por meio de recursos de tecnologia assistiva e de todas as formas de comunicação previstas no inciso V do art. 3º desta Lei.

    Art. 25. Os espaços dos serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, devem assegurar o acesso da pessoa com deficiência, em conformidade com a legislação em vigor, mediante a remoção de barreiras, por meio de projetos arquitetônico, de ambientação de interior e de comunicação que atendam às especificidades das pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental.


ID
2999776
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação) nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino a promover respostas às necessidades educacionais. Essa Política não prevê como obrigatoriedade o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Atendimento psicológico e fonoaudiológico.

  • IV – Objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

    A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

    - Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior;

    - Atendimento educacional especializado;

    - Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;

    - Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;

    - Participação da família e da comunidade;

    - Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e

    - Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.


ID
3000928
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação dos psicólogos junto às pessoas com deficiência pode contribuir de forma efetiva, para o bem-estar e a saúde mental dos indivíduos e suas famílias. Nesse sentido, o psicólogo pode trabalhar desenvolvendo

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Ações terapêuticas e sócio-educacionais, além de orientação familiar.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3081631
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jovem portador de deficiência física precisou ser internado em uma unidade hospitalar para acompanhamento de um problema renal crônico. Nesses casos, a presença de um acompanhante ou atendente pessoal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    deve ser assegurada pela instituição hospitalar, que, também, deve proporcionar ao acompanhante condições adequadas para a sua permanência no local em tempo integral.

  • GABARITO C

    Lei nº 13.146/2015 

    Art. 22. À pessoa com deficiência internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante ou a atendente pessoal, devendo o órgão ou a instituição de saúde proporcionar condições adequadas para sua permanência em tempo integral.


ID
3141454
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (2008), a prática da ____________ parte do princípio de que, para inserir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada de modo a atender às necessidades de todos os seus membros e a não admitir preconceitos, discriminações, barreiras sociais, culturais e pessoais.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A - inclusão social

    a resposta estava no enunciado da da mesma banca e na mesma prova

  • A prática da inclusão social vem aos poucos substituindo a prática da integração social e parte do princípio de que, para inserir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada de modo a atender às necessidades de todos os seus membros: uma sociedade inclusiva não admite preconceitos, discriminações, barreiras sociais, culturais e pessoais.

    Nesse sentido, a inclusão social das pessoas portadoras de deficiências significa possibilitar a elas, respeitando as necessidades próprias da sua condição, o acesso aos serviços públicos, aos bens culturais e aos produtos decorrentes do avanço social, político, econômico e tecnológico da sociedade.

    BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. 1. ed. Brasília, DF: 2008, p. 9. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=2ahUKEwjSoKikrbvmAhXFJrkGHVgjBLwQFjABegQICxAG&url=http%3A%2F%2Fbvsms.saude.gov.br%2Fbvs%2Fpublicacoes%2Fpolitica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdf&usg=AOvVaw0N1RUe_gyvzRob4fFMoeRu>. Acesso em: 16 dez. 2019.

  • A Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência visa assegurar os direitos das pessoas portadoras de deficiências nos mais diferentes campos e aspectos, através: 1) a promoção de ações preventivas; (2) a criação de uma rede de serviços especializados em reabilitação e habilitação; (3) a garantia de acesso aos estabelecimentos de saúde e do adequado tratamento no seu interior, segundo normas técnicas e padrões apropriados; (4) a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado; e (5) o desenvolvimento de programas de saúde voltados para as pessoas portadoras de deficiências.

    A) Correta -  Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.
    B) Errada - A integração social consiste na inclusão e na participação de todos os indivíduos em uma sociedade
    C) Errada - Restauração funcional refere-se aos processos que levam ao restauro da função de um órgão 
    D) Errada - Reinserção social é o processo de integração ou reintegração na sociedade de um indivíduo, através de meios que lhe permitam perceber e seguir as regras vigentes de convivência social. A reinserção social é o processo que integra uma pessoa novamente ao convívio social após sofrer uma etapa de privação de liberdade ao permanecer na cadeia e cumprir pena pelo crime cometido.
    E) Errada - As práticas de participação ocupacional visam estimular e aumentar a participação dos membros de uma comunidade em ocupações sociais e culturais importantes para incrementar o bem-estar comunitário.

    Dica: Leia "Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência" em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica...

    GABARITO: A

ID
3141457
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (2008), tendo como objetivo a inclusão e a participação social das pessoas com deficiência, é fundamental, em todas as esferas de governo, a articulação e a integração institucional, tendo em vista a consolidação de compromissos intersetoriais. No âmbito federal, a parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação buscará

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    A colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios no treinamento e na capacitação dos docentes para o trabalho com as pessoas portadoras de deficiências, tendo em vista a sua inclusão no ensino regular.

  • Portadoras de deficiencia?????

