SóProvas


ID
2664331
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere o enunciado abaixo.


    Durante a anamnese, paciente com 57 anos de idade, sexo masculino, refere ausência de hipertensão arterial, diabetes mellitus ou outras doenças crônicas, bem como relata não fazer uso de medicação de uso contínuo. Quanto ao estilo de vida, o paciente relata não realizar atividades físicas com regularidade, fumar “um maço de cigarros por dia” e ingerir bebida alcoólica “com alguma frequência”. O motivo da consulta é a presença de um “crescimento abaixo da língua”, iniciado poucos meses antes, que não causa dor e não cicatriza. O exame clínico mostra uma massa endurecida, vegetante, com contorno irregular e borda periférica mal definida, medindo cerca de 3 cm, no assoalho da boca. São observados alguns focos de ulceração nessa lesão.

Este quadro clínico, aliado às informações obtidas durante a consulta, requer do cirurgião-dentista

Alternativas
Comentários
  • Massa ''endurecida"...quanto mais maligna a lesão menos ceratina ela apresenta. Portanto, no meu entendimento, antes de encaminhar ao oncologista, poderíamos fazer uma biopsia excisional.

  • Lesão altamente sugestiva de malignidade, com indicação de encaminhamento imediato ao oncologista.

  • O dentista pode e deve realizar biópsia INCISIONAL para depois encaminhar o paciente ao oncologista. Questão deveria ser NULA.

  • a biopsia incisional nessa situação poderá provocar metástase. O ideal é fazer a biopsia no centro cirúrgico e a biopsia ser realizada na hora, identificando lesão maligna já procede com a cirurgia de remoção do tumor, bem como o esvaziamento ganglionar.