SóProvas


ID
2652253
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Paisagens e riquezas


    Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

    Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool. “O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem razão, os nacionalistas mais entusiasmados.

    O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam. O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível.

(Percival de Holanda, inédito)

Há construção na voz passiva e pleno atendimento das normas de concordância verbal na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C)

     

    Quando a FCC pedir na mesma questão Voz passiva e concordância, procure logo a voz passiva que é mais fácil e objetiva do que vc ter que tá correlacionando os verbos pra ver se tem concordância.

     

    Lembrando, voz passiva analítica > Verbo SER + VTD no particípio.

     

    Só 1 alternativa apresenta essa configuração, portanto nem precisou analisar a concordância verbal.

     

    a)Dá-se ao agronegócio, com toda a razão, os estímulos que cabem para fazê-lo prosperar e, com isso, alavancarem novas oportunidades de emprego na região.

    b)Na esteira dos aspectos econômicos de novos empreendimentos ocorrem, eventualmente, o efeito de mudanças outras, que o interesse comercial acaba por estimular.

     

    c)Os campos brancos de algodão acabaram por dar lugar aos campos verdes da cana, mudança que não foi bem absorvida pelos sentimentos poéticos do autor.

     

    d)Também as atividades pecuárias se desenvolvem muito, caso as estimulem uma sequência de negócios proporcionada por alguma instalação industrial voltada para esse setor.

     

    e)Basta que se viajem por este país tão diversificado para que as pessoas se deem conta da nossa enorme riqueza natural, à espera de novos empreendimentos que suscitam.

  • Fiquei com uma dúvida na letra A: o verbo "dá-se" está na voz ativa? Ou na voz passiva sintética, mas com erro de concordância verbal? Seria ele transitivo direto e indireto: dá-se (dão-se, corrigindo a concordância) ao agronegócio (...) os estímulos (...)?

     

    Então, poderia ser transposto para a voz passiva analítica? Ex.: Estímulos (...) são dados ao agronegócio.

     

    Bem, se é um verbo transitivo direto e indireto e pode ser reescrito na voz passiva analítica, entendo que ele está na voz passiva sintética. Portanto, o erro da letra A seria a concordância verbal apenas (na voz passiva sintética o verbo tem de concordar com o sujeito paciente - no caso, "estímulos"). Portanto, o correto seria "Dão-se ao agronegócio (...) os estímulos (...)".

     

    Alguém concorda?

  • Senhores concurseiros, gostaria de mais comentários acerca desta questão. Apontando, se possível, os erros das alternativas D e E.

  • Gabarito letra c).

     

    REESCREVENDO AS ALTERNATIVAS DE MODO CORRETO:

     

     

    a) Dão-se ao agronegócio, com toda a razão, os estímulos que cabem para fazê-lo prosperar e, com isso, alavancarem novas oportunidades de emprego na região.

     

    * O termo "os estímulos" é o sujeito do verbo "dar". Por isso, esse verbo deve ser deslocado para o plural. Cabe destacar que, nessa alternativa, há um caso de uma voz passiva sintética ("Dão-se").

     

    ** DICA: RESOLVER A Q727885.

     

     

    b) Na esteira dos aspectos econômicos de novos empreendimentos ocorre, eventualmente, o efeito de mudanças outras, que o interesse comercial acaba por estimular.

     

    * O termo "o efeito" é o sujeito do verbo "ocorrer". Por isso, esse verbo deve ser deslocado para o singular. Cabe destacar que, nessa alternativa, não há um caso de voz passiva.

     

    ** DICA: RESOLVER A Q875901 E A Q868132.

     

     

    c) Gabarito.

     

     

    d) Também as atividades pecuárias se desenvolvem muito, caso as estimule uma sequência de negócios proporcionada por alguma instalação industrial voltada para esse setor.

     

    * O termo "uma sequência" é o sujeito do verbo "estimular". Por isso, esse verbo deve ser deslocado para o singular. Cabe destacar que, nessa alternativa, há um caso de uma voz passiva sintética ("se desenvolvem").

     

     

    e) Basta que se viaje por este país tão diversificado para que as pessoas se deem conta da nossa enorme riqueza natural, à espera de novos empreendimentos que suscitam.