  • 4.1 Articulação intersetorial

    No âmbito federal, o processo de articulação deverá envolver os setores a seguir identificados, com os quais procurar-se-á estabelecer parcerias que viabilizem o alcance dos objetivos preconizados.

    1) Ministério da Educação:

    A parceria com tal Ministério buscará, sobretudo:

    a a d) omissis;

    e) a colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios no treinamento e na capacitação dos docentes para o trabalho com as pessoas portadoras de deficiências, tendo em vista a sua inclusão no ensino regular;

    BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. 1. ed. Brasília, DF: 2008, p. 46. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=2ahUKEwjSoKikrbvmAhXFJrkGHVgjBLwQFjABegQICxAG&url=http%3A%2F%2Fbvsms.saude.gov.br%2Fbvs%2Fpublicacoes%2Fpolitica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdf&usg=AOvVaw0N1RUe_gyvzRob4fFMoeRu>. Acesso em: 16 dez. 2019.

  • ulação intersetorial

    No âmbito federal, o processo de articulação deverá envolver os setores a seguir identificados, com os quais procurar-se-á estabelecer parcerias que viabilizem o alcance dos objetivos preconizados.

    1) Ministério da Educação:

    A parceria com tal Ministério buscará, sobretudo:

    a a d) omissis;

    e) a colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios no treinamento e na capacitação dos docentes para o trabalho com as pessoas portadoras de deficiências, tendo em vista a sua inclusão no ensino regular;

    BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. 1. ed. Brasília, DF: 2008, p. 46. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=2ahUKEwjSoKikrbvmAhXFJrkGHVgjBLwQFjABegQICxAG&url=http%3A%2F%2Fbvsms.saude.gov.br%2Fbvs%2Fpublicacoes%2Fpolitica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdf&usg=AOvVaw0N1RUe_gyvzRob4fFMoeRu>. Acesso em: 16 dez. 2019.

  • A PRCERIA DA-SE PELA COLABORAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS E/OU ENTES

  • A Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência visa assegurar os direitos das pessoas portadoras de deficiências nos mais diferentes campos e aspectos, através: 1) a promoção de ações preventivas; (2) a criação de uma rede de serviços especializados em reabilitação e habilitação; (3) a garantia de acesso aos estabelecimentos de saúde e do adequado tratamento no seu interior, segundo normas técnicas e padrões apropriados; (4) a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado; e (5) o desenvolvimento de programas de saúde voltados para as pessoas portadoras de deficiências.

    A) Errada: Educadores não podem realizar diagnósticos médicos, apenas os médicos podem fazê-lo.
    B) Errada: Os Centros de Referência em Reabilitação deverão estar prioritariamente vinculados, direta ou indiretamente, a hospitais universitários.  
    C) Errada: O Programa visa à inclusão de pessoas portadoras de deficiência na rede de ensino regular e não em escolas especializadas.
    D) CORRETA: A resposta é idêntica ao item 4.1.1.e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência
    E) ERRADA: No item 4.1.1.f da PNPPD consta: f) a inclusão de conteúdos relacionados à reabilitação nos currículos dos cursos de graduação da área da Saúde.

    Dica: Leia "Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência" em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdf

    Gabarito: D

ID
3187531
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Decreto n° 3298/1999 dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, indicando que

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Artigo 15, do Decreto 3.298/1999. Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal prestarão direta ou indiretamente à pessoa portadora de deficiência os seguintes serviços: I - reabilitação integral, entendida como o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.
  • Lembrando que "pessoa portadora de deficiência" é uma forma atualmente equivocada de referir-se à pessoa com deficiência (termo habitualmente aceito).


ID
3248524
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Convenção de Guatemala (1999), promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956/2001, traz uma reinterpretação da educação especial, pois esta última passa a:

Alternativas

ID
3252703
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas para pessoas com deficiência, podemos afirmar que tais tecnologias buscam:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    possibilitar a criação de um ambiente, em sala de aula, mais dinâmico, atrativo, democrático e inclusivo.


ID
3252739
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

Alternativas

ID
3252754
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará:

1) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

2) os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

3) a limitação no desempenho de atividades.

4) a restrição de participação.


corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    1, 2, 3 e 4,

  • GABARITO: E

     

     

    | Lei 13.146, de 6 de Julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

    | Livro I - Parte Geral

    | Título I - Disposições Preliminares

    | Capítulo I - Disposições Gerais

    | Artigo 2

    | § 1º

         "A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:"

     

    | Inciso I

         os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

     

    | Inciso II

         os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

     

    | Inciso III

          a limitação no desempenho de atividades; e

     

    | Inciso IV

         a restrição de participação.

     

     

    MNEMÔNICO

    F.R.I.L

    Fatores socioambientais, psicológicos e pessoais

    Restrição de participação 

    Impedimentos nas funções e estruturas do corpo

    Limitação no desempenho de atividades


ID
3252757
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, são consideradas como barreiras urbanísticas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.


