SóProvas


ID
2669461
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão abaixo.


    Nas escolas da Catalunha, a separação da Espanha tem apoio maciço. É uma situação que contrasta com outros lugares de Barcelona, uma cidade que vive hoje em duas dimensões. De um lado, há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade, fazem fila para entrar nos museus e buscam mesa nos restaurantes. Para a maioria deles, a capital da Catalunha segue seu ritmo normal. Nos bairros afastados do centro turístico, onde se concentram os moradores de Barcelona, todas as conversas tratam da tensa situação política – e há muita divisão em relação à independência. Segundo a última pesquisa feita pelo jornal El Mundo, 33% dos catalães são a favor da criação de um estado independente, enquanto 58% são contra. A divisão pode ser verificada pelas bandeiras penduradas nas sacadas e janelas. Chama a atenção ver as esteladas, como são conhecidas as bandeiras independentistas, disputando o espaço com as bandeiras da Espanha.

     Nesse quadro de cisão, o separatismo tem nas escolas suas grandes aliadas para propagar as ideias nacionalistas. Isso ocorre desde a redemocratização espanhola, no fim dos anos 1970. Antes disso, durante a ditadura comandada pelo general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1938 e 1973, os colégios públicos eram proibidos de ensinar em catalão. Somente os privados ofereciam aulas nessa língua. Em sua maioria, essas escolas tinham perfil inovador e vanguardista, se comparadas às tradicionais escolas católicas da época. Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública e tornaram-se o modelo principal do sistema educacional, que hoje abriga 1,5 milhão de alunos e 71 mil professores. Como a educação pública na Espanha está a cargo dos governos regionais, os diretores dos centros escolares são escolhidos a dedo pelo governo catalão – que toma o cuidado de selecionar somente diretores separatistas. “A manipulação dos jovens é central para o independentismo catalão. É assim com qualquer movimento supremacista na Europa”, diz a historiadora espanhola Maria Elvira Roca. “É mais fácil convencer estudantes a apaixonarem-se por uma causa do que trabalhadores que estão encerrados num escritório”.

(Época, 13.11.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que, no primeiro enunciado, a palavra “se” é pronome expressando ideia de reciprocidade e, no segundo enunciado, o trecho destacado expressa o sentido de causa.

Alternativas
Comentários
  • B) cotovelam uns aos outros   /   Com a queda do general Franco (causa), as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública… (consequência)

  • c) onde se concentram esta expressa recoprocidade não? e o segundo enunciado traz a causa dos diretores escolherem a dedo os profs. sei não hein 

     

  • A idéia de reciprocidade pressupõe uma espécie de troca, por essa razão está correto enunciado ös turistas se cotovelam", porque dá a idéia de que trocam "cotoveladas" entre eles. Quanto à idéia de causa, acho que fica bem claro no enunciado que a queda do general Franco foi a causa da incorporação das escolas catalãs privadas à rede pública. Correta alternativa "B"

  • PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS RECÍPROCOS: refere-se à mutualidade, troca.
    Ex.: Ele se ajudaram (ajudaram um ao outro).


    Conjunções causais:
    -> porque,
    -> que,
    -> como,
    -> pois que,
    -> uma vez que,
    -> visto que,
    -> porquanto,
    -> já que,
    -> por isso,
    -> pois.

    GABARITO -> [B]

  • Alternativa: "B"

    Essa é a única alternativa em que o ‘se’ é pronome recíproco. Foi possível resolver por eliminação. E em ‘Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública…’, fica subentendido que “as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública por causa da queda do general Franco. Portanto, traz a ideia de causa.

  • GABARITO B 

    há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam ( ou seja, cotovelam um ao outro, TEMOS AQUI, RECIPROCIDADE)nos pontos turísticos da cidade…

    SEGUNDA ANÁLISE:  (O FATO DE )Com a queda do general Franco, (FEZ COM QUE)as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública…( PERFEITO, RELAÇÃO CAUSAXCONSEQUENCIA)

     

    fORÇA!

  • Cotovela demonstra ato recíproco e conjunto

    Abraços

  • Um comnetário sobre a Letra C:

    … onde se concentram os moradores de Barcelona…

    concentrar é verbo pronominal, logo, este SE é parte integrante do verbo. Talvez possa causar estranheza o fato de que SE está anteposto ao verbo, isso se dá pois o pronome reflexivo Onde atrai o pronome SE.

  • Respondi errado porque procurava o sentido de consequencia ao invez de CAUSA!!!

  • Pediu causa mas colocou consequência, rs legal.

  • Discordo do colega Flavio acerca de sua posição quanto à letra C:

    "Onde se concentram os moradores de Barcelona."

    Passando para a voz passiva temos: Onde os moradores de Barcelona são concentrados.

    Sendo assim, o pronome “se” em questão classifica-se como partícula apassivadora.

    Se alguém puder acrescentar algo para nos ajudar.

    Bons estudos.

  • B)  SE cotovelam uns aos outros  =  UMA DAS FUNÇÕES DO USO DO SE É DE PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS RECÍPROCOS: refere-se à mutualidade, troca.
    Ex.: Ele se ABRAÇARAM (ajudaram um ao outro). PALAVRA CHAVE:  O ato de um abraçar ao outro ao mesmo tempo " recíproco" , ENTÃO OUVE UMA TROCA DE ABRAÇOS AO MESMO TEMPO.

  • Vou colocar a minha análise. Corrijam-me se eu estiver errada, por favor.

    a) 1º trecho: Se = parte integrante do verbo

        2º trecho = ideia de explicação

     

    b) 1º trecho: Se = Pronome reflexivo ou recíproco (ideia de reciprocidade)

        2º trecho = ideia de causa

     

    c) 1º trecho: Se = partícula apassivadora

        2º trecho = ideia de causa

     

    d) 1º trecho: Se = parte integrante do verbo

        2º trecho = ideia de finalidade

     

    e) 1º trecho: Se = Coonjunção Subordinativa Condicional

        2º trecho = ideia de finalidade.

  • O que levou as escolas catalãs privadas a serem incorporadas à rede pública foi a queda do general Franco. Ou seja, a queda do general Franco causou um efeito, que foi a incorporação das escolas privadas à rede pública. 

     

  • O ato de se cotovelarem é recíproco, uma pessoa batendo na outra. A outra alternativa você mata ao pensar que "as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública" POR CAUSA da queda do General Franco.

  • Afinal, na letra C temos uma partícula inerente ao verbo ou partícula apassivadora ?

    em dúvida.

  • Conjunção causal- como = porque, no início da frase.

  • … há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam nos pontos turísticos da cidade… / Com a queda do general Franco, as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública…

    oração suborndinada adverbial causal = possível inverterr = as escolas catalãs privadas foram incorporadas à rede pública Com a queda do general Franco,

    há a Barcelona dos turistas, que se cotovelam = os quais se cotovelam, oração subordinada adjetiva explicativa.

    SE cotovelam, é um verbo cotovelar, usado para os dois sujeitos pluralizados em turistas.