     

    * Quando houver um Verbo Transitivo Indireto (VTI), Verbo Intransitivo (VI) ou Verbo de Ligação (VL) junto à partícula “se”, configura-se uma situação de sujeito indeterminado. Portanto, o verbo deve se flexionar para a terceira pessoa do singular

     

    Fontes: 

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint8.php

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint8.php

     

    ** Logo, o verbo "viajar" deve ser deslocado para a terceira pessoa do singular ("viaje").

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • André, na letra A o verbo está no presente portanto fica "Dão-se"

  • Voz passiva →  (VERBO (VTD / VTDI +SER ou ESTAR+ PARTICÍPIO [ REGRA: procure terminações ADO , IDO , EITO)

  • Na alternativa C há dois verbos no Infinitivo: dar lugar... essa reunião de dois verbos no infinitivo está correta?

  • Larissa, CUIDADO.

    Nem toda palavra terminada com R é verbo no infinitivo.

    "Lugar" é substantivo com valor de "espaço".

    Lembrando que em toda locução verbal com a presença do verbo principal no infinitivo, ele será impessoal. Ou seja, ele não se flexiona.

    A LV é "acabaram por dar". Note apenas a flexão no verbo auxiliar, pois ele concorda com o núcleo do sujeito ("campos").

  • Ultimamente a FCC vem misturando VOZ PASSIVA com CONCORDÂNCIA VERBAL e REGENCIA. 

    gabarito - C- Os campos brancos de algodão acabaram por dar lugar aos campos verdes da cana, mudança que não foi bem absorvida ( construção que nos diz que é VOZ PASSIVA) pelos sentimentos poéticos do autor ( AGENTE DA PASSIVA).

  • Analisei a letra A como se "os estímulos" fosse objeto direto da forma "dá-se" e "ao agronegócio" coloquei como objeto indireto e o sujeito como indeterminado.

    Na voz passiva ficaria "Os estímulos são dados ao agronegócio" sem agente da passiva, pelo fato de não haver sujeito na voz ativa.

     

    Se alguém puder comentar essa análise, agradeço!

  • Raquel, digamos q vc se saiu muito bem. Porém, pecou ao afirmar q o sujeito é indeterminado. Na presença do pronome “se” torna-se imperativa a sua análise. Vc percebeu q o verbo dar é VTDI, então o pronome “se” só pode ser partícula apassivadora, que transforma o OD em sujeito paciente. Logo, “dá-se” está na voz passiva sintética, mas ele deve concordar com o sujeito (os estímulos). Por isso, “dão-se” é a forma correta e inválida a alternativa.

    Espero ter esclarecido. 

    Um abraço e continue firme.

  • É verdade! O imperativo ajudou a entender, obrigada!

  • kkkkkkkkkkk

    Raquel, qdo eu disse "é imperativa", quis dizer que é obrigatório analisar a função do "se".

    Não quis fazer referência ao modo imperativo do verbo.

     

  • Voz passiva sintética não tem OD, os estímulos se torna sujeito, é verdade. Dão-se estímulos ao agronegócio.

  • Dúvida sobre a letra C: vejam comentário do Eliel =)

  • Vítor Mata,

     

     

    Tanto a alternativa (a) quanto a alternatica (c), possuem voz PASSIVA! A diferança é que na alternativa (a), ela está na voz passiva sintética.

     

     

    a) Dá-se ao agronegócio, com toda a razão, os estímulos que cabem para fazê-lo prosperar e, com isso, alavancarem novas oportunidades de emprego na região.

     

     

    →   "SE" é o pronome apassivador, pois está ligado ao verbo "DAR" que é transitivo direto e indireto.

     

    →   Dar o que?  -  Os Estímulos    /   A quem?  -  Ao agronegócio.

     

    →   Como na voz passiva não existe objeto direto, "os estímulos" será o sujeito paciente, por isso irá flexionar o verbo.

     

     

    O erro na alternativa é quanto à concordância, pois o verbo deveria estar no plural "DÃO-SE", para concordar com "os estímulos".

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Erro da D? Até agora não localizei!!! HELP

  • Flávia, vai no comentário do André Aguiar que você vai ver o erro. :) 

  • A alternativa D não têm oração principal.

  • Comentário. Letra “a”, incorreta, “dão-se”, pois “estímulos” é o seu sujeito, sendo “ao agronegócio” seu objeto indireto; outrossim, “que” substitui “estímulos”, sendo sujeito do verbo “caber”; “alavancar”. Letra “b”, incorreta, “ocorre”, pois deve concordar com o núcleo do sujeito “o efeito de mudanças” (efeito – no singular). Letra “c” correta. Letra “d”, incorreta, “estimule”, concordando com “sequência” que está no singular. Letra “e”, incorreta, “se” é índice de indeterminação do sujeito, assim, flexiona-se o verbo no singular “viaje”; outrossim, “a suscitem”.