ID
3323185
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Art. 4o Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

    Art. 9o A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    Art. 13. A pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.

    Q895977

    PCD:  impedimento de longo prazo FMIS

     

    F ísica

    ental

    I ntelectual

    S ensorial         

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

    Créditos:Rodrigues


ID
3349264
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, Lei nº 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, afirma, no art. 27, que “a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. Para que esse direito se efetive, o art. 28 estabelece as incumbências do poder público.

Considere as seguintes incumbências.

I. Adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência,favorecendo o acesso,a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.

II. Planejamento de estudo de caso,de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.

III. Adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.

IV. Oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.

São incumbências do poder público o que está descrito em

Alternativas

ID
3377785
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 13.146, de 6/7/2015, é conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O art. 28 determina incumbências do poder público em relação à educação da pessoa com deficiência, devendo este assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar diversos aspectos educacionais. A respeito de tais incumbências, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. O sistema educacional inclusivo deve ser em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo da vida.

II. O aprimoramento dos sistemas educacionais deve ser por meio de ofertas de serviços que favoreçam a manutenção de barreiras de acessibilidade e promovam a inclusão parcial.

III. O acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica deve ser em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.

IV. A oferta de educação deve ser bilíngue, na modalidade escrita da língua portuguesa como primeira língua e em Libras como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


De acordo com a referida lei, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Manutenção de barreira de acessibilidade não! é necessário o fim das barreiras!

  • IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas


ID
3440359
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Estatuto da Pessoa com Deficiência considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quando for necessária a avaliação da deficiência, ela deverá ser biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e não deverá considerar o(s) seguinte(s) aspecto(s):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Segundo a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência​): art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

    IV - a restrição de participação.

    A Lei nada fala da letra "c" (Fatores socioeconômicos com restrição da participação social → incorreto).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3451717
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, a avaliação da deficiência de uma pessoa

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:   

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

    IV - a restrição de participação.

    Bons estudos!


ID
3556057
Banca
NC-UFPR
Órgão
APR-PR
Ano
2008
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, no Brasil, considere as afirmativas a seguir:

1. São indicadores específicos de avaliação dessa política, entre outros, os índices de cobertura assistencial, a taxa de capacitação de recursos humanos, os censos demográficos, as pesquisas por amostragem domiciliar e as comparações de informações gerenciais.
2. O acompanhamento e a avaliação das ações de saúde das pessoas com deficiência seguem indicadores específicos e não têm relação com os princípios do SUS.
3. Um conjunto de atos legais, que norteiam o processo e modelo assistencial, pautado na abordagem multiprofissional e multidisciplinar, foi reunido em uma publicação do Ministério da Saúde, em 2006, intitulada Manual e Legislação em Saúde da Pessoa com Deficiência.
4. O propósito dessa política é a inclusão em todas as esferas da vida social, orientada por diretrizes como ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação, organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência e capacitação de recursos humanos.
5. No desenvolvimento de ações descentralizadas e participativas, é indicada a observância de interfaces com outras políticas públicas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3598819
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta quanto aos direitos da pessoa com deficiência (Lei no 8.213/91).


Alternativas

ID
3609091
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de deficiência adotado pelo Brasil em seu recente Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão – nº 13.146, de 6 de julho de 2015), dispõe, em seu artigo 2º, que pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Além do impedimento de natureza física, são considerados impedimentos de natureza:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


ID
3623317
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Decreto no 3298/1999 dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, indicando que 

Alternativas
Comentários
  • Decreto n º 3298/1999.

    Art. 15.  Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal prestarão direta ou indiretamente à pessoa portadora de deficiência os seguintes serviços:

    I - reabilitação integral, entendida como o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.


ID
3668014
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta quanto aos direitos da pessoa com deficiência (Lei nº 8.213/91).

Alternativas

ID
3686896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2006
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As medidas ativas de apoio à integração profissional das pessoas com deficiência incluem

Alternativas

ID
3723166
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Reserva - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o papel do psicólogo no contexto da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3740644
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular não importa responsabilidade da autoridade competente.
II. O levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
III. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário em todas as instituições e serviços públicos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Tem direito receber atendimento prioritário exceto em hospitais onde deverá ser seguidos protocolos médicos. Portanto a alternativa D ficou confusa.


