SóProvas


ID
2638648
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004, trata sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos. De acordo com a referida Resolução, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESP: B

     Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004: Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos. §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

  • a) O documento arquivístico digital é aquele codificado em dígitos binários. Art.1º,§1º

    b) Os requisitos funcionais referem-se à utilização de padrões abertos e independência de fornecedor. Requisitos não funcionais - Art.3º,§2º. Gabarito

    c)  Os profissionais de arquivo devem participar da concepção dos sistemas eletrônicos de gestão de documentos. Art.4º

    d) Os metadados são informações estruturadas e codificadas que permitem gerenciar os documentos digitais ao longo do tempo. Art.3º, §5º.

    Resolução nº20, de 16 de julho de 2004. http://unesp.br/ccad/mostra_arq_multi.php?arquivo=6966 

  •            §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

               §2º Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    Fonte: Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004 (CONARQ)