  • LETRA C

    a) Está errada, pois o verbo "Dá" é transitivo direto e indireto, o pronome "se" é apassivador e o termo não preposicionado "os estímulos" é o sujeito paciente e força o verbo ao plural.Como o infinitivo "prosperar" encontra-se coordenado ao infinitivo "alavancarem", este não 
    deve se flexionar. 


    Dão-se ao agronegócio, com toda a razão, os estímulos que cabem para fazê-lo prosperar e, com isso, alavancar novas oportunidades de emprego na região.


    b) Está errada, pois não se encontra na voz passiva. Além disso, o verbo intransitivo "ocorrem" deve se flexionar no singular para concordar com "o efeito".


    Na esteira dos aspectos econômicos de novos empreendimentos ocorre, eventualmente, o efeito de mudanças outras, que o interesse comercial acaba por estimular.


    c) Correta. Note que a locução verbal "foi absorvida" sinaliza a voz passiva analítica. Além disso, os verbos concordam com seus respectivos sujeitos.


    Os campos brancos de algodão acabaram por dar lugar aos campos verdes da cana, mudança que não foi bem absorvida pelos sentimentos poéticos do autor.


    d) Está errada, pois o verbo "estimulem" deve se flexionar no singular para concordar com "uma sequência".


    Também as atividades pecuárias se desenvolvem muito, caso as estimule uma sequência de negócios proporcionada por alguma instalação industrial voltada para esse setor.


    e) Está errada, pois o verbo "viajem" é intransitivo, o pronome "se" é o índice de indeterminação do sujeito. Assim, tal verbo deve se flexionar no singular. Na oração "que suscitam", o verbo é transitivo direto, o pronome relativo "que" é o objeto direto e o sujeito está subentendido na palavra "riqueza": nossa enorme riqueza natural suscita novos empreendimentos. 


    Basta que se viaje por este país tão diversificado para que as pessoas se deem conta da nossa enorme riqueza natural, à espera de novos empreendimentos que suscita.

     

    Prof. Décio Terror

     

  • Lucc O., ótimo comentário

  • ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta, pois “Dá-se”, apesar de estar corretamente na voz passiva, deveria estar no plural por concordar com o sujeito passivo “os estímulos”. Além disso, “alavancarem” deveria estar no singular, já que conta com o sujeito “agronegócio”.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta. O verbo “ocorrem” tem como sujeito o substantivo “efeito”, fazendo com que a flexão do verbo no plural se mostre inadequada. Além disso, não há nenhuma indicação de voz passiva no trecho.

     ALTERNATIVA C: Alternativa correta. A forma verbal “foi... absorvida” é o trecho que mostra a voz passiva no trecho. Além disso há correção em todas as concordâncias.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. A forma “estimulem” deveria ser flexionada no singular por causa de seu sujeito “uma sequência”.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. O verbo “viajar” se apresenta na frase como intransitivo. Por esse motivo, o “se” ligado a “viajem” é classificado como índice de indeterminação do sujeito, devendo esse verbo, então, estar no singular. Além disso, não há vestígio de voz passiva no trecho. 

  •  Os campos brancos de algodão acabaram por dar lugar aos campos verdes da cana, mudança que não foi bem absorvida pelos sentimentos poéticos do autor.

  • José Maria | Direção Concursos

    ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta, pois “Dá-se”, apesar de estar corretamente na voz passiva, deveria estar no plural por concordar com o sujeito passivo “os estímulos”. Além disso, “alavancarem” deveria estar no singular, já que conta com o sujeito “agronegócio”.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta. O verbo “ocorrem” tem como sujeito o substantivo “efeito”, fazendo com que a flexão do verbo no plural se mostre inadequada. Além disso, não há nenhuma indicação de voz passiva no trecho.

     ALTERNATIVA C: Alternativa correta. A forma verbal “foi... absorvida” é o trecho que mostra a voz passiva no trecho. Além disso há correção em todas as concordâncias.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. A forma “estimulem” deveria ser flexionada no singular por causa de seu sujeito “uma sequência”.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. O verbo “viajar” se apresenta na frase como intransitivo. Por esse motivo, o “se” ligado a “viajem” é classificado como índice de indeterminação do sujeito, devendo esse verbo, então, estar no singular. Além disso, não há vestígio de voz passiva no trecho.