ID
3740665
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante não podem ter atendimento especializado no SUS.
II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências, fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida.
III. A cultura familiar apresenta-se impregnada de valores, hábitos, mitos, pressupostos, formas de sentir e de interpretar o mundo.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3776107
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o modelo de paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência e a inclusão da pessoa com deficiência, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3870175
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A inclusão social em nosso país é ainda um desafio muito maior do que em outros países devido ter, por razões históricas, acumulado enorme conjunto de desigualdades sociais no tocante à distribuição da riqueza, da terra, do acesso aos bens materiais e culturais e da apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Isto posto, abaixo são listados alguns objetivos da Agenda Social, que compete as pessoas com necessidades especiais, EXCETO:

Alternativas

ID
3917953
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Examine o trecho abaixo, a respeito de deficiências mentais:

“A deficiência mental é caracterizada pelo funcionamento ...................................... significativamente ............................ à média da população, com ..................................... significativas tanto no funcionamento intelectual como no............................ expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas e cujo início dos sintomas e manifestações ocorre antes dos......................... anos” (Arruda & Castanho, 2014).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas

ID
4125622
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
4125628
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas para pessoas com deficiência, podemos afirmar que tais tecnologias buscam:

Alternativas

ID
4125631
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tecnologia Assistiva (TA) é o termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Sobre esses recursos e serviços, relacione as categorias apresentadas na coluna da esquerda, com o descrito na coluna da direita.


1) Auxílios para a vida diária e a vida prática

2) Comunicação Aumentativa e Alternativa

3) Projetos arquitetônicos para acessibilidade

4) Auxílios de mobilidade

5) Auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil.


( ) São exemplos: material gráfico com texturas e relevos, mapas e gráficos táteis, software OCR em celulares para identificação de texto informativo etc.

( ) Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender.

( ) São exemplos: bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, scooters e qualquer outro veículo, equipamento ou estratégia utilizada na melhoria da mobilidade pessoal.

Projetos de edificação e urbanismo que garantem acesso, funcionalidade e mobilidade a todas as pessoas, independentemente de sua condição física e sensorial.

( ) Materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio, em atividades como alimentar-se, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4125679
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará:


1) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

2) os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.

3) a limitação no desempenho de atividades.

4) a restrição de participação.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

     

    | Lei 13.146, de 6 de Julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

    | Livro I - Parte Geral

    | Título I - Disposições Preliminares

    | Capítulo I - Disposições Gerais

    | Artigo 2

    | § 1º

         "A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:"

     

    | Inciso I

         "os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;"

     

    | Inciso II

         "os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;"

     

    | Inciso III

          "a limitação no desempenho de atividades; e"

     

    | Inciso IV

         "a restrição de participação".

     

     

    MNEMÔNICO

    F.R.I.L

    Fatores socioambientais, psicológicos e pessoais

    Restrição de participação 

    Impedimentos nas funções e estruturas do corpo

    Limitação no desempenho de atividades


ID
4125682
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, são consideradas como barreiras urbanísticas:

Alternativas

ID
4218946
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II. Dependendo dos objetivos da avaliação psicológica, a compreensão poderá abranger aspectos psicológicos de natureza diversa. É importante notar que a qualidade do conhecimento alcançado depende da escolha de instrumentos que maximizem a qualidade do processo de avaliação psicológica.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4822273
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária será biopsicossocial, realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar considerará, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    A Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) estabelece que “a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação”. 


ID
4865395
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

I- incluir a pessoa portadora de deficiência, respeitadas as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer
II - viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas;
III - ampliar as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho; e
IV - garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, com o cunho assistencialista

São corretas:

Alternativas

ID
4865473
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Itá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Lei 13146/15

    Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.


ID
5153251
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica criada em 2013 pelo Conselho Federal de Psicologia, no item sobre avaliação psicológica para pessoas com deficiência, existe uma nota técnica do CFP intitulada Construção, Adaptação e Validação de Instrumentos para Pessoas com Deficiência, publicada em 19/02/2013, avalie as alternativas e assinale a INCORRETA com relação a essa nota:

Alternativas
Comentários
  • É condição indispensável, considerando a heterogeneidade da população com deficiência, o conhecimento profundo sobre o público ao qual o teste é destinado, o tipo de deficiência, e, como o público irá manusear os materiais do instrumento.

    Gabarito: C


ID
5153272
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Caderno de Atenção Básica-Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva elaborado em 2010 pelo Ministério da Saúde, naquilo que diz respeito sobre promover a saúde sexual e a saúde reprodutiva na diversidade para pessoas com deficiência, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Ocorre especialmente na fase da adolescência e não na fase adulta.


ID
5226124
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Única errada é a terceira assertiva. O correto seria "A partir do século XIX".

  • Doidera kkkkkkkkkkkkkkkkk

    O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

    (O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

    (A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


ID
5290666
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao cenário da educação inclusiva no Brasil, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B" ???

    DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Art. 2º A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm


ID
5290702
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de reabilitação ao trabalho e/ou inserção de portadores de deficiência, conforme o enfoque da reabilitação neuropsicológica, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5319655
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Alternativas

ID
5523667
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Lei Federal nº 13.146, são considerados critérios para avaliação da deficiência, exceto:

Alternativas